Growth hacking é a expressão do momento. Criado em 2010, se você tem interesse em empreendedorismo, redes sociais e marketing digital em geral, certamente já deve ter se deparado com o termo. No entanto, como acontece com qualquer inovação, há muita desinformação acerca do que a expressão significa.
O que é growth hacking, então?
De acordo com o seu criador, Sean Ellis, dono de um dos maiores e mais importantes sites de conteúdo do mundo, growth hacking (crescimento por oportunidades, em tradução livre) “é o marketing voltado a experimentos”.
Isso significa que no growth hacking o marketing está voltado a encontrar oportunidades (hacks, em inglês) e aplicar estratégias pontuais para ganhar visibilidade e, consequentemente, sucesso. Tais estratégias têm o objetivo de fazer com que a empresa cresça rapidamente.
Por conseguinte, o growth hacker é a pessoa que é especializada em encontrar oportunidades para promover o crescimento rápido da empresa.
Crescimento em quê?
O growth hacker, por meio de uma análise e alinhado com os objetivos de cada empresa, pode promover o crescimento nos seguintes aspectos:
- Crescimento de visitas em um site;
- Crescimento de fãs da marca com o objetivo de fortalecê-la no mercado digital;
- Crescimento de captação e geração de leads;
- Crescimento de oportunidades de negócios;
- Crescimento de público-alvo qualificado, etc.
Portanto, pode-se afirmar que o growth hacker é o profissional de growth hacking cujo foco está sempre no crescimento rápido da empresa, de acordo com o objetivo de cada plano de negócios.
Growth hacking marketing x marketing tradicional
Há diferença entre o growth hacking marketing e o marketing tradicional? Na verdade, mais do que uma diferença entre os dois, há uma complementação de estratégias. O growth hacking marketing complementa as ações do marketing tradicional buscando oportunidades para o ganho rápido de visibilidade.
Porém, é importante que fique claro que o growth hacker não substitui um profissional de marketing. Apenas complementa as estratégias oferecendo uma nova perspectiva de oportunidades.
Características do growth hacker
Um growth hacker, ou seja, um especialista em buscar oportunidades dentro das estratégias de marketing para proporcionar o crescimento rápido de cada empresa, precisa ter um profundo conhecimento em marketing.
Esse profissional precisa, também, estar habilitado e capacitado para compreender métodos de aplicação de procedimentos, possuir conhecimento e experiência tecnológica, além de estudar o comportamento dos consumidores de cada segmento.
Vale ressaltar, entretanto, que o growth hacking é baseado em conhecimentos técnicos e científicos de marketing e estratégias empresariais. Portanto, não é mágica e tampouco pode ser aplicado por qualquer pessoa.
O profissional qualificado em growth hacking possui habilidade de analisar dados e encontrar oportunidades que promovem o crescimento rápido baseado em fatos e não em suposições. Na prática, a aplicação deste tipo de marketing representa a aplicação de várias ações que vão promover um crescimento rápido e qualificado.
Assim, a aplicação do growth hacking compreende técnicas de SEO, testes A/B, conteúdos virais, inbound marketing, entre outros, que vão garantir o aumento da visibilidade e a consequente geração de leads qualificados.