A reotimização de conteúdo é um processo realizado frequentemente pelos criadores de conteúdo. Um dos motivos é que esse procedimento irá aumentar ainda mais o resultado orgânico. Isso porque, o conteúdo que já está produzido e publicado, passará por uma reotimização.
Essa técnica, a qual também é conhecida pelo nome evergreen content, consiste em descobrir quais conteúdos textuais necessitam que a posição seja melhorada na SERP. A utilização desse processo diz respeito a alcançar o top 5 ou 3, garantindo uma maior visibilidade e cliques no conteúdo.
Sendo assim, a reotimização de conteúdo é a melhor maneira de aproveitar os resultados de um trabalho já feito em seu site. O resultado desse procedimento é incrível para o seu SEO e conteúdo!
O que é a reotimização de conteúdo?
Se você é mais um criador de conteúdo, certamente sabe sobre o tempo que esse trabalho leva para ser finalizado.
Isso porque, os criadores devem criar conteúdos a partir dos assuntos do momento. Também é necessário ter todo o cuidado para não repetir um que já existe.
E, além de todo o processo envolvendo a criação do conteúdo original, é necessário escrever, revisar, postar e, no final, divulgá-lo.
Dessa maneira, assim como tudo que se atualiza constantemente na atualidade, a reotimização de conteúdo se faz necessária.
De forma simplificada, a reotimização de conteúdo nada mais é do que o aperfeiçoamento daquilo que já foi criado. O resultado disso é a promoção e melhora nos resultados orgânicos que o seu site ou blog alcançaram.
Quanto à técnica, ela consiste na descoberta dos textos que estão com informações incompletas ou defasadas para então às atualizar.
Seguir esse procedimento é essencial para aqueles que desejam alcançar ainda mais cliques e visualizações em seu conteúdo textual.
Qual a importância da reotimização de conteúdo?
Quem se preocupa com o conteúdo criado nos sites e blogs sabe a importância que a atualização dos posts causa.
Isso porque, com cada vez mais conteúdos importantes e bons publicados, se faz necessário atualizar as informações para que as pessoas escolham a sua página.
Sem contar que a adição de novas informações, as quais não estavam presentes no conteúdo anteriormente, faz com que mais usuários se interessem por seu conteúdo.
No final das contas, os usuários irão escolher o seu site ou blog, ao invés de outras páginas presentes na internet.
Mas esse não é o único fator de utilizar essa técnica, já que as seguintes vantagens também são vistas na reotimização de conteúdo:
- Aumento nas conversões de seus novos links e também bons CTAs;
- O tráfego orgânico é muito maior com a atualização de seus conteúdos textuais;
- Aumenta ainda mais a autoridade de seu site ou blog. Isso porque, ao atualizar o conteúdo, o ranqueamento será muito melhor no Google, garantindo bons posicionamentos. Dessa maneira, o seu conteúdo se torna uma referência.
Esses são os principais motivos para realizar a atualização constante dos conteúdos de seu site ou blog.
Dicas de como realizar a reotimização de conteúdo
Visando manter o site nas primeiras páginas de busca dos buscadores, diversas empresas estão pagando para colocar anúncios que oferecem maior tráfego em sua página.
Mas é essencial compreender que essa é uma estratégia que funcionará temporariamente. Isso porque, quando a verba acabar, a sua página retornará para a posição que estava anteriormente. Além da possibilidade de cair ainda mais de posição.
Atualmente existe uma maneira de alcançar os melhores resultados de maneira natural, e que funciona a longo prazo. Essa estratégia envolve a reotimização de conteúdo do seu site ou blog.
Confira, a seguir, algumas dicas de como utilizar essa estratégia em seu caso:
- Utilize uma boa estratégia de SEO: Essa técnica não envolve somente utilizar as grandes técnicas de SEO, como selecionar boas palavras-chave. É essencial lembrar que a otimização vai muito além disso.
- Conteúdo relevante ao assunto tratado: Não importa que seu site consiga alcançar diversos usuários se o conteúdo não é relevante ao que está sendo tratado. Isso porque, assim que verem que o conteúdo não é o que imaginam, os usuários irão sair da página na primeira oportunidade.
- Utilize um layout que seja responsivo: Um dos principais buscadores, o Google, está valorizando cada vez mais os sites responsivos em todos os dispositivos.
- Utilização de Metadados e Description: Essa é a melhor maneira de instruir os motores de busca sobre o que seu conteúdo irá apresentar. Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a visualizar como esses metadados ficam em seu site.
O que não esquecer na reotimização de conteúdo?
Agora que você compreende mais sobre as melhores dicas da reotimização de conteúdo, veja o que não esquecer durante o processo:
1. Não altere a data da postagem
Mesmo que o texto seja atualizado, não é interessante alterar a data da postagem, já que você pode perder posições importantes no ranqueamento do algoritmo.
Caso utilize o plugin Yoast, ele já indicará a data de modificação, porém não será visível na publicação.
2. Tenha cuidado com o redimensionamento
Não é recomendado que a URL do conteúdo seja atualizada quando o texto for. Mas existem alguns casos, como uma URL longa demais, que essa mudança torna-se necessária.
3. Publique o conteúdo atualizado em suas redes sociais
A republicação desse conteúdo é uma maneira de alcançar pessoas que ainda não tenham visualizado.
4. Utilize novos links internos
Como o seu conteúdo será atualizado, é importante atualizar os links internos presentes nele. Isso porque, como o conteúdo será novo, não há motivos para estar utilizando referências antigas.
5. Faça uma análise de suas modificações
Assim que atualizar o conteúdo selecionado, lembre-se de anotar a quantidade de cliques e em qual posição a página estava no SERP, assim como todas as modificações que ela passou.
Seguindo todo esse procedimento, não há como cometer erros no momento da reotimização de seus conteúdos.