Caso esteja iniciando no mercado do marketing digital agora, é necessário que você conheça alguns termos bem como algumas possibilidades. Um dos mais populares é o CTA – Call to Action, que é uma chamada para a ação é uma ferramenta para quem está buscando uma interação maior com seu público.
Hoje, não é a melhor opção criar diversos anúncios dos seus produtos e/ou serviços. O público mudou e a busca é por conteúdos interessantes. Portanto, você pode qualificar seus clientes em potencial para que decisões possam ser tomadas de maneira inteligente.
No entanto, apenas compartilhar conteúdo útil não fará com que o usuário se torne seu cliente. Você precisa mostrar o que ela precisa fazer durante toda a jornada até começar a comprar seus produtos ou serviços. Neste momento é que o CTA entra em ação.
Entenda o que é um CTA e como você deve definir o seu?
O call to action (CTA) pode ser um link ou qualquer outro tipo de função em um site que leva os usuários a agir, ou seja, você convida seu usuário para interagir com o que você está propondo a ele. Um exemplo de CTA:
Um anúncio em uma emissora de televisão que convida aqueles que compraram um produto a testa-lo em alguma parte do corpo. Essa é uma forma de CTA, fora do ambiente online. Quando falamos em Internet, no site pode ter algo como: Se você gostou desse artigo, compartilhe sua opinião com a gente! Essa é uma forma que você está convidando o leitor a tomar uma ação.
O CTA precisa ser visto como um convite, não deve ser encarado como uma imposição. Mas, por exemplo, podemos usar o comercial para entender o que é uma chamada à ação. Ter um CTA significa convidar o leitor/usuário que está acessando seu conteúdo para que ele possa dar o próximo passo. E em cada uma das etapas, você indicará o que deve ser feito para atingir as metas.
Como fazer CTA que seja convidativo para seu público?
Hoje, dependendo do segmento, não é interessante criar um CTA como o do comercial que citamos como exemplo anteriormente. Especialmente porque as pessoas estão migrando para a TV digital e escolhendo o que querem assistir.
Criar conteúdo que mostre o que realmente o seu público deseja ver é muito mais interessante do que tentar vender alguma coisa que ele, no momento, não tenha interesse. Mas mesmo os visitantes frequentes do seu site precisam de uma ajudinha para realizar alguma ação.
E como você pode criar um CTA?
- Deixe uma mensagem que seja clara e também objetiva.
- Relacione o CTA o objetivo do seu conteúdo.
- Escreva textos objetivos e autoexplicativos.
- Use verbos imperativos ou indicativos.
- Crie uma urgência para induzir que o leitor reaja rápido
- Ofereça benefícios interessantes.
Mas para que você até o CTA ideal, não basta trabalhar apenas o texto. Você também precisa:
- Pensar em todo o design e escolher cores que sejam interessantes sem ser cansativas, para ver qual deles atrai mais os olhos dos usuários. Assim, execute testes A / B e use cores diferentes nas suas chamadas.
- Escrever muitos tipos diferentes de chamada para ação. Significa que você deve evitar propor o mesmo CTA para todas as suas páginas e textos. Escolha diferentes verbos e frases e veja quais têm mais cliques.
- Para testar as páginas de destino Direcione o usuário para páginas diferentes em cada call to action. Assim, você pode ver qual conteúdo agrada mais seu público.
- Para colocar a chamada em locais estratégicos na sua página. Geralmente, o CTA está no final dos textos. Mas se você perceber que é interessante colocá-lo antes, especialmente se for para uma ação diferente (como um evento), você pode testar diferentes posições, por exemplo, na parte superior do site ou blog.
- Depois de testar vários modelos, você pode descobrir qual CTA é mais atraente para sua persona. E assim, você pode criar um ótimo apelo à ação para sua página.
Como é um CTA – Call to Action?
Os CTAs são botões personalizados, que tem como objetivo chamar a atenção do usuário. E para que seja possível fazer, é necessário que essas chamadas sejam interessantes. Além disso, eles também precisam ser eficientes e, na verdade, levar a ações adicionais.
O CTA pode ajudar a melhorar a conversão que você tem no seu site/blog atualmente. Além disso, você consegue que o usuário tome uma decisão muito mais especifica. Por isso, é muito importante que seja um botão fácil de aceitar.
Você sabe qual o call to action (CTA) deve ser usado?
Os CTAs podem ajudar a persuadir seus usuários a realizar uma ação relacionada ao seu produto ou serviço. Mas qual apelo à ação é indicado para as pessoas darem o próximo passo? Primeiro, entenda sua persona e depois conheça o estágio em que o usuário está no funil de vendas, isso é um ponto bem importante. Dessa forma, você fornecerá conteúdo qualificado para cada visitante.
Alguém que está no topo do funil, no estágio de conscientização, não está preparado para receber o mesmo conteúdo de uma pessoa que já está na parte inferior do funil. Então, você precisa entender quais são as reais necessidades de cada usuário.
Qual é o propósito de um CTA?
O principal objetivo do call to action é fazer o cliente dar o próximo passo no funil de vendas. Mas como uma estratégia de negócios, pode ter um objetivo mais específico. Aqui estão alguns dos alvos mais utilizados no mercado digital!
- Leia outra postagem no blog: É importante para quem está em busca de geração de tráfego para seu blog, o CTA é uma estratégia muito interessante.
- Assine um newsletter: Sugerir que o leitor assine seu boletim informativo faz com que ele entre em uma outra fase do funil de vendas. Quando o leitor assina um newsletter, ele já indica que está muito interessado em todo o conteúdo produzido por você.
- Acompanhe nas redes sociais: Esse é um CTA bem eficiente e com bons resultados, muito comum na maioria dos sites.
- Assista a um vídeo: Se você já tem vídeos em sua página, mas eles ainda não possuem muitas visualizações, uma frase interessante pode ser ótima para aumentar o tráfego no seu site.
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