estratégias e técnicas de marketing digitalEstratégias e táticas de marketing digital existem para que seu site seja capaz de se destacar no universo online e ganhar mais alcance.

Embora sejam termos que muitas pessoas utilizam como sinônimos, estratégias e táticas de marketing digital possuem significado e objetivos diferentes. Neste artigo, vamos explicar essas diferenças e como as duas ações podem alavancar sua marca.

Acompanhe.

Estratégia x tática

estratégias e técnicas de marketing digitalNo marketing digital, os dois termos estão relacionados ao planejamento.

Quando se fala em estratégia, o sentido é de ações que serão tomadas, no caso do marketing por você, uma equipe ou um consultor, que tem uma intenção final.

Por exemplo, a equipe de marketing criou uma estratégia para aumentar o alcance da marca e as vendas.

Portanto, pode-se afirmar que a estratégia de marketing é um plano que envolve ações para que se chegue a um objetivo.

Sob esse contexto, é possível dizer que a tática se refere à uma das ações. Por exemplo: para que nossa estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, precisamos utilizar táticas eficientes.

Assim, estratégias e táticas no marketing digital se complementam para que uma meta determinada seja alcançada.

Estratégias e táticas de marketing digital que você já usa e não sabia

Se você é um empreendedor, é provável que já tenha utilizado estratégias e táticas de marketing digital sem saber. Veja abaixo dicas sobre como aprimorá-las e bater suas metas.

Comissão de vendas

Uma das principais estratégias e táticas de marketing digital é o marketing de afiliados. Toda vez que você oferece uma comissão a alguém, seja ou não parte de sua empresa, por ajudá-lo a divulgar ou vender seus produtos, você está utilizando essa tática.

Essa tática se mostrou tão eficaz no que se propõe que, hoje, já existem blogs totalmente voltados ao marketing de afiliados. Esses blogs postam conteúdos para ganhar comissões na venda de infoprodutos, ou seja, produtos online como cursos, palestras, e-books, entre outros.

Indique e ganhe

Outra ação que faz parte das mais importantes estratégias e táticas de marketing digital que você já deve ter utilizado e não sabia é o “indique e ganhe”.

Quando um cliente indica outro para comprar em seu e-commerce ou quando ele faz parte de um programa de fidelidade de sua marca, significa que sua tática de marketing digital foi um sucesso e os clientes estão aderindo a ela.

O fato de ganhar facilidades e vantagens por indicar outros amigos ou se afiliarem a um programa de fidelidade atrai novos clientes.

Guest post

estratégias e técnicas de marketing digitalEssa expressão inglês refere-se ao co-marketing. Essa tática de marketing digital acontece quando duas empresas ou marcas unem suas forças para aumentar seus negócios.

A união acontece quando um especialista de uma empresa escreve um texto para o blog de outra empresa e vice-versa. Outra tática de co-marketing é produzir conteúdo em vídeo com um especialista de cada empresa e divulga-lo concomitantemente.

O co-marketing, além de ser eficaz no que se propõe, é uma das táticas de marketing digital mais baratas que existem. Mesmo as empresas maiores a utilizam como uma de suas principais estratégias e táticas de marketing digital.

 

O intuito desse artigo é não apenas de esclarecer as diferenças de conceito entre estratégias e táticas de marketing digital, mas mostrar que planejá-las e aplicá-las é bem mais simples do que se imagina.

Aproveite o momento para rever suas ações e receba a ajuda valiosa de um consultor.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *