A maior dúvida dos empreendedores digitais é sobre e-commerce vantagens e desvantagens.
Se você ainda não está familiarizado com o termo, e-commerce são as lojas virtuais, ou seja, as transações comerciais de vendas feitas por sites que funcionam como lojas físicas, mas que estão online.
A prática do e-commerce surgiu no Brasil na década de 1990 e foi ganhando popularidade conforme a internet foi se tornando mais popular. Hoje, o falar sobre o e-commerce vantagens e desvantagens é explicar o porquê de o comércio eletrônica estar tão em evidência.
E-commerce: vantagens e desvantagens financeiras
De acordo com uma pesquisa publicada pelo E-bit Webshoppers, o faturamento do setor em 2017 foi de quase R$48 milhões. Um número bastante expressivo, principalmente quando levamos em consideração o momento político-econômico que o país vive.
Em relação ao ano anterior, 2016, houve um aumento de 7,5%, o que representa cerca de R$112 milhões em pedidos.
Por esses números, pode-se concluir que quanto nos referimos a e-commerce vantagens e desvantagens, o faturamento anual é um fator bastante positivo e animador.
As vantagens do e-commerce não param por aí
Obviamente as finanças são importantes, sobretudo quando se pensa em mudar de vida e tornar-se um empreendedor digital.
No entanto, as vantagens do e-commerce não param por aí. Veja abaixo os fatores que listamos.
Investimento inicial
Ainda sobre o aspecto financeiro, o investimento inicial de um e-commerce é bem menor quando comparados ao valor investido em uma loja física. Tudo o que um empreendedor precisa é de um computador e conexão com internet, além de muita vontade de trabalhar.
Devido à grande expansão do setor, há empresas que são especializadas em montar lojas virtuais, oferecendo layouts simples, eficientes e de fácil navegação por um custo razoável. Basta adquirir o modelo que mais lhe agrada e tem a ver com seu negócio e montar o seu site.
Custo operacional mínimo
Outra vantagem importante sobre o e-commerce é a redução do custo operacional. Não é necessário contratar vendedores, estoquistas, atendentes, nada disso. Consequentemente, a margem de lucro se torna bem maior.
Além disso, não é necessário ter um espaço físico para manter mercadorias, maquinários, entre outros.
Disponibilidade permanente
É impossível falar sobre e-commerce vantagens e desvantagens, sem citar que uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mesmo que você não esteja online no momento, o cliente poderá fazer o seu pedido tranquilamente, pois pode acessar sua loja onde ele estiver e a hora que desejar.
Desvantagens do e-commerce
Reputação
Por se tratar de uma loja virtual, é preciso ter cuidado com a qualidade dos produtos que vende. Hoje sabemos que as redes sociais são, em grande parte, responsáveis por alavancar ou afundar uma marca, produto ou negócio. Fique atento!
Proteção de dados
Os casos de roubos de dados online são frequentes e, por esse motivo, muitas pessoas têm medo de fazer uma compra virtual.
A segurança de seus clientes – e a sua própria – deve sempre vir em primeiro lugar. Dessa forma, proteger seu e-commerce é o mínimo que você deve fazer para seu cliente.
Entrega de produtos
Para que seu e-commerce se torne um negócio de sucesso, é preciso pensar em uma logística eficiente e prática para não resultar em atrasos ou problemas para seus clientes.
Compare suas opções e acompanhe todas as entregas.
Pronto! Agora você já conhece as vantagens e desvantagens do e-commerce. Monte seu plano de negócios, contrate uma empresa experiente para ajudá-lo a colocar o e-commerce no ar e prepare-se para prosperar!