orçamento de SEO

A busca orgânica é um processo que basicamente leva os visitantes que estão procurando por um determinado termo até um determinado site, sem que existam anúncios. Quem está em busca de um orçamento de SEO gostaria de receber mais visitas em sua página (site, rede social, blog, e-commerce) e também leads, sem que seja necessário anunciar no buscador, ou seja, através da busca orgânica.

O SEO – Search Engine Optimization, que é um processo utilizado no marketing digital para otimizar as buscas de um determinado item, que pode ser um produto e/ou serviço. O termo virou muito comum entre aqueles que estão em busca de resultados expressivos, ou seja, aparecer no topo da lista de pesquisas nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Fatores relevantes para um projeto de SEO

Nesse processo é importante que tenha em mente em quais são os resultados que se deseja obter com o trabalho de SEO. O funcionamento de um orçamento de SEO depende de alguns fatores, como:

  • Aperfeiçoar o site: Nesse ponto está envolvido a melhoria de toda a técnica utilizada no site, o que podemos chamar de SEO OnPage, onde seria melhorias em relação à técnica que foi desenvolvida o site, como segurança, limpeza do código visando a agilidade nas execuções, velocidade, melhoria do servidor (caso seja necessário), responsivo e rastreabilidade.

O projeto inicia no momento em que a empresa já possui um site, onde é possível implementar as melhorias nos pontos que foram citados anteriormente. Após todas as alterações necessárias realizadas, é importante acompanhar o desempenho do site, para entender se ficou algum ponto pendente ou existem mais melhorias que podem ser realizadas.

  • Criação de conteúdo: Esse ponto é o mais conhecido entre aqueles que estão buscando resultados expressivos no Google. O que as pessoas fazem nos buscadores (Google)? As pessoas fazem perguntas para que os buscadores possam responder e é nesse momento que entra os conteúdos que foram produzidos.

Nesse momento o mais importante é a definição das palavras-chave, pois é a partir delas que o conteúdo para uma determinada “resposta” será encontrado e direcionado para quem está realizando a pesquisa. Quando melhor posicionado, maiores são as chances de uma nova visita.

  • Backlinks: O conceito de backlink é ter um outro site apontado para o seu link, pode ser entendido como um voto de confiança entre o site que está divulgado o seu link e o seu site. O algoritmo do Google, valoriza muito esse tipo de relacionamento.

O grande desafio nessa questão é entrar em contato com o outro site e desenvolver um relacionamento onde ele possa divulgar o link do seu site. Isso pode acontecer em forma de recomendação, artigo, entrevista entre outras formas.

Entendendo como funciona o planejamento de um projeto de SEO

Em cada um dos fatores relevantes que citamos anteriormente, precisa da definição de uma rotina organizada para que seja possível alcançar um posicionamento orgânico para que então, os resultados comecem a aparecer. Para isso, os seguintes itens são necessários:

  • Definição do briefing: Processo de definição do escopo do projeto;
  • Definição das personas: Processo de definição do público alvo;
  • Definição das palavras-chave: Processo de definição da relevância das palavras-chave (quantidade de buscas, sites especializados no assunto entre outros);
  • Definição de KPIs: Processo de definição de controles para analisar os resultados obtidos;
  • Relatórios de controle: Relatório que serão criados a partir da análise dos controles;
  • Reuniões para acompanhamento;
  • Acompanhamento/comparação dos resultados obtidos.

Tais ações são obrigatórias para que seja realizado o kick-off do projeto, para que então seja possível dar uma posição para o cliente em questão (o contratante do serviço) em relação aos resultados que foram obtidos em cada etapa e das ações. Todos os pontos em questão são levados em consideração em um orçamento de SEO.

Como realizar o detalhamento de um projeto de SEO

Apesar de seguir uma metodologia, para que todo o processo seja organizado e possa ser concluído da melhor forma, o projeto e o orçamento de SEO não pode inserido em um mesmo contexto, cada cliente possui uma necessidade diferente, por isso cada projeto terá sua particularidade.

Nesse mesmo raciocínio, não teremos um mesmo projeto para dois clientes diferentes, cada cliente possui uma necessidade especial, de acordo com o segmento que ele pertence. Para uma empresa procurar um orçamento de SEO, ele normalmente está inserido dentro de um contexto, que podemos agrupar em:

  1. Empresas sem representado digital: Empresas que não possui site ou rede social ativa;
  2. Empresas com site, porém sem conteúdo relevante e sem tráfego: Empresa que possui um site ativo, porém sem investimento em conteúdo relevante, e por consequência, sem tráfego;
  3. Empresas com site, com conteúdo e pouco tráfego: Empresa que possui um site ativo, com conteúdo atraente para o seu público, porém com baixo tráfego;
  4. Empresas com SEO atuante: Empresas com SEO ativo, com representatividade digital, conteúdos relevantes e tráfego compatível com o investimento realizado.

O perfil mais comum de empresas que estão buscando investimento em marketing digital, com o orçamento de SEO, são os perfis 2 e 3, já que o primeiro perfil, não está demonstrando preocupação em ser representado digitalmente e o 4 quarto já está estabelecido.

Como realizar o orçamento de SEO adequado para um determinado projeto?

Para que seja possível conseguir um orçamento de SEO adequado para um determinado cliente, é preciso levar em consideração alguns pontos, como:

  • Atividades que serão realizadas ao longo do projeto;
  • Equipe necessária para desenvolvimento das atividades;
  • Cálculo de todos os custos envolvidos;
  • Tempo de duração do projeto.

Depois desse ponto é necessário identificar quais serão as atividades recorrentes e quais serão as atividades temporárias, e para as atividades recorrentes quantos profissionais estarão envolvidos e o tipo de atividades em que cada um deles estará envolvido.

Os custos com ferramentas necessárias para o desenvolvimento de todas as atividades que foram planejadas, bem como os custos de infraestrutura também precisam ser levados em consideração no momento do orçamento final. Algumas empresas optam pela contratação de uma empresa especializada em serviços de SEO, já outras preferem a contratação de um único profissional para a realização das atividades.

Nesse momento é importante que todos os pontos sejam levados em consideração, principalmente em relação a qualidade da entrega e o cumprimento dos prazos.

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