Seo OffpageO SEO Off-page atua de uma forma diferente do que o SEO On-page, pois ele está intimamente ligado aos links externos, onde grande parte do trabalho acontece fora do seu site, envolvendo métricas, metas previamente estabelecidas e resultados, que você pode não ter tanto controle.

As estratégias de otimização Off-Page facilitam os buscadores na identificação do que os outros domínios estão falando à respeito do seu site, através do processo de links externos entre os sites, sendo essa uma técnica essencial para melhoria do seu resultado de posicionamento.

Quando outros sites/blogs referenciam links do seu domínio, a relevância do seu site começa a aumentar para os buscadores, onde serão priorizados os links que estarão relacionados. O Google, em seu algoritmo, tem uma grande valorização para menções e links oriundos de outros domínios. Pois demonstra que aquele site tem um conteúdo relevante, sendo referência para outros sites e também para os usuários.

O SEO Off-Page ainda não visto como prioritário pelos especialistas, essa conclusão é baseada nos números, onde temos apenas 30% dos esforços direcionados ao SEO, sendo específicos para as estratégias relacionadas ao Off-Page. Esse número baixo, pode ser devido ao fator de controle dos links que fazem o apontamento para o seu site, pois não é possível escolher quais serão os domínios que farão referente ao seu site.

A palavra Off foi escolhida para definição do seu conceito, porém podemos troca-la para que fique mais fácil sua compreensão sem que ocorra prejuízos para semântica o termo “extra”, uma vez que seu conceito justamente extrapola os limites do seu site

Fatores para ranqueamento no SEO Off-Page

Seo Off PageExistem diversos fatores que são considerados pelo Google no momento de realizar a classificação de um site, onde podemos citar alguns:

  • Quantidade de sites que publicaram o link do seu site;
  • O Page Rank (Posição de rankeamento dos sites) que linkaram com o seu site;
  • Quantidade de sites que possuem o seu link;
  • Tempo em que seu site está linkado em um determinado site;
  • Relevância dos sites que estão apontando para o seu site;
  • Texto âncora que foi utilizado no link para apontar para o seu site;

O conjunto de fatores que foram dispostos acima são diretamente responsáveis pelo ranqueamento do seu site, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas ou ainda, falando de uma forma muito otimista, aparecendo nos primeiros resultados, como um Top Ranking de uma busca.

Além disso, podemos realizar uma análise do link building dos sites dos concorrentes diretos, para que a estratégia utilizada seja reconhecida, como o valor do investimento realizado para que fosse possível alcançar posições de destaque, quais foram os links que foram utilizados entre outras métricas podem ser observadas e estudadas.

Entendendo os fatores de ranqueamento do SEO Off-Page

Falamos até aqui sobre o conceito básico sobre SEO Off-Page e seus fatores, de forma generalista. A partir daqui vamos aprofundar um pouco mais para que entender os fatores necessários para gerar impactos no seu resultado no processo de otimização.

  • Sites que possuem links direcionados para o seu site: Este é o que chamamos de Fator Mãe, pois é a partir dele que os outros fatores são derivados. Esse processo de links com outros sites é comum e realizado com uma certa frequência, mas é preciso analisar algumas coisas, como a posição dos sites que possuem um link direcionando para o seu site, para que a ação seja efetiva.
  • Aplicação de textos âncoras: Esses textos são aqueles que ficam junto com o link de referência para o seu site. Para que ele surta o efeito necessário/esperado, ele precisa ser otimizado com um conteúdo textual, com o uso de palavras-chave relevantes.
  • Popularidades dos links direcionados ao seu site: é um dos conceitos mais simples, medidos através de um site conhecido como Link Popularity, que indica basicamente o retorno que os links tiveram em cada um dos buscadores, como Google, Yahoo, Bing entre outros.

Como realizar um bom trabalho utilizando o SEO Off-Page

SEO OFFPAGEExistem diversas para conseguir desempenhar um bom trabalho utilizando o SEO Off-Page, vamos conhecer algumas dessas estratégias a seguir:

  • Desenvolva conteúdos que possam ser compartilhados: Um dos passos primordiais é gerar conteúdos que possam ser úteis para usuário que está buscando sobre um determinado assunto, ele precisa ser elogiado para que possa virar referência naquele assunto.

 

Materiais oriundos de pesquisa, avaliações técnicas completas, interação com o público-alvo, conteúdo leve e bem explicado, opiniões de especialistas são elementos que compõem um conteúdo que gera um bom engajamento. Mantenha os comentários habilitados em seu site, para que tenha o retorno dos seus usuários, caso tenha uma loja virtual associada ao seu site, isso será muito importante para que você consiga a conversão da compra.

Não esqueça que é muito interessante ter o seu blog dentro do seu domínio, para que você desenvolver artigos relacionados ao seu produto, facilitando o seu usuário no momento da escolha. Essa é uma estratégia não apenas para aumentar as vendas, mas para outras páginas chegarem até você e a partir daí, conseguir menções em outros sites.

  • Escreva Guest Posts:Essa é uma prática muito interessante, que visa a criação de conteúdo para blogs/sites convidados, onde a principal finalidade é a promoção do seu site/blog/e-commerce e também ajudar na audiência do seu parceiro. Nesses posts você pode incluir links do seu site para ajudar no processo de SEO Off-Page.

 

Para que isso possa aconteça, você precisa procurar sites que estejam dentro do seu universo de atuação, pois o conteúdo precisa ser relevante para os usuários, mas não esqueça que é interessante ser seu concorrente direto. O tráfego precisa ser qualificado e relevante para que faça a diferença na sua estratégia.

  • Habilite os botões para compartilhamento de conteúdo no seu site: Para que seu conteúdo se espalhe pela Internet, ele precisa ser compartilhado e para isso, você precisa permitir isso em seu site. Então, tenha um botão para compartilhamento no seu site, espalhe ele em suas páginas de produtos e de conteúdos também.

 

Logo, tudo que as pessoas gostarem, elas podem compartilhar com seus amigos e familiares, aumentando o seu público de uma forma bem natural. Essa é uma cadeia que se autoalimenta, já que as pessoas compartilham conteúdo, você ganha novos seguidores, que também irá compartilhar o seu conteúdo. Mas lembre-se, que isso só vai acontecer, se o seu conteúdo for interessante!

O entendimento das estratégias do SEO Off-Page não são complexas, mas a aplicação das suas técnicas e a obtenção do retorno. Já que os retornos não dependem apenas de você, apenas do seu esforço para conseguir links e menções importantes para o seu site.

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