Site corporativo é uma das mudanças vindas com a virada do século, a mais relevante e impactante que foi a popularização à internet. Hoje, a empresa não precisa distribuir um cartão de visitas, ela precisa ter um bom site para que seus clientes possam chegar até a empresa.
Ora, a mutação sofrida pela sociedade e pelas relações humanas obviamente alterou, também, o comércio e a prestação de serviços, que se viram obrigados a se adaptar aos novos tempos e suas tecnologias.
Assim, diversas empresas adentraram o mundo online, dando volume às redes sociais e ao site corporativo, procurando, assim, a maior divulgação dos serviços e produtos prestados, compreender melhor seu público e aumentar o contato com ele e, consequentemente, elevar suas vendas e lucros.
Neste cenário, torna-se interessante a utilização de ferramentas de medição de acessos ao seu site, eis que elas poderão indicar se os esforços empenhados nele estão dando resultado ou não e permitindo a você que altere suas estratégias para chamar mais a atenção de seu público, aumentando o número de clicks, de conhecimento de sua empresa, de contato e de vendas.
Existem diversas ferramentas na internet que podem te ajudar a mensurar o número de acessos que seu site tem alcançado e iremos apresentar alguns deles, suas vantagens e desvantagens, a seguir.
A importância das ferramentas para medir acesso no site corporativo
O conhecimento de quantos acessos você possui mensalmente, aliado aos dados que comprovadamente geram conversões (ou seja, a interação do internauta com o site, como compra ou contato), assim como ao tempo despendido no acesso e o tráfego em certo período permitem que você aprofunde seu conhecimento quanto ao seu público alvo.
Tais informações, conforme adiantado anteriormente, permitem a análise das estratégias até então empregadas, que podem ser abandonadas e substituídas por novas, mantidas integralmente ou mantidas de forma parcial, tudo conforme os dados colhidos que te permitem uma visão do cenário geral de seu negócio online.
Entretanto, antes de escolher uma plataforma, é necessário que você conheça exatamente o serviço por ela prestado, valores e resultados conhecidos. Também, não se apresse em escolher de forma exclusiva, pois a utilização dos dados colhidos em plataformas distintas leva a informações mais completas e, por conseqüência, melhores resultados.
Requisitos para criação de site corporativo
Um site corporativo para que possa ter uma boa audiência e um público fiel acompanhando as novidades, é necessário que a sua criação tenha sido pensada e direcionada para o sucesso do negócio, logo de nada adianta utilizar ferramentas para medição de audiência se o site não foi desenvolvido para essa finalidade.
Os sites corporativos que possuem uma página que esteja com uma boa organização, a navegação pensada na experiência do usuário e com um design interessante passa uma confiança muito maior e atraindo um número maior de pessoas e de clientes em potencial. Por isso, vamos finalizar nosso artigo com algumas dicas para transformar seu site em um verdadeiro cartão de visitas.
Site corporativo: Domínio próprio
É muito importante que o cliente que chegue até o site corporativo tenha a visão que você investiu na obtenção do seu domínio, e assim você galga o primeiro passo, que é a conquista da credibilidade.
A escolha de um domínio deve ser pensado para o cliente consiga memorizar de forma fácil o seu site corporativo, para evitar que ele não grave e com isso não acesse, o ideal é que ele tenha um nome bem curtinho e que simples de memorizar.
O domínio próprio influencia diretamente no ranqueamento, já que o Google prioriza as páginas que possuem o próprio domínio. Além disso, o quesito segurança é outro ponto pelo qual o domínio deve ser levado em consideração, pois a sua marca estará protegida no universo digital.
Foco no objetivo central do site corporativo
No momento da idealização do seu site corporativo, é muito importante que seja discutido qual o principal objetivo, se ele será utilizado como e-commerce, como “porta de entrada” para clientes”, portfólio, classificados entre outros.
O site corporativo vai funcionar como um cartão de visitas, por isso é importante que na Home e no Quem Somos esteja apenas as informações que são relevantes e indispensáveis. Ele precisa convidar o visitante para uma experiencia completa.
Marketing de conteúdo
Pode não parecer, mas sem o marketing de conteúdo um site corporativo não consegue uma boa visibilidade, pois essa é a forma em que ele consegue engajar o seu público alvo, com um conteúdo interessante e bem relevante, e o mais importante, tudo isso precisa ser natural, para que o conteúdo tenha fluidez.
Um conteúdo bem executado, com cuidado no momento da definição das palavras-chave que serão utilizadas, ajuda para que seja possível melhorar o posicionamento nos buscadores, como o Google. Logo, é de suma importância ter um bom investimento em conteúdo de qualidade e com boa frequência de atualizações.
O usuário/cliente ao chegar no site corporativo, ele precisa ter interesse em continuar seguindo a sua marca, tanto pelo site quanto nas redes sociais, e isso só vai acontecer, se você conseguir prender a atenção dele e a melhor forma disso acontecer é criando conteúdos relevantes que mostrei que você possui o domínio do assunto.
Autoridade no assunto
No momento em que você passa a criar conteúdos que chamem atenção do seu público, você começa a ganhar notoriedade e respeito dentro do seu segmento. Se continuar desenvolvendo conteúdos com alta relevância, você conseguirá ser reconhecido como uma autoridade no assunto, o que é muito importante para sua estratégia de marketing.
Experiência do usuário
Após todo o conteúdo preparado, todo o site corporativo desenhado, de acordo com a necessidade da empresa, chegou o momento decisivo que é a experiência do usuário na navegação.
De nada adianta um site corporativo com bom conteúdo, boa definição sem que ele tenha um layout claro e convidativo, para o usuário isso não interessante, fazendo com que ele desista e nunca mais volte ao seu site, por isso é importante pensar em um layout bem simples e que seja de acordo com o negócio, mas que dê uma boa experiência de navegação.
Esperamos que diante disto você pense em todos os pontos da criação do seu site, para que você possa ter o que medir de acessos. O sucesso de sua empresa se deve, em muito, à persona de sua empresa na internet!