As palavras de transição SEO são muito utilizadas para juntar as frases ou parágrafos de um texto. Através delas, o texto torna-se mais fácil de ler e compreender, entregando uma ótima experiência aos usuários.
De maneira geral, o uso das palavras de transição SEO em um texto também ajudam na escaneabilidade. E, com isso, uma melhor posição no ranqueamento dos mecanismos de busca são garantidos. Isso acontece pois a qualidade do conteúdo é prezada.
O que são as palavras de transição SEO?
De maneira geral, as palavras de transição SEO ajudam na compreensão de um texto.
São elas as responsáveis por criar relações entre as frases e parágrafos de um conteúdo. Portanto, as palavras de transição SEO ajudam na compreensão das ideias presentes no texto.
Pensando dessa maneira, elas também são responsáveis por preparar o leitor sobre o que o texto irá apresentar.
Algumas palavras de transição SEO comuns de aparecer e verificar nos textos incluem: “e”, “mas” e “porque”.
Mesmo que frases diretas pareçam ideais para os textos, elas não são o suficiente. Ainda mais se o seu objetivo é entregar textos na internet, onde a linguagem recomendada é mais objetiva.
Todos os seus textos precisam de fluidez. E é justamente nesse momento que as palavras de transição SEO entram.
Por que as palavras de transição influenciam em um texto de SEO?
Compreender para que servem as palavras de transição SEO é fundamental, isso porque elas são extremamente importantes em seus conteúdos.
O motivo disso é simples de compreender: elas influenciam diretamente no ranqueamento de sua página nos mecanismos de busca.
Mesmo que pareça que utilizar palavras de transição em seus conteúdos melhorem o desempenho de seu SEO, não é exatamente assim que isso funciona. Os usuários buscam por conteúdos que sejam claros e diretos, mas com clareza e fácil para compreender qual o objetivo.
No momento em que os usuários encontram um conteúdo simples para compreender, é muito difícil que eles simplesmente deixem sua página. E é justamente nisso que as palavras de transição SEO causam maiores impactos: entregar maior legibilidade aos conteúdos.
Quais são os benefícios de utilizar palavras de transição nos textos SEO?
De maneira geral, um dos principais benefícios de utilizar palavras de transição SEO é deixar o texto mais simples de ler para seus usuários.
Essa é uma grande vantagem, principalmente para quem deseja entregar a melhor experiência para os seus leitores, fazendo com que eles fiquem mais tempo na página.
Mas além de tornar a leitura mais fácil de acompanhar e compreender, utilizar as palavras de transição em seu texto garantem os seguintes benefícios:
1. Escaneabilidade
Os textos com a característica de “escaneável” são aqueles que entregam maior facilidade para compreensão. Portanto, aqueles que possuem uma leitura mais fluida aos usuários. As palavras de transição possuem, justamente, esse conceito.
No caso da escaneabilidade, as palavras de transição SEO servem justamente para isso: tornar a leitura mais agradável aos seus leitores. Um texto que conte com essa característica também é mais fácil de compreender, garantindo uma grande experiência aos usuários que estão acessando a página.
2. Métricas
Além de ajudar o seu conteúdo a obter a característica de “escaneável”, o uso das palavras de transição SEO também influenciam em algumas métricas importantes.
Essas métricas estão relacionadas aos conteúdos da internet, as vantagens que se destacam nessas situações incluem:
- Os usuários passam maior tempo em suas páginas: Quando os usuários têm acesso a uma experiência de qualidade, eles passam maior tempo em suas páginas.
- A taxa de rejeição é menor: Quando conteúdos versáteis e fáceis de compreender são criados, os usuários não deixam sua página. Consequentemente, a taxa de rejeição é menor.
Esse é o principal motivo para utilizar palavras de transição em seus conteúdos, principalmente se você preza pela qualidade e melhor experiência aos usuários.
Como melhorar a sua escrita de SEO?
Mesmo que seja essencial utilizar palavras de transição nos conteúdos, alguns problemas com o uso inadequado delas são comuns.
É importante lembrar que todas as pessoas utilizam palavras de transição em algum momento. O problema está, justamente, no uso adequado delas e a quantidade.
Uma dica essencial para evitar erros comuns é a prática. Mas para utilizar as palavras de transição SEO da melhor maneira, outras características necessárias incluem:
1. Conheça quais são as palavras de transição
Saber quais são as palavras de transição é fundamental para compreender seus usos e treinar em seu dia a dia.
Basta que você estude quais são elas e saiba suas principais atribuições em um conteúdo.
Ademais, lembre-se que o uso dessas palavras é influenciado, diretamente, no contexto que serão impostas.
2. Compreenda a relação que existe entre as frases ou parágrafos de seu texto
A maior dica para esse caso é, justamente, realizar leituras constantemente. Caso tenha alguma dificuldade em compreender, basta ler textos de outros autores e buscar referências.
Claro que, se você possui uma melhor compreensão sobre a estrutura que um texto deve seguir, será mais fácil utilizar as palavras de transição em seus conteúdos.
Todavia, lembre-se de sempre dividir seus textos em início, meio e fim. Também é importante compreender sobre o que cada parágrafo irá tratar.
3. Saiba onde inserir as palavras de transição
O uso das palavras de transição pode ser complexo, mas é necessário, desde que seja natural.
E, por se tratar de uma utilização comum, é fácil que algumas pessoas tenham dificuldade de utilizá-las da melhor maneira.
O maior segredo do uso das palavras de transição é, justamente, dominar a prática de sua escrita.
Sempre que possível, realize exercícios para preencher os espaços vazios em textos, colocando as palavras de transição adequadas para cada situação.
As frases devem se conectar entre elas, para que todo o contexto fique amarrado!
Por fim, a prática, em ambas situações, é ideal para ter sucesso no uso das palavras de transição em seus textos e garantir a melhor experiência aos usuários.