Dentre as melhores ferramentas para controle dos seus resultados perante ferramentas de busca está o Google Search Console. Ele se dedica à concessão de dados para as páginas que estão na internet e que se apresentam nas buscas online.

Google search

Note que o aparecimento nas buscas online é algo essencial para que um site obtenha sucesso. Afinal, embora algumas pessoas tenham acesso a ela por conhecerem a empresa ou por suas redes sociais, a grande massa do público as encontra por buscas no Google e semelhantes.

Para se ter noção, são cerca de 3 bilhões de pesquisas que ocorrem diariamente nesse site de busca. Assim, garantir o aparecimento da sua página e buscar as primeiras colocações nos resultados é crucial à qualquer site. Abaixo, conheça mais sobre o Google Search.

O que é Google Search Console e como funciona?

O Search Console nada mais é que uma ferramenta de métricas de marketing digital e de controle de páginas. Isso, pois, além de mostrar eventuais problemas com o ranqueamento do seu site, ele ainda concede outras informações importantes.

Por exemplo, considere que com esse tipo de serviço você pode obter conhecimento se há a existência de um malware ou se ocorreram tentativas de hackeamento da sua página. Portanto, tem-se que a segurança também está no enfoque da ferramenta.

O Google Search Console, então, é um serviço que auxilia as páginas a gerenciar a sua presença em pesquisas no Google. Para isso, dá ao usuário dados completos junto às ferramentas que auxiliam a contornar os eventuais problemas.

Dessa maneira, ele atua como um instrumento de auxílio à melhora no desempenho do próprio Google.

Note que para a ferramenta de busca é interessante ter sites fortes e que chamem a atenção do público dentre os principais resultados. Especialmente, é crucial que as páginas de resposta correspondam ao que o usuário buscava.

SEO Google Search

Entenda seu funcionamento

O funcionamento dessa ferramenta é bastante simples. Para isso, basta adicionar a propriedade do seu site no menu do Google e confirmá-lo. Após, você poderá ter acesso a uma série de informações em detalhes.

Ela trabalha, então, de modo a buscar a melhoria da sua página com relatórios de média de acessos, bem como informações com erros de indexação, velocidade, links e técnicas de SEO.

Por isso, o Google Search Console informa ao mesmo tempo em que dá as formas de contornar os erros.

Aliás, saiba que o funcionamento dessa ferramenta também não requer qualquer tipo de pagamento. Ou seja, os serviços ficam disponíveis de forma gratuita sem a necessidade de mensalidades. Portanto, com ela é possível economizar e crescer.

Quais informações são possíveis de obter com o Google Search Console?

São inúmeros os dados que esse tipo de aplicação oferta. A maioria se apresenta no formato de relatórios e, por isso, são bastante completos e dão diversas informações ao dono do domínio do site.

A partir delas, então, torna-se possível tomar atitudes que usem esses dados de forma inteligente. Isto é, reconhecer os problemas e usar os dispositivos disponíveis para contorná-los. Igualmente, dar continuidade às estratégias que até então têm apresentado sucesso.

Com isso, veja algumas das principais informações que o Google Search Console reúne:

Inspeção de URL

Por exemplo, a ferramenta que mede o seu desempenho perante o Google lhe informa dados sobre a presença da URL nos mecanismos de busca;

Relatórios

De cobertura

indica quais são as páginas que estão dentro do seu site que estão indexadas pelo Google e quais não e o motivo;

De desempenho

Nesse caso, o Google Search Console apresenta dados sobre o número de cliques que a sua página recebeu a partir de pesquisas no Google.

Quantas e quais foram as pesquisas que ranquearam seu site e a posição média em que ele aparece dentre os resultados;

Do status de pesquisa

aqui você obtém informações que se relacionam com as possíveis pesquisas que podem encontrar seus conteúdos. Então, considera-se a complexidade da busca e como sua página pode ou não corresponder a ela, como com o uso de palavras-chave específicas;

E do teste de compatibilidade

Ainda, esse tipo de ferramenta do Google permite que haja a análise da compatibilidade do seu site para outros tipos de tela que não sejam de computador, mas também de celulares e tablets. Isso é extremamente importante para o ranqueamento e leva o nome de responsividade.

Não são apenas estas as ferramentas e auxílios que o Search Console oferta. Em verdade, são várias outras, que se referem a saber quais sites linkam para o seu, eventuais problemas com a segurança da sua página (malwares e hackers) e a validade de uma página AMP.

Google search analytics

Como usar o Google Search Console em seu favor?

As vantagens da ferramenta de controle sobre o ranqueamento e o reconhecimento de um site nas buscas Google são diversas, conforme ficou claro acima. Por isso, não deixe de usar esse tipo de métrica de marketing digital.

Contudo, não basta obter as informações. Também, é preciso seguir algumas outras diretrizes ao fazer uso do Search Console para que haja o melhor aproveitamento da ferramenta. Por isso, confira algumas dicas de como usar tudo o que essas métricas lhe oferecem.

Use o Google Search Console com freqüência

Primeiramente, é importante que você tenha em mente que não basta analisar os dados uma vez. Esse tipo de instrumento requer uma periodicidade de acompanhamento das informações.

Afinal, considere que esses dados trabalham como resultados da sua página. Com isso, eles podem indicar se o seu site está ou não obtendo sucesso e quais são os aspectos que podem estar atrapalhando nesse caminho.

Com isso, é essencial controlar as informações com periodicidade, até mesmo para notar a diferença de uma mudança de postura ou de algum conserto de diretriz de acordo com erro apontado no Console.

Não postergue suas ações

A segunda dica para usar o Google Search Console de forma efetiva é, assim que reconhecer um erro apontado pela ferramenta, tomar as atitudes possíveis para contorná-lo.

Quanto antes você o fizer, mais cedo também terá a melhora nos acessos e lucratividade da sua página.

Por isso, não postergue o uso das informações e a tomada de decisões para as melhorias que elas indicam.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *