analisar sites concorrentes

Analisar site concorrente é algo que sempre deve estar na mente de qualquer marca que atue online. Afinal, essa é uma forma de colher informações importantes para o seu negócio, bem como uma chance de encontrar brechas para se destacar.

A boa notícia é que hoje existem várias ferramentas que ajudam na análise de páginas de outras pessoas. Ou seja, não é apenas o dono do site que colhe métricas e informações sobre seu desempenho. Outros também podem tomar conhecimento.

Mas como fazer essa análise de forma a beneficiar a sua marca e o seu site? É isso que veremos hoje. Continue sua leitura e conheça formas de analisar sites alheios, da concorrência, e como isso pode ser importante para você!

Por que analisar sites concorrentes?

analisar sites concorrentes

Antes de vermos algumas formas de analisar sites concorrentes é importante saber o porquê disso ser tão importante. Assim, listamos alguns dos motivos que revelam essa  importância. Confira e, na sequência, saiba como obter informações sobre a concorrência.

Para entender melhor sobre o mercado

Primeiramente, saiba que ao analisar sites concorrentes você passa a conhecer melhor sobre o mercado e sobre o nicho no qual se insere. Afinal, essas pesquisas e análises colhem dados que se revelam justamente na área em que você atua, pois eles advêm da concorrência.

Desse modo, por exemplo, é possível entender qual a linguagem mais comumente utilizada e como ela se reflete nos acessos. Igualmente, quais são os assuntos de maior relevância que cabem nesse nicho.

Para saber como a concorrência se destaca

Outro ponto importante é que ao analisar sites concorrentes a sua marca passa a ter maior conhecimento de como a concorrência atua e como se destaca. Isto é, o que ela traz de diferenciais que permitem que ela chame a atenção do público.

Para encontrar formas de diferenciar o seu negócio

Continuando com os benefícios em analisar site concorrente, temos que isso ajuda sal marca a encontrar brechas ainda não ocupadas pela concorrência. Por exemplo, você passa a saber quais são as estratégias mais latentes dos concorrentes e onde eles ainda não se colocaram.

Isso, portanto, auxilia a sua marca a encontrar um espaço no qual ela pode se inserir e colher belos frutos, uma vez que ali a concorrência ainda não chegou ou, então, ignorou até o momento.

Entender suas próprias estratégias

Por fim, ao analisar o site da concorrência a sua marca pode entender melhor quais são as suas próprias estratégias. Afinal, isso a permite se colocar em comparação com as demais páginas, saber o que usam que ela não usa e vice-versa.

Da mesma forma, com esses conhecimentos você pode entender pontos em comum sobre as estratégias e como cada marca busca se diferenciar das demais.

Como analisar site concorrente? Conheça 5 ferramentas

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Agora que você já sabe a importância em analisar os sites concorrentes, conheça 5 ferramentas que ajudam você a analisá-los.

Google Trends

Essa é uma ferramenta gratuita do Google que permite que você analise e descubra quais são as tendências de busca sobre um tema. Ou, então, sobre uma palavra-chave. E, com isso, pode usar esse conhecimento em seu favor.

Considere que você trabalhe no ramo da moda e queira saber o que o público está buscando no momento. Ao fazê-lo, então, pode buscar referências à “moda inverno”, por exemplo, e saber o que relacionado a isso tem sido alvo de procura pelo público.

E aí já sabe, né?! Basta produzir conteúdos que levem em consideração esses temas e palavras de modo que seu site se destaque nas buscas.

Google Alerts

Outra ferramenta interessante é o Google Alerts. Com ele você cadastra, no Google, uma ou mais palavras que se relacionem com sua área. Assim, todas às vezes que aquele assunto/palavra for mencionado, você é notificado.

Isso permite com que você descubra como a sua concorrência está tratando esse assunto. Também, saber se esse é um nicho que está sendo explorado ou se é uma brecha que você possa ocupar e, desse modo, destacar-se.

Google Search

O Google Search também é ótimo para analisar site concorrente. Nesse caso estamos falando do próprio buscador do Google. Mas como isso auxilia?

Considere, novamente, o exemplo da atuação no mercado de moda. Ao fazer uma pesquisa com termos relacionados ao que você produz e vende (como moda inverno 2022, tendências da moda 2022, etc.) você poderá descobrir quais são os sites que mais se destacam nas respostas do Google à pesquisa.

Afinal, o Google classifica – com exceção dos patrocínios – os resultados de busca conforme suas relevâncias, bem como uso correto de estratégias de SEO. Desse modo, usar a ferramenta de pesquisa permite a você saber quem está no topo, em destaque. Igualmente, o que e como essa empresa se destaca.

SimilarWeb

A penúltima ferramenta para analisar site concorrente que trouxemos também é a primeira, da lista, que não pertence ao Google. A SimilarWeb é uma ótima fonte de infirmações, especialmente se você deseja saber quem, na sua concorrência, tem mais destaque.

Essa ferramenta desenvolve um ranking com os sites mais acessados e, ainda, dá informações sobre o tráfego deles. Isso mesmo! Com ela, você consegue saber qual é a média de acessos que o site concorrente recebe.

As mídias sociais e pagas também permitem análise aqui, bem como a classificação em escala global ou local. A partir disso, você pode ver o que essas marcas fazem para crescer, bem como notar a sazonalidade de destaque de cada uma.

SEMRush

Por fim, fecha a nossa lista com 5 ferramentas para analisar site concorrente o SEMRush, um velho conhecido do marketing digital.

A SEMRush obtém informações sobre número de acessos, palavras-chave utilizadas e quais dela realmente conseguem rankear os conteúdos da página. Igualmente, a ferramenta ajuda na análise de rakeamento de anúncios.

Veja, então, que com ela você reúne informações sobre quais são os termos em alta na pesquisa pelo público. Também, a relevância de cada um deles e como é possível utilizá-los em seu favor.

Com essas ferramentas para analisar site concorrente, então, você garante muitas informações que vão somar em muito no sucesso da sua marca.

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