O Google Website Optimizer é uma ferramenta que permite testar a cópia, títulos, calls to action e imagens usadas nas páginas de destino para avaliar o que funciona melhor para converter visitantes e maximizar o retorno do investimento.

Ele permite testar várias variações de uma página de destino para que você possa ver o que os visitantes do seu website estão respondendo da melhor forma. Por exemplo, você pode testar se as pessoas respondem melhor a uma imagem gráfica ou a uma foto.

Você consegue ver quais são as manchetes que geram mais conversões. O Google fornecerá um relatório que ajudará você a determinar quais alterações devem ser feitas em seu website com base no que as pessoas estão reagindo favoravelmente. O Google Website Optimizer pode testar qualquer página do seu site, incluindo a página de destino para campanhas de pagamento por clique.

Veja um resumo dos motivos pelos quais você desejará dar uma olhada no Google Optimizer:

  • Dividir o teste sem um desenvolvedor!
  • Integração automática com o Google Analytics
  • Capaz de implementar usando o Gerenciador de tags do Google (se você quiser)
  • Recursos avançados de segmentação
  • Editor visual embutido

Todo o seu gerenciamento de conteúdo pode ser realizado através do Google Website Optimizer, com qualidade e recursos incríveis.

Como utilizar o Google Website Optimizer

Para iniciar o uso, há alguns passos que você deve seguir. Primeiro, você precisa escolher uma página da web que deseja testar. Em seguida, você escolherá uma página que representará suas conversões. Você quer que alguém preencha um formulário de contato? Se, então esta seria sua página de conversão.

Depois de determinar essas páginas, faça variações em sua página de teste e configure sua conta do Google Website Optimizer. Depois de lançar o “experimento“, o Google começará a pesquisar. Depois de terminar a data de coleta, eles fornecerão um relatório de suas descobertas. O relatório exibirá as diferentes variações de página e mostrará o que funcionou melhor na conversão.

Para usar o Google Optimizer, você precisa configurar uma conta do Google AdWords e o Google Analytics. Se você ainda não tem o Google Analytics, isso será configurado automaticamente quando você configurar uma conta do Google Optimizer.

O teste vai lhe dar uma melhor compreensão do que os visitantes são atraídos e o que eles não são. Você pode usar esses dados para criar páginas de destino com melhor desempenho. Afinal, o que você acha que pode ser uma ótima landing page, pode não ser!

Entendendo o funcionamento do Google Website Optimizer

O Google Website Optimizer permite que você configure testes de divisão e testes multivariáveis ​​para avaliar o impacto de diferentes designs de páginas de destino em suas campanhas do Google AdWords. A implementação do Google Website Optimizer exige a inclusão de algum código nas páginas incluídas no seu teste.

A primeira (e mais importante) etapa na utilização da ferramenta é, obviamente, a criação de várias versões da sua página de destino para teste. A maior parte deste post se concentrará na mecânica de usar a ferramenta para testar o criativo que você criou, mas obviamente não há um valor real em uma ferramenta para testar as variações da página de destino se as variações em si não forem bem pensadas e valiosas.

Depois de ter suas variações, a configuração de um teste do Google Optimizer de website é bastante simples. Abra-o e clique em

  • Criar um novo experimento
  • Experiências do Google Website Optimizer
  • Em seguida, você será solicitado a escolher entre um teste de divisão e um teste multivariado:

Experiência A / B

O tipo de teste que você deseja configurar depende de vários fatores, mas para a maioria das contas do Google AdWords de pequeno a médio porte, uma consideração importante será a quantidade de tráfego que você está enviando para a página: se você não estiver fazendo uma grande quantidade do volume de PPC, provavelmente será muito difícil obter significância estatística com um teste multivariado. Vamos percorrer a configuração de um teste A / B.

Primeiro você simplesmente insere os seguintes dados:

  • Nomeie sua experiência. Escolha algo claro que seja fácil de lembrar e identifique para as pessoas que são novas no teste.
  • Identifique a página original (a página na qual você está apontando anúncios) e a variação (o teste que você deseja configurar).
  • Identificar a página de conversão – Normalmente, essa é a página de agradecimento que é exibida depois que o usuário conclui a ação que deseja concluir (preencher um formulário, fazer uma compra etc.).
  • Configuração da experiência
  • Você receberá o código para instalar no seu site. Você pode selecionar o “Seu webmaster instalará e validará tags JavaScript” e obter um URL com instruções para o seu recurso técnico para instalar o código nas páginas apropriadas, mas se você tiver acesso às páginas CMS ou HTML que deseja usar no teste, não é tão difícil obter o código e instalá-lo no seu site:

Código do Google Website Optimizer

Se você optar por fazer isso sozinho, receberá instruções muito específicas sobre onde instalar o código no código-fonte do seu website. Você também pode validar se o código está instalado corretamente em suas páginas antes de passar desta etapa:

Por fim, você poderá acompanhar o andamento de seus testes no painel do Google Website Optimizer e até detalhar o detalhamento diário do desempenho do teste ao longo do tempo. Depois de ativar seu teste, o Google Website Optimizer não apenas acompanhará o progresso, mas também informará quando um dos seus testes atingir a significância estatística e indicará o “vencedor”.

Existem muitas opções de software de página de destino diferentes que oferecem conjuntos de recursos variados e vantagens e desvantagens em termos de facilidade de integração, e se você estiver procurando por itens como GUIs mais fáceis de usar, modelos pré-projetados para páginas de destino, e opções de teste mais avançadas, algumas das opções pagas abaixo podem ser mais adequadas:

  • Desvincular
  • Ion Interativo
  • Visual Website Optimizer
  • Teste Omniture e Alvo

Mas, para muitos anunciantes, o Google Website Optimizer é uma ferramenta gratuita muito útil para o lançamento de testes de página de destino.

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