O orçamento de site completo considera inúmeros fatores. Se você está buscando uma empresa que seja especializada no serviço é importante verificar quais são os serviços que estão inclusos dentro do pacote oferecido. Mesmo que cada empresa possua uma metodologia de trabalho diferente, todas partem do mesmo princípio, que é o entendimento da necessidade e dos anseios do seu cliente.

Cada cliente possui um objetivo diferente, alguns podem querer uma página para apresentar os serviços da empresa, outros apenas para fins de portfólio, outros desejam um site mais completo com um e-commerce e/ou blog.

A partir do momento em que você conseguiu entender a necessidade do cliente, chegou o momento de planejar o site, baseado no levantamento inicial realizado com as informações fornecidas pelo próprio cliente. As funcionalidades, necessidades entre outros serão decididos no momento do planejamento.

No momento do planejamento do site é que são levadas em consideração o tempo e os recursos que serão gastos para a construção de um determinado item. Para que seja possível estabelecer um orçamento de site. A tendência do mercado para os sites é que eles sejam mais “limpos”, ou seja, apenas com as informações relevantes. Mas ainda sim, existem clientes que desejam ter vídeos, músicas, links importantes que estão em seu site, por isso é importante o planejamento.

Entendendo a necessidade do cliente e como será a utilização do site

Para que o orçamento de site seja realizado da forma correta, ter a apresentação de uma ideia não é o suficiente para realizar o desenvolvimento. Pense na seguinte situação: O cliente deseja a criação de um site para uma empresa que atua com consultoria e gestão de projetos, e deseja um site para divulgação dos seus serviços.

Na hora de detalhar um pouco mais o projeto, o cliente informa que o site precisa ter uma área restrita com login e senha para que seus clientes possam acompanhar o status dos seus projetos de forma online, realizar alteração de cronograma entre outros. Nesse caso, o orçamento de site para um que seja direcionado apenas para divulgação ficaria longe da realidade, por isso é importante que todos os detalhes sejam levantados.

Para que seja possível solicitar um orçamento de site é interessante que o cliente já chegue com a ideia formada, com todos os detalhes que serão necessários, para que seja possível atender a todas as expectativas. Quanto maior for o número de detalhes que forem fornecidos, melhor será o entendimento do que realmente é necessário.

Como descobrir os itens que seu site precisa ter?

Essa é uma pergunta que costuma deixar todo mundo preocupado, pois normalmente existe a ideia do site, mas não se sabe ao certo tudo que será necessário para atender a uma determinada demanda. Por isso antes de solicitar o orçamento de site, siga os 3 passos a seguir:

  1. Identifique qual o objetivo do seu site: De acordo com a sua necessidade, pense se ele será utilizado apenas para divulgação de produtos/serviços ou terá vendas também.
  2. Detalhe os processos que são necessários em seu site: Detalhe todas as funcionalidades necessárias, como uma área restrita, geração de relatórios, carrinho de compras, blog, entre outros.
  3. Imagine como seria o layout final: Utilize algum site que o layout seja semelhante ao resultado que espera para o seu site, dessa forma você consegue passar uma ideal real do que realmente deseja.

Orçamento de site: Objetivos

Existem alguns tipos de sites que são procurados por quem está em busca de um orçamento de site, como:

  • Divulgação: Sites institucionais ou portfólio, que não necessitam de um sistema que seja mais elaborado. O objetivo é conseguir representatividade no ambiente virtual, para que possíveis clientes consigam encontra-lo e entrar em contato, em caso de interesse.
  • Divulgação + Espaço Restrito: Sites institucionais que necessitam de um sistema para que possam realizar algum tipo de interação com seus clientes, como o caso da consultoria de projetos que citamos anteriormente, para que cada cliente possua seu próprio espaço, com permissões especificas para funcionários específicos realizarem a gestão.
  • E-commerce: Sites que são especializados em vendas online, onde é necessário um espaço restrito para que cada cliente possua um local para as suas compras, além disso, é necessário um pequeno sistema de gestão de estoque, integração com meios de pagamentos digitais, como pag seguro ou mercado pago e ainda integração com a plataforma dos correios, para geração dos valores de frete e acompanhamento da entrega.

Lembrando que existem clientes que necessitam de uma combinação de objetivos, já que eles podem querer divulgar e vender seus serviços/produtos, por exemplo.

Orçamento de site: Desenho do processo

Após estabelecer o objetivo do site, pense em quais as ferramentas que poderão ser utilizadas para que você consiga o seu objetivo. Confira alguns itens que podem te ajudar a seguir:

  • Páginas
    • Quem somos
    • Produtos/serviços
    • Especificação de produtos/serviços
    • Notícias sobre o segmento em questão
    • Localização (maps)
    • Formulário para contato
    • Newsletter
    • Redes sociais
    • Entre outros

Tenha em mente que quanto maior for o número de links que forem solicitados, maior será o tempo que deve ser empregado na criação, logo o orçamento de site terá um valor um pouco mais alto. Por isso, é importante que você foque naquilo que realmente for necessário para sua empresa.

Se você não trabalha com produtos, apenas com serviços, não existe a necessidade de criar uma página de produtos, basta inserir um detalhamento dos serviços oferecidos. Se você não possui um escritório físico, não precisa incluir a localização.

No seu projeto foi discriminada a necessidade de um espaço restrito, você precisa entender o que realmente é necessário dentro desse espaço. Quem realizará o acesso? Como será a questão de alterações? Haverá limitação de acesso? É viável para o modelo planejado?

Todas essas informações são importantes para que a sua área restrita seja criada baseada nas suas necessidades reais, existem muitas funcionalidades que podem ser incluídas, a questão é se você realmente precisa delas.  Para casos que não sejam e-commerces, se faça as seguintes perguntas para que seja possível incluir no desenho do seu site:

  • Quantidade de pessoas (perfis) que terão acesso ao espaço?
  • Quais são as permissões para cada um dos perfis de acesso?
  • Quantos administradores?
  • Terá interação? Será por troca de mensagens?

Se for um espaço restrito de acesso para o cliente:

  • Como será a configuração do seu perfil? Dados cadastrais, senhas?
  • Ele pode solicitar serviços?
  • Terá acesso para alteração de um serviço solicitado?
  • Quais são as telas que serão permitidas para acesso?

Para e-commerces o desenho precisa ser um pouco diferente:

  • Visão dos produtos cadastrados
  • Visão dos produtos que possuem algum tipo de relação
  • Controle de entrega
  • Controle de estoque
  • Produtos customizados
  • Venda de pacotes
  • Frete
  • Meios de pagamento
  • Geração de boleto
  • Relatórios para acompanhamento (compras, vendas, estoque, devolução, entre outros)
  • Controle de devoluções
  • Área restrita
  • Cadastro do cliente
  • Fidelização
  • Promoções

Essas apenas algumas das funcionalidades que podem ser incluídas em uma loja virtual, onde em um orçamento de site, todos os itens serão detalhados para constar na proposta final.

Layout: Entendendo como será a cara do seu site

Essa é a etapa final do planejamento do seu site. A visualização é um ponto muito importante, pois faz parte da experiência do usuário no site, o que interfere diretamente se ele voltará ao seu site, ou se será a primeira e a única visita.

Além da questão visual, com um layout atraente, moderno e bem atualizado, direcionado para o público-alvo (pessoas mais jovens, estilo alternativo, clássico, entre outros), é importante se preocupar com alguns detalhes, como:

  • Usabilidade;
  • Navegabilidade;
  • Cores;
  • Efeitos;
  • Tamanho da fonte;

Um site com cores fortes podem causar desconforto para alguns usuários, já uma fonte muito pequena pode fazer com que o usuário não consiga ler e desista da visita, ou efeitos excessivos pode deixar o site mais lento e menos usual.

Sites com uma navegabilidade ruim, com menus confusos ou escondidos, fazem com que o usuário perca o interesse em continuar a visita, e todos esses pontos são levados em consideração no momento da finalização do layout.

Aproveite para conhecer nossos serviços. Clique aqui para entrar em contato.

5.00 avg. rating (100% score) - 3 votes

Uma opinião sobre “Orçamento de Site: Guia completo explicando tudo que você precisa saber!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *