Medir a audiência do seu site é uma das formas mais eficientes de saber se suas estratégias de marketing digital estão entregando os resultados esperados.
Tenha em mente que medir a audiência do seu site não se resume a verificar o número de visitas diárias que recebe.
Apesar de ser um indicativo importante, é preciso medir, também, o tempo que cada visitante dispende no seu site.
Quanto maior for a duração da navegação no seu site, mas relevante seu conteúdo é para o seu visitante. Consequentemente, mais qualificado ele é e maior a possibilidade de conversão.
Por esse motivo, esse tipo de resultado é uma maneira de ajustar o seu conteúdo a fim de medir o comportamento do tráfego do site. Porém, é, também, uma forma de ajustar seu conteúdo.
O que analisar ao medir a audiência do site
Há alguns fatores que serão analisados durante a medição de audiência de um site.
- Hits: corresponde ao carregamento de cada arquivo pelo navegador. Cada elemento da página equivale a um hit, portanto, se a página contém uma imagem, ela terá um hit.
- Pageview (visualização de página): corresponde ao carregamento completo de uma página após um clique. Por esse motivo, quanto mais rápido for o carregamento, mais qualificado é o pageview.
- Quando um usuário continua navegando pelo site após o pageview, é considerado uma sessão. Quanto maior a duração da sessão, mais relevante seu conteúdo.
- O número de visitas que um site recebe se contabiliza com o número de computadores que o acessaram durante um período de tempo. Esse período pode ser diário, semanal, mensal, quinzenal, etc.
- Dentro do número de visitas, há o visitante único. Um mesmo visitante pode acessar uma ou várias páginas de um mesmo site várias vezes ao dia. Sendo assim, sua visita é contabilizada a cada 24 horas.
Medir a audiência do seu site e a qualificação dos visitantes
Hoje vamos falar de dois tipos de medições importantes para aumentar suas conversões: medir a audiência do seu site e a qualificação dos visitantes que chegam até ele.
Esses dois índices, juntos, indicam a eficiência do seu site.
Medindo a audiência do seu site e qualificando o tráfego
A maneira mais eficiente de medir a audiência de um site é com o auxílio de um consultor de marketing digital. Ele dispõe de três maneiras para entregar esse resultado:
- Desenvolver um sistema de estatística que armazena informações valiosas sobre o visitante cada vez que ele acessa ou navega pelas páginas do seu site. Tais informações podem ser utilizadas para direcionamento de conteúdo.
- Utilização de um serviço especializado em medir audiência por meio da inserção de um comando no código do site. Esse comando não apenas mede o tráfego de visitantes, mas também recolhe dados importantes destes. Esse tipo de serviço geralmente é atualizado conforme o navegador utilizado.
- A utilização de uma ferramenta própria para a exploração de arquivos de um servidor que analisa informações diárias das atividades e crie um gráfico de visitas do site.
Medir a audiência do seu site é um fator relevante para converter visitantes em clientes e, por isso, deve ser feita por alguém que sabe o que está fazendo. Somente dessa forma se torna um índice importante e valioso.