medir a audiência do seu siteMedir a audiência do seu site é uma das formas mais eficientes de saber se suas estratégias de marketing digital estão entregando os resultados esperados.

Tenha em mente que medir a audiência do seu site não se resume a verificar o número de visitas diárias que recebe.

Apesar de ser um indicativo importante, é preciso medir, também, o tempo que cada visitante dispende no seu site.

Quanto maior for a duração da navegação no seu site, mas relevante seu conteúdo é para o seu visitante. Consequentemente, mais qualificado ele é e maior a possibilidade de conversão.

Por esse motivo, esse tipo de resultado é uma maneira de ajustar o seu conteúdo a fim de medir o comportamento do tráfego do site. Porém, é, também, uma forma de ajustar seu conteúdo.

O que analisar ao medir a audiência do site

medir a audiência do seu siteHá alguns fatores que serão analisados durante a medição de audiência de um site.

  • Hits: corresponde ao carregamento de cada arquivo pelo navegador. Cada elemento da página equivale a um hit, portanto, se a página contém uma imagem, ela terá um hit.
  • Pageview (visualização de página): corresponde ao carregamento completo de uma página após um clique. Por esse motivo, quanto mais rápido for o carregamento, mais qualificado é o pageview.
  • Quando um usuário continua navegando pelo site após o pageview, é considerado uma sessão. Quanto maior a duração da sessão, mais relevante seu conteúdo.
  • O número de visitas que um site recebe se contabiliza com o número de computadores que o acessaram durante um período de tempo. Esse período pode ser diário, semanal, mensal, quinzenal, etc.
  • Dentro do número de visitas, há o visitante único. Um mesmo visitante pode acessar uma ou várias páginas de um mesmo site várias vezes ao dia. Sendo assim, sua visita é contabilizada a cada 24 horas.

Medir a audiência do seu site e a qualificação dos visitantes

medir a audiência do seu siteHoje vamos falar de dois tipos de medições importantes para aumentar suas conversões: medir a audiência do seu site e a qualificação dos visitantes que chegam até ele.

Esses dois índices, juntos, indicam a eficiência do seu site.

Medindo a audiência do seu site e qualificando o tráfego

A maneira mais eficiente de medir a audiência de um site é com o auxílio de um consultor de marketing digital. Ele dispõe de três maneiras para entregar esse resultado:

  1. Desenvolver um sistema de estatística que armazena informações valiosas sobre o visitante cada vez que ele acessa ou navega pelas páginas do seu site. Tais informações podem ser utilizadas para direcionamento de conteúdo.
  2. Utilização de um serviço especializado em medir audiência por meio da inserção de um comando no código do site. Esse comando não apenas mede o tráfego de visitantes, mas também recolhe dados importantes destes. Esse tipo de serviço geralmente é atualizado conforme o navegador utilizado.
  3. A utilização de uma ferramenta própria para a exploração de arquivos de um servidor que analisa informações diárias das atividades e crie um gráfico de visitas do site.

 

Medir a audiência do seu site é um fator relevante para converter visitantes em clientes e, por isso, deve ser feita por alguém que sabe o que está fazendo. Somente dessa forma se torna um índice importante e valioso.

5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *