Como divulgar meu site e obter melhores retornos? Muitas empresas estão buscando no meio digital uma forma de encontrar mais clientes para seus negócios e, por isso, essa pergunta é muito comum, afinal de contas, encontrar oportunidades na internet pode ser uma boa estratégia para vender mais.

Para começar a divulgação online as empresas têm utilizado seus sites para alavancar vendas. Mas, como em qualquer negócio, muitas não conseguem adotar estratégias eficientes para conquistar novos clientes e acabam se frustando o mercado digital.

Pensando nestas dificuldades, listamos uma sequência de estratégias que poderão ser usadas para melhorar a divulgação do seu site.

Internet webUm site não vende sozinho. Sem atualizações constantes, será apenas mais um entre vários. Assim, após o desenvolvimento do site e sua publicação em um servidor, é preciso criar estratégias para divulgá-lo.

As empresas, muitas vezes, esperam resultados apenas publicando um site na internet e não percebem que as pessoas precisam encontrá-lo. E, para que isso aconteça, vai depender muito de quais ações você utilizará para que o site seja encontrado.

 

Como divulgar meu site usando a otimização para mecanismos de busca (SEO)

A estratégia mais econômica de aumentar a quantidade de visitas está, em geral, na classificação do site nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Portanto, saber como classificar o site para determinadas palavras-chave na busca orgânica é, hoje em dia, a principal estratégia que vários proprietários de sites vêm executando.

Os mecanismos de busca enviam diariamente robôs, chamado “spiders”, para indexar o conteúdo de sites. A ideia aqui é fazer com que os spiders encontrem facilmente o conteúdo do seu site. O princípio de qualquer busca feita pelo usuário é usar uma palavra-chave pontual para encontrar algo. Você precisa descobrir quais palavras-chave possuem mais relevância para seu negócio.

O ideal é manter uma palavra-chave foco para cada página, um título distinto com a palavra-chave e uma “Meta tag” descrição, também com palavras-chave relevantes. Se você implementar estes três pontos, você já estará no caminho para melhorar o seu ranque nos mecanismos de busca.

urlOutra dica é usar palavras descritivas, ou a palavra-chave pontual usada no texto, na criação de URL (Uniform Resource Locator, em português: Localizador Padrão de Recursos, que basicamente é o endereço da página do site) para cada página do site. Isso significa que, em vez de ter um endereço convencional de página chamado http://meudominio.com/1235861.html, você pode incrementá-lo, por exemplo, para http://meudominio.com/palavra-chave-relevante.html.

Desta forma, se você tem um e-commerce e está vendendo camisetas azuis, a URL da página poderia ser escrita desta forma http://meudominio.com/camiseta-azul.html. Isso ajuda os mecanismos de busca a classificar sua página para a palavra-chave camiseta azul. A reescrita do endereço das páginas faz mais sentido do que apresentar apenas números e letras na URL.

O segredo fundamental de um bom SEO (do inglês, Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca ) é verificar se a maioria do conteúdo de cada página é exclusivo.

Evite copiar conteúdo de outros sites, ou criar páginas com conteúdo repetido. Cada página terá sua relevância na busca se o conteúdo for importante para o usuário. Produza conteúdo rico em fotos, vídeos, e informações relevantes, assim você será recompensado pelos buscadores.

 

Como divulgar meu site em mapas e buscas locais

Mapas e Busca LocalNos mecanismos de busca é possível promover sua empresa apenas pela localidade. Isso é muito importante para empresas que têm interesse em encontrar clientes apenas na região de sua abrangência.

Por exemplo, usuários de buscas que estejam pesquisando por serviços de encanador, reparos em geral ou buffet dentro da cidade de São Paulo, podem encontrar as empresas mais próximas de sua localização através dos mecanismos de buscas.

Os buscadores geralmente apresentam mapas com algumas empresas e sua localização. Para fazer um cadastro de sua empresa, neste tipo de segmento de busca, acesse o Google Meu NegócioYahoo! Local e  Bing Place para empresas.

No resultado da busca é possível incluir informações da empresa, o mapa de localização, imagens, vídeos e descrição de produtos e serviços, telefones, horário de atendimento, formas de pagamento aceitas, depoimentos de clientes, entre outros.

 

Links de sites externos para o seu website (Backlinks)

Sempre é bom apostar em estratégias favorecendo o surgimento de links gerados organicamente pelos visitantes quando pensar ‘como divulgar meu site’. Eles podem gostar de seu conteúdo e publicar links em outro sites apontando para a página do seu site. Isso ajuda muito na classificação do site nas buscas, pois é o principal fator de ranqueamento para mecanismos de buscas.

No entanto, convém lembrar que proprietários de sites que tentam manipular a busca publicando links externos que apontem para seus sites de forma automática e sem nenhum critério, começaram a ser punidos pelo Google e similares, que os retira da busca.

Com as frequentes punições se criou uma falsa ideia de que ter links signifique que um site pode ser punido pelos buscadores. Para evitar isso, você pode fazer sua construção de links tendo como base os seguintes princípios:

  • Busque sempre links de qualidade para seu negócio, links naturais, ou seja, gerados espontaneamente por visitantes, são os mais indicados;
  • O conteúdo é muito importante, tenha sempre um conteúdo atualizado. Se você usa estratégias de releases para conseguir links de outros sites, empregue conteúdo de qualidade para que os outros sites publiquem seu texto;
  • Encontre sites especializados no seu assunto para fazer publicações. Conteúdo relacionado ao seu site gera muito mais relevância.

Perceba que desta forma você está buscando a qualidade dos links, ao invés de quantidade. Um link de qualidade com assunto relacionado ao seu site pode valer mais que vários links em sites com conteúdo difuso.

Links de QualidadeLinks em fóruns, comentários e grupos de discussão são frequentemente usados para gerar links automáticos, pela sua facilidade em publicar conteúdo. Mas, estes links se tornam bastante polêmicos, uma vez que a relevância deles nos sites pouco influencia na busca.

Ainda assim, para o marketing digital, a qualificação do tráfego é muito importante, pois as empresas buscam clientes e não somente visitantes. Por isso, busque fóruns, comentários e grupos de discussão que possuam conteúdo relacionado ao interesse da empresa.

Publique seu link, tentando fazer interações com as pessoas. Neste sentido, é o trafego de visitas qualificado que você estará buscando e não a relevância nos mecanismos de buscas.

Duas observações se fazem oportunas:

  • Quando você publicar os links nestes sites, não faça “spam” publicando comentários sem coerência.
  • Entenda o que está sendo discutido e comente algo que possa contribuir para discussão. Verifique se a publicação do link é “Nofollow”, porque este tipo de link é, geralmente, gerado automaticamente por estes sites. Isso vai ajudá-lo a não ter problemas com os buscadores, com punições pelos links criados. No navegador Chrome é possível instalar um plugin para identificar link “Nofollow”.

 

Mídias Sociais

As mídias sociais devem estar no topo de sua lista de estratégias quando pensar em ‘como divulgar meu site’, pois são locais em que muitos internautas passam a maior parte do seu tempo online. Conectar seu conteúdo para seus perfis nas redes sociais é uma ótima estratégia para colocar o seu negócio em destaque para o público-alvo, além de uma oportunidade fantástica para ganhar “backlinks” (Links de entrada) de qualidade.

Mecanismos de busca Spider vasculham esses sites à procura de links novos e relevantes. Normalmente você pode colocar um link para o seu site no seu perfil, mas o maior ganho vem quando outras pessoas mencionam sua empresa (o que gera tráfego de visitas para o seu site).

Mídias SociaisAlgumas das melhores comunidades online para as empresas são o Facebook,  LinkedIn,  Twitter, Youtube, Pinterest e Instagram.

Além disso, você pode participar de comunidade “bookmarking social” em que os membros compartilham entre si informações sobre sites, artigos ou notícias de que eles gostam (ou não gostam). Estes incluem Digg, Delicioso, StumbleUpon e  Google Bookmarks.

 

E-mail Marketing

E-mail MarketingApós a publicação de um número razoável de artigos no seu site, é hora de utilizar a ferramenta de e-mail marketing.

Busque no banco de dados da sua empresa e-mails de clientes e os convide a visitar o site ou envie conteúdo relevante para eles. Você pode usar a estratégia de enviar e-mails para todos integrantes da sua listagem e manter uma frequência de envio a cada três meses.

Mande um boletim semanal por e-mail para os membros do site registrados e ofereça dicas e notícias relacionadas da sua empresa com links para seu site.

Mas, atenção! Não faça spam. Não envie e-mails em massa sem a permissão das pessoas com quem você não tem nenhuma relação. Sempre tenha uma opção para que a pessoa possa se ‘descadastrar’ de sua lista. Esta é uma boa prática, recomendada por vários serviços de e-mails.

Não tente comprar listas de e-mails. Use outras estratégias para conseguir a permissão das pessoas para enviar e-mails. No site, você pode oferecer uma recompensa para quem cadastra o e-mail em um formulário. A recompensa pode ser um e-book (livro digital), um vídeo aula, uma áudio-aula, algo que desperte o interesse de seu visitante.

As promoções de produtos e serviços enviados por e-mail devem ser bem planejadas, com foco no cliente. Separe uma lista específica de potenciais clientes e ofereça um crédito para a compra de qualquer produto no seu site.

Gaste um tempo olhando seus e-mails, bem como o conteúdo que será enviado. Você quer oferecer valor aos seus clientes e não spam.

 

Links patrocinados

Toda vez que pensar “como divulgar meu site”, pense em links patrocinados. Essa estratégia é uma ótima forma de conseguir tráfego de visitas instantaneamente. Dependendo do site, você pode pagar muito pouco para conseguir muitos visitantes. Os tipos de Links patrocinados são:

Links PatrocinadosPalavra-chave – Os anúncios são veiculados nos resultados de pesquisas de buscadores. Os links patrocinados do Google podem ser um bom exemplo;

Por assunto – Os anúncios são associados com o tema da página em que estão sendo veiculados. Por exemplo, um site especializado em carros, o sistema de anúncios, mostrará apenas anúncios relacionados ‘a carros’ para os visitantes;

Por perfil – O anúncio é determinado pelo perfil do seu público-alvo de acordo com o sexo, idade e localização geográfica. Serviços de e-mail, como Gmail, Yahoo e-mail e outros, utilizam esta estratégia de anúncios.

A Publicidade é vendida em uma destas três condições:

(1) CPM (custo por mil visualizações), opção tradicional,

(2) Custo por Clique (CPC) e

(3) o Pagamento por Ação (PPA) ou Custo por Aquisição (CPA).

O CPM será cobrado para cada mil visualizações de seu anúncio. Já o CPC, que é o mais usado, é cobrando apenas quando o visitante clica em seu anúncio. E, no caso de PPA ou CPA, o anunciante pagará por cada ação específica, ou seja, uma ação que pode ser uma visualização de página do seu site, um clique no botão de envio de um formulário (contato, formulário de newsletter, registro de inscrição, cadastro de e-mails etc.) ou venda de produtos e serviços.

Links PatrocinadosPara efeito de ilustração, as empresas que oferecem links patrocinados são AdWords do Google (https://adwords.google.com/), Facebook Ads (https://www.facebook.com/business/products/ads), Bing ads (http://advertise.bingads.microsoft.com/) que também gerencia os anúncios do Yahoo, Buscapé (http://negocios.buscapecompany.com.br/), além dos grandes portais como Terra (http://ads.terra.com.br/) Uol (http://publicidade.uol.com.br/), Globo (http://anuncie.globo.com/redeglobo/) e outros.

Todas estas empresas de links patrocinados podem trazer bons resultados, mas para saber qual a melhor para você, é preciso calcular é o retorno de investimento (ROI) e o que você conseguirá alcançar com o patrocínio.

O ROI é calculado baseado na seguinte fórmula:  ROI = (retorno – investimento)/investimento.

Em nosso exemplo, vamos supor que um produto tenha custo de produção de R$ 90,00, sendo o valor de venda de R$ 180,00. Imagine que seus custos do link patrocinado sejam de R$ 1.500,00, sendo que a campanha tenha gerado 300 conversões em compras de produtos no site.

Para encontrar o valor do Retorno, calcule: (Conversões x valor de venda) 300 x R$ 180,00 = R$ 54.000,00. Para o calculo do investimento, aplique o seguinte cálculo: ( custo total de produção + link patrocinado ) R$ 90,00 x 300 + R$ 1.500,00 =  R$ 28.500,00. 

Desta forma, o cálculo do ROI ficará assim:

ROI = (R$ 54.000,00 – R$ 28.500,00) / R$ 28.500,00

ROI =  R$ 49.800,00 / R$ 28.500,00

ROI = 1,74

1,74 * 100 = 174%.

Nesse exemplo, você apresenta um retorno de investimento de 174%, o que significa que, para cada R$ 1,00 gasto, você recupera R$ 2,74.

 

Estratégia do marketing “físico” para o virtual

Marketing rádio tv impressosNeste ítem, inclua o endereço do site em artigos de papelaria, cartões, informativos impressos e panfletos, certificando-se de que todo o material impresso tenha o endereço do site digitado corretamente.

Há a alternativa dos anúncios de classificados em contracapas de revistas estritamente direcionados ao público-alvo ou informativos periódicos que, muitas vezes, podem ser mais eficazes e menos dispendiosos do que a publicidade online. Considere igualmente outras mídias tradicionais para conduzir as pessoas ao seu site, tais como mala direta, anúncios, cartões postais, radio, TV etc.

 

Conclusão

Certamente o assunto sobre ‘como divulgar meu site’ ainda não foi esgotado, mas os itens abordados neste artigo irão ajudá-lo a ter um norte para começar a melhorar a visibilidade de seu negócio.

Para começar, escolha as estratégias mais apropriadas para a sua empresa. Procure fazer um checklist de todas as ações que você precisará para alcançar seus resultados. O segredo do Marketing Digital é a produção de conteúdo, pois todas as estratégias são ligadas ao conteúdo que será publicado no site. É o caso de SEO, Links externos (Backlinks), Mídias Sociais, Links patrocinados, etc.

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