inteligência artificialA inteligência artificial já tem surgido com mais força desde o final de 2016. No entanto, espera-se que o ano novo traga, também, uma nova onda de fortalecimento da internet das coisas. O que estamos prestes a viver é uma era em que as máquinas são capazes de aprender e de interagir com os humanos.

Mas o que isso significa para o marketing?

Desde a chegada de métodos mais sofisticados de mensuração até a entrega de uma experiência de consumo nunca antes imaginada, a inteligência artificial e a capacidade de aprendizado das máquinas estão elevando o patamar do que o marketing pode fazer para estreitar laços entre empresas e seus clientes.

Enquanto algumas empresas ainda estão na dúvida se devem ou não aderir ao marketing digital, outras já estão se preparando para dar mais um passo rumo a máxima experiência de uso com a Inteligência artificial e o aprendizado das máquinas.

E a sua empresa? Está se preparando para o quê?

Inteligência artificial: o que esperar em 2018?

Veja abaixo o que o cenário tecnológico reserva para o próximo ano e comece a se planejar para alinhar suas estratégias de marketing.

Reconhecimento facial nas mídias sociais

inteligência artificialHoje, graças ao Big Data, já se conhece o poder que a mídia visual possui para gerar engajamento nas redes sociais.

Só para se ter uma ideia da importância da mídia visual, no Facebook, os posts que contêm imagens possuem duas vezes mais chances de receberem algum tipo de ação: curtida, reação, compartilhamento ou comentário.

Dessa forma, o grande desafio para as empresas que desejam abocanhar uma fatia do público que está na rede social é implantar estratégias de marketing digital que atraiam engajamento por meio do recurso visual mais atraente: fotos, vídeos, gifs, memes, dentre outros.

Para as equipes de marketing, essas mídias visuais trazem informações essenciais sobre o comportamento e preferência dos consumidores. Dessa forma, a inteligência artificial chega oferecendo ferramentas para procurar mídias que acompanhem os dados levantados pela atividade de cada público-alvo na rede.

O potencial de uma campanha bem focado é de impressionante e os resultados certamente serão recompensadores.

Interatividade com clientes mediada por máquinas

Enquanto as empresas trabalham arduamente para entregar um conteúdo relevante e conseguir estabelecer uma relação mais próxima com seu público, o aprendizado das máquinas chegou trazendo recursos para que as interatividades sejam muito mais focadas nos clientes.

Essa tecnologia tornará mais fácil descobrir quais os tópicos que os clientes de cada segmento procuram e se interessam, emponderando a entrega de conteúdo relevante para cada nicho.

Experiência de consumo personalizada

inteligência artificialÉ possível direcionar as estratégias de marketing de modo que alcancem em cheio seu público alvo. Porém, a partir de 2018, as estratégias se tornarão ainda mais específicas com a ajuda da inteligência artificial.

 

Por meio de notificações, sugestões de conteúdos e e-mails marketing, as interações e campanhas serão muito mais personalizadas e as experiências online de cada indivíduo potencializadas de uma maneira como se fosse feita sob medida.

Se a sua empresa ainda não está seguindo pelo caminho desenhado pela tecnologia, está na hora de rever seus conceitos. Saiba mais sobre inteligência artificial e a internet das coisas.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *