medir acessos no site google analytics

O Google Analytics é uma das formas que pode ser utilizada para medição de acessos ao site, já que é cada vez mais comum que empresas e prestadores de serviços utilizem sites e redes sociais para se aproximar de seu público-alvo, buscando se inserir nos locais em que seus consumidores ou consumidores em potencial se encontram.

Nestas redes e sites é possível que a empresa se comunique com seu público, a fim de retirar dúvidas ou resolver eventuais problemas de seu site, realize promoções voltadas à divulgação da marca, realize venda e feche contratos e, ainda, apresente produtos que tenham preço especial ou forma diferenciada de pagamento quando adquiridos de maneira online.

Aplicação do Google Analytics no marketing digital

Para saber se sua estratégia de divulgação no universo online, o chamado marketing digital, está dando os resultados desejados, bem como que a sua comunicação com seu público tenha se dado com efetividade, estão disponíveis ferramentas para promoção da colheita de dados e apresentação deles na forma de estatística de acessos e de conversões, ou seja, de campanhas ou divulgações que se converteram em cliques relacionados à aquisição do produto, serviço, ou comunicação com a empresa ou profissional.

O conhecimento de quantos acessos um site ou página de rede social possui mensalmente junto aos dados de conversão, somados a outras informações referentes ao tempo que cada usuário dedicou no seu site permite que você aprofunde seus conhecimentos em relação ao gosto e à expectativa de seu público alvo, além de ajudar, obviamente, na própria análise da qualidade dos serviços ou produtos e do atendimento prestado.

Com estas informações em mãos é possível você analisar, então, quais estratégias tem se mostrado frutíferas e atraindo os resultados esperados, e quais não tem alcançado estes objetivos, de forma que é possível alterá-las ou mesmo substituí-las por novas estratégias.

Dentre as ferramentas disponíveis para medir os acessos no site está o Google Analytics, que corresponde a uma das melhores ferramentas que se dedicam a mensurar os dados de um site. O melhor de tudo? Ele é gratuito e efetivo.

Google Analytics: Como funciona?

O Google superou há muito o seu status de maior site de buscas mundial, pois hoje soma a esta alcunha e função várias outras ferramentas oferecidas que se mostram extremamente efetivas em outras áreas condizentes à internet, como é o caso do Google Analytics, que oferece mais de quinhentos tipos de métricas, uma série de relatórios com dados importantes sobre os acessos em seu site e o controle sobre seu conteúdo de forma mais rígida.

A seguir iremos apresentar alguns dos importantes dados colhidos pelo Google Analytics e que poderão lhe auxiliar no aumento de suas vendas e de interação com seu público.

Número de visitantes

A contagem de número de visitantes se dá realmente de um a um, ou seja, todo usuário que visitar seu site será contabilizado e figurará nos relatórios. Entretanto, uma vez que ele pode adentrar na sua página online várias vezes em um determinado período de tempo, o Google Analytics oferece relatórios diferenciados.

Entendendo o conceito de hit

Cada vez que houver um acesso no seu site, inicia-se o que chamamos de hit, que irá colher dados do IP do visitante, data e hora deste acesso, nome da página e sua URL (que podem variar dependendo a origem do seu acesso, se por meio de rede social ou diretamente pelo Google, por exemplo), e a versão do navegador.

Ao se gerar o primeiro hit é iniciado o que chamamos de sessão, que somente será encerrada quando o usuário passar trinta minutos sem realizar qualquer interação no site (cliques), se nesse meio tempo for ultrapassado o horário da meia noite, quando o usuário navega em subdomínios diferentes dentro de um mesmo site.

Entendendo o conceito de sessão

Uma sessão pode corresponder, portanto, a vários hits dentro de um espaço de tempo. O encerramento da sessão pela ausência de interação no tempo médio de trinta minutos se dá pelo fato de que o Google Analytics analisa este comportamento como uma rejeição à página ou ao conteúdo. Outra situação que gera dados de rejeição é quando o usuário adentrou ao site sem interagir com qualquer outra página ou link ali presente. A rejeição auxilia na análise da atratividade de seu site, na facilidade de interação oferecida à clientela, entre outros.

Por fim, ainda há a análise o tempo em que cada usuário permanece na página e a duração da sessão. Ela não corresponde ao tempo em que a página permaneceu aberta na tela do celular ou do computador do usuário, mas em quanto tempo ele realizou ações dentro desta página após adentrá-la.

Assim, caso o usuário tenha clicado em alguma sessão e interagido com o site, este tempo será contabilizado como ativo; agora, caso ele tão somente tenha clicado no site e ali não tenha feito qualquer interação, sendo fechada a tela na sequência, é considerado como rejeição. Por outro lado, o tempo contabilizado corresponde à abertura da página até o último clique ou interação.

Como funciona a ferramenta do Google?

O Google Analytics atua por meio da instalação de um código no seu site que será responsável pela coleta de dados dos usuários que o visitaram e gerar relatórios. Assim, é possível se colher dados concernentes ao número diário de visitas que seu site recebe, dados demográficos sobre os visitantes (como região mundial e nacional em que vivem), como estes usuários chegaram ao seu site.

Assim, todas as vezes que houve uma visita ao site, o navegador utilizado pelo visitante identifica esta ação e ativa o código, que irá registrar todas as informações sobre este visitante nas estatísticas de seu site com base nas ações e dados acima delimitados.

Instalando o Google Analytics em seu site

Você pode realizar a instalação do Google Analytics sozinho, seguindo um passo a passo apresentado pela própria ferramenta, que exige o preenchimento de um formulário de cadastro do seu site. A partir de então você receberá um código HTML para que deverá ser incluído em todas as páginas de seu domínio, a fim de que a colheita de dados seja completa e geral.

Este é o código identificador citado, que lhe permitirá colher as estatísticas da(s) página(s) e analisar as formas de interação do seu site com seu público, como chamar mais a atenção dele, como mantê-lo por mais tempo em suas redes e como estreitar esta relação de consumo.

Ainda, é aconselhável que você busque o auxílio de um profissional do marketing digital que será apto a lhe auxiliar não só na instalação da ferramenta, mas também na análise de todos os dados que ela lhe apresentar, o que permite que se destrinche toda a estratégia de marketing até então usada, a qual poderá ser substituída ou aprimorada para condizer de maneira correta aos seus anseios.

Bons negócios!

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2 opiniões sobre “Google Analytics para medir os acessos no site”

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se a ferramenta Google Analytics permite medir sites de terceiros? Estou fazendo uma pesquisa de mestrado e precisava apresentar o número de confiabilidade/ acessos dos sites que estou pesquisando. Esta ferramenta apresenta esse recurso ou há outra ferramenta disponível?

    1. Olá Priscila, tudo bem?

      O Google Analytics somente mostrará dados de sites onde ele foi implementado. Se o site não tiver o código gerado pelo Analytics para implementar no site, ele não mostrará nada. Cada Código é único e uma conta não conseguirá ver os dados de outra conta do Analytics.

      Você pode ter uma amostra de acesso de visitas dos concorrentes usando Semrush e SimilarWeb. Veja neste post: https://metamidia.com.br/blog/como-analisar-um-site-concorrente.html

      Mas os dados destas duas ferramentas são projeções de busca orgânica. Eles pegam dados do Google Ads, volume de busca mês das palavras, verificam em que posição as palavras-chave se encontram na busca orgânica do Google e fazem uma projeção de quantas visitas cada site possui. São valores que não tem 100% de garantias, é criação de cenários e projetos. Em comparação com o Google Analytics, eu percebo que os números não são iguais. Mas as curvas de crescimento e decrescimento de visitas são bem similares no gráfico, apesar de os números não baterem.

      Talvez você encontre nas documentações destas duas ferramentas explicações sobre porcentagem de erros e valores amostrais.

      Com relação a confiabilidade do Google Analytics, você não tem garantia de 100%, ele é apenas uma amostra do que esta acontecendo no site, a ferramenta trabalha com a linguagem Javascript e pode ter usuários que desabilitam o Javascript ou usam navegadores sem suporte a linguagem. O dado mais confiável seriam os acessos registrados pelo servidor, estes são mais próximos de 100%, mas são dados limitados que não mostram com detalhes todas as informações que o Analytics possui.

      Cada servidor tem uma ferramenta de estatística de acesso, basta entrar em contato com o suporte de seu servidor que eles vão explicar melhor.

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