As redes sociais para empresas se tornaram ferramentas importantes não apenas para a divulgação de uma marca ou produto, mas também como uma forma eficiente de fidelização de clientes.
Estar presente em uma rede social faz com que a percepção da sua marca por um cliente em potencial seja de uma empresa próxima ao seu público-alvo. Além disso, o engajamento que só é possível em uma rede social permite que as marcas possam aperfeiçoar seus produtos, pois têm a participação ativa de seus clientes, os quais não hesitam em dizer o que gostam ou desgostam sobre uma empresa.
Sendo assim, com essa possibilidade de alcance extraordinário, as redes sociais são relevantes nas estratégias de marketing digital de uma marca.
Mas, afinal, é preciso estar presente em todas as redes sociais para empresas?
Não. As marcas precisam estar presentes somente nas redes sociais que fazem sentido para sua estratégia. No entanto, devido ao grande alcance do Facebook, por exemplo, todas as empresas que querem atrair clientes fiéis devem ter uma página nesta rede social.
O Facebook vai além de postagens na página da empresa. É possível criar e participar de grupos que discutem determinados assuntos que podem reverter em informações extremamente valiosas para uma marca. São clientes em potencial altamente qualificados que emitem opiniões relevantes para que sua marca se mantenha sempre no caminho certo.
Outra rede importante para empresas é o LinkedIn. No entanto, é preciso compreender que esta rede social não é uma rede que vai gerar e converter leads. Esta é uma rede de relacionamento entre empresas e profissionais em que é possível falar sobre o papel de uma marca dentro da sociedade em que se insere: como ela é importante para seu público? Qual seu papel em seu próprio segmento? Que tipo de profissionais compõem o quadro de colaboradores desta empresa?
Tanto o Instagram quanto o WhatsApp, redes sociais que fazem parte do grupo Facebook, podem ser utilizados por quase todas as empresas. No Instagram, as empresas podem postar imagens diferenciadas e bem produzidas, além de vídeos tutoriais e de bastidores. Já o WhatsApp é – e será em um futuro bem próximo – a forma mais eficiente de realizar transações comerciais, mas é ineficiente em caso de spam, ou seja, propaganda que não foi solicitada e realizada em massa.
O que postar nas redes sociais para empresas?
É importante levar em consideração que estar presente em uma rede social não significa ter um perfil em determinada rede e postar conteúdos aleatórios, sem planejamento e, o mais importante, sem quaisquer objetivos.
A estratégia de postagem em uma rede social deve ter, em primeiro lugar, um planejamento editorial e, depois, um planejamento estratégico. Todo o conteúdo produzido em uma página no Facebook (textos, artes, vídeos, etc.) deve seguir a linha editorial e entregar valor aos clientes, ou seja, deve informar e educar o possível cliente, e só depois pensar em vender.
Estimular o diálogo entre a marca e seu cliente também é uma estratégia de fidelização que rende bons e sólidos resultados, pois o cliente sabe que seu insight tem um papel importante no aprimoramento dos produtos que ele valoriza.
Por fim, as redes sociais para empresas funcionam como uma via de duas mãos que aproxima, fideliza e coloca uma marca em um patamar de alcance impossível de ser conquistado de outra forma.