Um site gerenciável ou dinâmico, como o próprio nome sugere, é aquele em que o próprio dono pode gerenciar todo o conteúdo.
O gerenciamento do conteúdo de um site administrável acontece por meio de um usuário e senha. O dono do site consegue inserir, excluir ou alterar qualquer seção do site. Pode, ainda, adicionar serviços, subir fotos e vídeos, uma loja virtual, escrever e publicar textos, como e quando desejar.
Esse tipo de site é indicado para web rádios, portais de notícias, entre outros.
Vantagens de um site gerenciável ou dinâmico
Conforme dito acima, um site gerenciável, também chamado de site dinâmico, nada mais é do que uma página online que permite ao seu proprietário a promoção de alterações e, obviamente, o gerenciamento do conteúdo.
Esse tipo de página pode servir para vários fins, sendo muito importante em diversas frentes. Assim, por exemplo, ele pode ser aplicável em um blog diário ou, ainda, em sites de comércio on-line (e-commerce), sites de imobiliárias, jornais diários, dentre tantos outros tipos de páginas na internet.
Para tanto, ele geralmente exige um login e senha tanto para acesso às ferramentas e possibilidades de alterações por elas disponibilizadas. Uma das grandes vantagens em se ter um site gerenciável ou dinâmico é a autonomia.
O responsável pelo site não depende de terceiros para manter o site atualizado. Ele mesmo pode fazer as atualizações necessárias no momento que quiser.
Além disso, o conteúdo do site pode ser modificado ilimitadamente, sem precisar arcar com custos extras.
Outra ponto importante em se ter um site gerenciável é que não é necessário ser um grande conhecedor de informática. Em poucos passos, um site administrável pode ser colocado no ar.
Mas, afinal, como criar um site gerenciável?
Essa é uma pergunta muito comum que recebemos. Por isso, criamos abaixo um pequeno guia em como criar o seu site gerenciável. Confira!
1. Registrando o seu domínio
Antes de mais nada, para cria qualquer site, inclusive um gerenciável, é preciso registrar o seu domínio, ou seja, www.nomedoseusite.com.br.
Ao registrar o domínio, você garante a exclusividade do nome escolhido.
2. Hospedagem de seu site
Depois de registrado, procure um serviço de hospedagem de site.
É por meio da hospedagem que seu site ficará no ar. Os serviços de hospedagem geralmente já incluem caixas de e-mails para que você as configure como quiser. Por exemplo: contato@nomedoseusite.com.br.
Hoje, é possível encontrar serviços de hospedagem com valores competitivos e que oferecem uma gama de serviços exclusivos. Clique aqui e saiba mais.
3. A estrutura do seu site gerenciável
Em seguida, decida como será o seu site. Uma boa medida para decidir como será o seu site é visitar os sites semelhantes e verificar o que há de informação relevante neles.
Uma estrutura mais geral inclui uma página sobre o site (Quem Somos), os serviços disponíveis, uma galeria de fotos e vídeos, bem como uma seção para entrar em contato.
Se desejar, poderá incluir um blog dentro do seu site para escrever e publicar conteúdos relevantes ao seu segmento.
Lembre-se que esse passo é muito importante para o sucesso do seu site. Insira abas e informações que seu público deseja encontrar.
4. Divulgação
Agora que seu site gerenciável está pronto, basta trabalhar para divulgá-lo. Lembre-se de utilizar as técnicas de SEO e usar o Facebook Ads e Google Ads para ajudá-lo a ganhar visibilidade.
O conteúdo do seu site é um ótimo recurso para atrair visitantes qualificados. Portanto, pesquise os temas relevantes em seu segmento e escreva conteúdos relevantes, que informam e solucionam problemas para seu público.
Principais tipos de sites gerenciáveis
Conforme citado acima, existem vários tipos de páginas que podem ser dinâmicas e, assim, gerenciadas conforme a escolha do seu proprietário. Isso porque elas podem ser relacionadas a naturezas diversas com objetivos igualmente diversos.
Confira as principais aplicações de sites gerenciáveis para entender a importância dessa característica de páginas online.
Jornais (diários ou não) e Blogs
Jornais, tanto de edição diária quanto de edição periódica quanto blogs possuem atualizações constantes. Ou seja, periodicamente há a adição de textos, imagens, como fotos e vídeos e diversos outros conteúdos.
Além disso, diversas vezes há a necessidade de alteração de algum conteúdo que já havia sido adicionado, como atualizações ou, ainda, conserto de eventual erro que tenha numa postagem já realizada.
Por outro lado, a edição é constante, também, pelo fato de que inúmeros desses sites relacionados a blogs estão atrelados a lojas on-line que igualmente necessitam de atualização com base no estoque ou, também, na entrada ou saída de linha de algum tipo de produto.
Portanto, a possibilidade de gerenciamento de um site desse tipo é extremamente importante e está diretamente atrelada ao conteúdo desse tipo de página que é dependente de atualização constante.
Dessa forma, sejam blogs de assuntos diversos ou ainda de influenciadores digitais, jornais diários ou não, o gerenciamento é essencial para o bom funcionamento da página.
E-commerce
O e-commerce, ou comércio online, também depende da sua aplicação em páginas que permitam o gerenciamento pelo responsável pelo site ou empresa. Isso porque produtos, modelos, valores e imagens devem ser atualizados.
Considere, por exemplo, um comércio online de roupas. Ao final de cada estação, é necessária a atualização das novas peças de novas coleções, assim como a realização de eventuais promoções e ofertas para a queima do estoque das estações passadas.
Nesse mesmo exemplo, a venda de produtos sem sua reposição necessita a atualização da página para que esse produto não seja mais oferecido, sob o risco de frustrar um possível consumidor.
O mesmo ocorre em relação ao tamanho, cor e modelo de certas peças que, ao acabarem, devem ser retirados da página para não incorrer em uma falsa oferta de produto.
Também, caso haja a reposição de tais peças em falta, igualmente é necessário atualizar o site para que ele volte a constar a disponibilização deles.
Alterações de valores em caso de ofertas, adição de novas categorias e marcas, são outros exemplos do que pode ser necessário num caso de e-commerce.
Dessa forma, o gerenciamento é indispensável nesses casos, pois caso contrário a página pode se tornar obsoleta por não corresponder à realidade do que é oferecido e o que não está mais disponível.
Sites para mobiliárias também devem ser gerenciáveis
Outro tipo de negócio e comércio que não pode deixar de ter uma página online gerenciável é o ligado às imobiliárias que promovem venda e aluguel de imóveis.
Nesse caso, assim como no item anterior, os imóveis que estão disponíveis devem ser atualizados com fotos, adição de valores e taxas. Além disso, caso um imóvel não esteja mais disponível, isso deve ser indicado, assim como a disponibilização de novas casas, apartamentos ou terrenos.
Tudo isso é importante para que seja mantida a confiança e fidelidade do público que se vê, assim, perante informações confiáveis sobre os produtos pesquisados.
Criação de site gerenciável
A criação de um site gerenciável, portanto, deve levar em consideração diversas informações concernentes ao próprio negócio.
Nesse sentido, portanto, os conteúdos relevantes devem ter a possibilidade de atualização, sejam eles relacionados a produtos ou ainda a informações sobre notícias e fatos.
No caso do e-commerce e imobiliárias, por exemplo, as informações que devem ter possibilidade de atualização dizem respeito às imagens, valores e prazos. No caso de produtos, também, os modelos, cores, tamanhos e variações também devem ser atualizados com base na disponibilidade.
No caso de blogs e sites informativos como jornais diários ou não, o conteúdo das postagens deve ser passível de atualização e gerenciamento, também. Isso porque essas informações são maleáveis e se alternam com base nos acontecimentos diários mundiais, por exemplo.
Assim, a fim de que o conteúdo não se torne defasado, há necessidade de atualização que esteja disponível conforme a demanda do dono ou responsável pelo site.
Portanto, o gerenciamento de site é muito importante em diversas situações e a escolha da plataforma em que a página online deve ser feita com base nas características específicas do negócio, a fim de que suas necessidades estejam abarcadas.
Ou seja, a plataforma deve dar a opção de autogerenciamento das modalidades e acessos mais importante da página com base na área de atuação dela e, também, nos tipos de dados que necessitam de atualização constante sob o risco de se tornar obsoleto.
Se precisar de ajuda extra para a divulgação, conte conosco! Bons negócios!