
O recurso pode ajudá-lo a encontrar o seu público-alvo e a posicionar peças publicitárias corretamente
Você já ouviu falar em geolocalização? Com a expansão do uso de smartphones para acessar a internet, os aparelhos com GPS integrado passaram a transmitir informações de localização. Portanto, é bem provável que você já tenha se deparado com o recurso, mas nunca percebeu.
As informações de localização são enviadas para que as empresas que estão situadas na mesma região que os usuários possam entregar-lhes produtos, conteúdos ou até mesmo aumentar a visibilidade de suas marcas.
Mas a geolocalização não favorece apenas as empresas. Ao utilizar o recurso, o usuário consegue obter resultados específicos às suas buscas mais básicas, como a busca por determinados restaurantes ou cinemas nas proximidades. Por isso, o recurso está se tornando cada vez mais popular.
Até as redes sociais já perceberam o potencial da geolocalização. Ao acessar tanto o Facebook quanto o Twitter pelo smartphone, é possível utilizar a função “Amigos nas Imediações” e “Nearby”, respectivamente, para encontrar pessoas que estão online perto de você.
Geomarketing
Com isso, a geolocalização deu abertura a novas estratégias de marketing, o que resultou na criação de uma nova modalidade: o geomarketing.
O geomarketing permite que as estratégias de marketing sejam ainda mais segmentadas, permitindo um apoio em mapas. A possibilidade de ir direto ao seu público-alvo por meio da geolocalização se tornou uma maneira eficaz de potencializar o ROI (retorno sobre investimento) de tais estratégias.
A associação da geolocalização com as estratégias de marketing digital fizeram com que regiões propícias para consumo fossem descobertas e alcançadas com maior facilidade e eficiência.
Por que usar o geomarketing?
Direto ao ponto
O sucesso das estratégias de marketing tradicionais está baseado em informações de mercado coletadas por empresas confiáveis e que permitem que o planejamento de uma marca possa ser bem definido e alcançar o seu objetivo.
Os softwares de geolocalização se utilizam de dados fornecidos pelo IBGE que, ao serem aplicados em mapas, indicam informações como gênero, idade média, renda por domicílio e escolaridade, entre outros, de uma área específica. Estes dados são valiosos para reconhecer os públicos de cada marca e, assim, determinar onde sua empresa deve chegar.
O potencial de sua marca para mercados específicos
As informações colhidas pelos softwares de geolocalização permitem que o planejamento estratégico das ações de marketing inclua o cálculo do potencial de mercado para uma marca em determinada região.
Dessa forma, é possível estabelecer o investimento de maneira a cobrir a implantação de estratégias que trarão o retorno esperado no tempo desejado.
Suas peças publicitárias posicionadas nos locais certos
O geomarketing abre novos horizontes para que campanhas sejam planejadas. As informações de geolocalização permitem que o posicionamento de peças publicitárias seja realizado com o objetivo de otimizar o resultado.
A partir da segmentação do público-alvo por região, determinar o local mais adequado para expor uma peça publicitária se tornou uma tarefa mais simples e muito mais eficaz.
Em um momento de muita oferta e pouca demanda, saber exatamente onde sua marca deve chegar para obter os melhores resultados é a forma mais bem-sucedida de aplicar estratégias de marketing.
O geomarketing é a solução para planejamentos eficientes das campanhas, além de permitir a utilização inteligente dos investimentos. Aproveite!