estrategia-de-marketing-digitalEmbora o marketing digital possa ser considerado relativamente novo, a velocidade com que se expandiu é espantosa.

Com isso, tornou-se necessário o bom conhecimento das estratégias de marketing para serem aplicadas no mundo digital.

Na mesma velocidade que a expansão da novidade, também surgiram “experts” que todos os dias nos bombardeiam com novas táticas para domínio do mercado.

É preciso, portanto, ter um certo filtro para tais práticas, pois algumas, além de resultarem no esperado, ainda podem trazer malefícios à marca.

Questões a serem consideradas

Se você desejar contratar uma equipe de marketing especializada no mercado digital, antes de mais nada, analise o conhecimento que a equipe tem sobre o mercado.

Um outro ponto importante é compreender que, assim como as ações do marketing tradicional, as ações para o marketing digital precisam de um tempo para mostrarem os resultados.

Muitas clientes esperam algo mágico aconteça e, da noite para o dia, tenham o alcance desejado e o retorno financeiro. Mas não é bem assim que as coisas acontecem. As ações requerem tempo para serem percebidas pelo público e para proporcionarem o retorno desejado.

As principais estratégias de marketing digital

Você já compreendeu que a sua marca deve estar onde o seu público-alvo está e, como cerca de 80% do número total dos consumidores brasileiros realizam suas compras online (o e-commerce no Brasil faturou mais de R$40 bilhões em 2015), é lá que sua marca deve estar.

Mas, afinal, o que fazer para se sobressair frente à sua concorrência online? Quais estratégias de marketing digital que realmente funcionam?

Veja abaixo uma lista que compilamos com as principais estratégias de marketing digital:

Marketing nas mídias sociais

perfil empresaria redes sociaisAs mídias sociais, principalmente o Facebook, são os mais novos poderosos do mundo digital. Só em 2014 a plataforma de Mark Zuckerberg contabilizou mais de 89 milhões de brasileiros ativos!

Veículos de informações tradicionais como o jornal A Folha de S. Paulo ou o UOL, por exemplo, recebem muito mais acessos em suas páginas no Facebook do que em seus portais oficiais.

Qualquer pessoa que deseja comprar um produto ou saber melhores detalhes sobre uma determinada marca, procura alguém de seus contatos no Facebook que já conheça o que eles desejam comprar para obter indicações.

Além disso, usam o Facebook e as outras redes como motores de busca. Primeiro pesquisam a página do produto na rede social para só depois entrar no site principal.

Esse comportamento indica a mudança de consumo das pessoas e é preciso adaptar-se a ela para poder se manter relevante.

Por isso, o marketing nas redes sociais é extremamente importante. As ações nessas plataformas visam aproximar marca e cliente e criar uma relação de proximidade e identidade.

Como a própria categoria sugere, o relacionamento é que deve ser priorizado nas estratégias de marketing nas redes sociais. Humanizar a marca e se identificar com os clientes.

Seu produto precisa entregar valor

Sua linha de pensamento deve ser a seguinte: o meu concorrente oferece o mesmo produto que o meu. O que eu posso oferecer a mais? Qual o valor que meu cliente deseja que o meu produto tenha?

Valor, neste caso, nada tem a ver com o valor financeiro. O valor é puramente subjetivo: pode ser a facilidade na entrega; um atendimento totalmente personalizado; um bônus ou brinde; o reconhecimento de uma parceria exclusiva entre a marca e o cliente, entre outros.

Enfim, o valor está atrelado ao motivo que leva o cliente a comprar o seu produto e não o do concorrente.

Marketing de conteúdo

estrategias-de-marketing-digital-conteudoÉ preciso compreender que sua presença online não pode estar somente atrelada à venda ou ao retorno financeiro. Com o aumento da oferta, os consumidores ficaram muito mais exigentes.

Portanto, uma das mais eficientes estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo. Você educa/informa o seu cliente 80% do tempo e vende apenas 20% do seu tempo online.

O conteúdo relevante e de interesse ao seu público-alvo é que vai atrair as pessoas para o seu site.

Para que você entenda o quão relevante é o conteúdo, o próprio algoritmo do Google consegue captar os backlinks (links de outros sites e blogs que direcionam os interessados para a sua página), comentários e referências ao seu conteúdo.

Ao fazer isso, ele entende que o seu site possui um bom conteúdo e o posiciona melhor nas buscas. Afinal de contas, é interesse do Google que o usuário encontra sempre o melhor conteúdo e continue utilizando suas buscas.

Essas três estratégias básicas representam somente a pontinha do iceberg do que o marketing digital pode fazer pela sua marca. Começar por essas três táticas vai colocar sua marca no caminho certo.

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