O Pokémon Go é a febre do momento e está perto de superar o número de usuários diários no Twitter e no tempo médio gasto no aplicativo do Facebook. Muitas empresas estão se dando conta que podem tirar proveito desta nova ferramenta de Marketing, isto é, a Realidade virtual aumentada e de gamificação.
Neste artigo, você vai descobrir como você pode impulsionar o engajamento da mídia social de sua empresa com Pokémon Go. Descubra cinco maneiras de usar Pokémon para impulsionar o seu negócio.
# 1. Pedir um PokéStop para o seu negócio
Seu primeiro trabalho é usar o formulário de solicitação para obter PokéStop ou ginásio para o seu negócio. O PokéStop vai aparecer no mapa do jogador Pokémon Go como um lugar para capturar Pokémons especiais, ovos e outras guloseimas. No jogo eles estão marcados por um cubo azul no mapa.
Nota: Neste momento o site nianticlabs.com informa que: ” atualmente não está aceitando solicitações de novos PokéStops ou ginásios .” Se isto é uma alteração temporária ou permanente, você ainda pode usar as outras dicas a seguir.
Quando os usuários clicam no seu PokéStop, eles vão ver as informações sobre o seu negócio.
Os Ginásios são lugares aonde os jogadores vão para a batalha junto com outros jogadores com o seu Pokémon. Estes são normalmente reservados para parques, shoppings e áreas maiores, onde as pessoas podem se reunir. Para pequenas empresas a melhor opção é ter um PokéStop.
# 2. Convidar as pessoas a jogar no seu negócio
Seu seguinte passo para impulsionar o engajamento de mídia social através de Pokémon Go é fazer com que os jogadores joguem no seu estabelecimento.
Seja criativo, use seus canais sociais para convidar pessoas para virem jogar em sua empresa. Monroe Bank & Trust é um bom exemplo, a qual transformou o jogo em um concurso com premiação. Só não se esqueça de seguir as regras de cada rede social, tipo a política de concurso ou sorteio do Facebook .
Prepare um espaço da empresa para os jogadores e faça um convite nas mídias sociais para engajar seu público e clientes locais.
# 3. Oferecer estações de carregamento e Wi-Fi
Se você quer jogadores Pokémon GO jogando no seu negócio, há duas coisas vitais que você precisa ter: Wi-Fi e estações de carregamento de baterias. Use seus canais sociais e sinalização no seu estabelecimento para dar ênfase a estes suportes que você oferece aos jogadores.
Banners na fachada da loja podem ser uma forma simples de chamar a atenção. Prepare um local onde o jogador possa carregar a bateria de seu dispositivo móvel, e ofereça folders, cartão de visitas e banners de seus produtos e serviços neste local.
Outra estratégia é usar um WI-FI check-in no Facebook. A Intelbras ( http://www.intelbras.com.br/noticia/conheca-o-roteador-que-libera-wi-fi-com-check-in-no-facebook ) tem um case muito interessante que você pode usar casado com a estratégia do Pokemon GO. O aparelho (Roteador Wireless Intelbras Hotspot 300) custa em torno de 350 reais.
# 4. Peça aos jogadores para marcar as suas fotos e vídeos
Para certificar-se de que sua empresa está recebendo alguma exposição social, peça aos jogadores para que eles compartilhem suas fotos e vídeos favoritas do Pokémon capturado na sua empresa e para que eles marquem o nome de seu negócio no post publicado.
Dependendo de qual rede social eles compartilham, os jogadores podem marcar seu negócio no post ou marcar o local onde eles estavam jogando. É a melhor forma de aumentar o engajamento nas mídias sociais entre os jogadores e divulgar sua empresa.
Tenha o cuidado de monitorar o público, agradecer as postagens e interagir com seus clientes e fãs!
# 5. Encorajar os jogadores a dar check-in enquanto jogam
Outra forma de aumentar o seu engajamento social é incentivar os jogadores a que eles façam check-in no Facebook e em outras mídias sociais durante o jogo. Com esta ação espera-se que outros jogadores venham para o seu negócio, aumentando os comentários em sua página no Facebook .
Bônus: Use o Lure Module e Incense
Use estes dois recursos: Lure Module (Pokelure) e Incense para atrair mais quantidades de pokémons em seu estabelecimento comercial, jogadores e quem sabe, novos clientes. Cada um deles funciona de uma maneira diferente: Lure Module servem para que monstrinhos de bolso apareçam em um local fixo (chamado PokéStop – cubo azul) e todos os jogadores são beneficiados, enquanto o Incense atrai Pókemon apenas para você, e pode ser usado em qualquer lugar do mapa. Para adquirir estes recursos você precisa ter o dinheiro do jogo que são os PokéCoins, ou ir passando de fase até conseguir estes prêmios. Para cada 100 PokéCoins custa R$ 3,19 e pode ser comprado na loja da APP.
Conclusão
Como você pode ver, Pokémon Go tem um grande potencial para as empresas de comercialização local. A realidade aumentada e a gamificação tem aplicações muito úteis no ambiente corporativo. É tudo uma questão de criar estratégias e oferecer suporte ao jogo dentro de seu estabelecimento comercial. Com isso mais clientes vão divulgar sua empresa nas mídias sociais e em outros canais de comunicação, e assim o engajamento da marca e faturamento de vendas podem aumentar.
Fica um alerta: Pokémon Go está anunciando planos pagos que oferecem publicidade comercial, o que pode acabar com a gratuidade dos pedidos para PokéStops e Ginásios, uma vez que a intenção dos produtores do jogo é faturar com publicidade. Se você não conseguir grátis um PokéStop em seu negócio, você ainda pode usar o resto das táticas acima.