A publicidade online pode ser uma tarefa difícil de resolver, já que são várias plataformas, dezenas de formatos de anúncios e centenas de artigos on-line que dificultam saber se você está gastando seu dinheiro com a estratégia de marketing correta. Existem maneiras exclusivas de se destacar entre seus concorrentes para o sucesso do seu negócio, uma delas é o Google Shopping.

O Google Shopping é uma plataforma dedicada a fornecer aos usuários on-line as melhores informações possíveis em suas pesquisas. Graças a metodologia utilizada, está provando ser uma potência para gerar receita para as empresas. Durante o primeiro trimestre de 2018, os anúncios do Google Shopping foram responsáveis ​​por 76% de todos os gastos com anúncios de pesquisa de varejo. Esse número continuou a subir ao longo do ano.

Uma campanha do Google Shopping é uma maneira única de mostrar seu inventário e direcionar tráfego qualificado para seu website. Entretanto, essa estratégia pode ser menos eficaz caso você esteja tentando direcionar o tráfego para uma loja física. Por outro lado, se seu negócio possuir representatividade online, o Google Shopping será seu novo melhor amigo.

Quais os benefícios de uma campanha do Google Shopping?

Você sabe porque uma campanha do Google Shopping é diferente de uma campanha do Google Ads (anteriormente, Adwords)? Se você estiver familiarizado com o Google Ads, saberá que, dentro da plataforma, os anúncios de texto são criados, pois ocorre uma guerra de lances para ver qual anúncio será exibido para um termo de pesquisa específico.

Já as campanhas do Google Shopping são executadas de maneira semelhante, porém seus anúncios oferecem uma vantagem exclusiva para o seu site, que é a capacidade de adicionar imagens, personalizações, avaliações e detalhes. Isso significa que os usuários podem ver o produto exato nos resultados da pesquisa.

Podemos dizer que alguns segmentos de negócio possuem resultados mais expressivos, como a indústria da moda, uma vez que ao realizar a pesquisa, o produto retornará na busca, apresentando realmente o que o consumidor está procurando.

Digamos que seu cliente-alvo esteja procurando um par de sapatos com uma determinada cor e tipo de salto para complementar seu vestido. Essa cliente vai se certificar de que a busca que está sendo feita retornará com as melhores informações para encontrar um par de sapatos de qualidade, dentro da faixa de preço determinada. Eles também verão os comentários do Google, o preço e a descrição do produto. Como você pode imaginar, essas informações são cruciais para os consumidores quando eles estão pesquisando um item específico.

Como os anúncios são criados por meio de uma plataforma do Google, eles são exibidos nos resultados de pesquisa e nos websites dos parceiros de pesquisa do Google. O potencial de audiência aqui é verdadeiramente imenso.

O que torna as ações do Google Shopping valiosas para os anunciantes?

O Google, em sua totalidade, é uma plataforma integrada para os mais variados fins, principalmente quando falamos sobre anúncios e propagandas, mesmo assim, existem outros fatores que agregam mais valor para que os anunciantes invistam no Google Shopping, conheça algumas:

  • Os anunciantes podem vender seus produtos em várias plataformas do Google, como a Pesquisa do Google, o Assistente do Google, os dispositivos do Google Home e o aplicativo para dispositivos móveis do Google Express.
  • A facilidade de uso das ações do Google Shopping, por meio do processo de checkout, gera menos cliques e uma taxa de conversão mais alta.
  • O Google fez investimentos significativos em aprendizado de máquina e inteligência artificial, levando a uma experiência de compra personalizada, aumentando as taxas de conversão.
  • Melhorar a experiência do usuário cria um nível mais alto de fidelidade do consumidor, levando a repetir negócios.

Configurando uma campanha de compras no Google Shopping

Agora que sabemos que esse tipo de estratégia de marketing é extremamente benéfico para quem está no varejo, vamos percorrer as ações necessárias para configurar uma campanha do Google Shopping. Os passos são simples, não se preocupe, confira a seguir:

  1. A primeira coisa a fazer é configurar uma conta do Google Merchant Center. Basta pesquisar “Merchant Center” e usar o URL do Google para navegar até a página da Web que solicitará que você faça login ou se inscreva. Embora haja algumas etapas para criar sua conta do Merchant Center, o Google solicitará a você uma configuração.
  • A próxima etapa é criar um feed do Google Shopping e sincronizá-lo/ enviá-lo ao Google Merchant Center. Depois que seu website for verificado com o programa, ele solicitará que você identifique ou rotule seus produtos com precisão, informando todos os detalhes. Fazer isso manualmente é uma tarefa e tanto, mas se você executar um site do Shopify, para que seus produtos sejam integrados ao Merchant Center.

Neste ponto, verifique novamente se você tem todas as informações preenchidas para seus produtos exclusivos. Isso inclui títulos, descrições, categoria de produto, tipo de produto, preço etc. Essas informações específicas são como o Google decide quais anúncios exibir.

O posicionamento do seu anúncio fica à mercê do algoritmo do Google, mas se você tiver uma campanha otimizada, não deverá ter problemas com a visibilidade. Além disso, significa que você não precisa superar os concorrentes para ter a chance de ser visto.

  • Depois que seu feed do Merchant Center for criado, você poderá vinculá-lo à sua conta do Google Ads para começar a promover os produtos. Crie grupos de anúncios com produtos semelhantes (“sapatos femininos”, “meias masculinas”, etc.).
  • Em seguida, você definirá um lance para todos os seus produtos ou seus grupos de anúncios específicos (divididos por categoria). Depois que seu lance for definido, determine uma data de início. De lá, certifique-se de acompanhar a campanha para ver quais produtos estão funcionando e quais não são tão populares.

Ao longo da campanha, é sempre uma boa ideia continuar otimizando suas listagens de produtos no Merchant Center. Isso garante que eles sejam tão visíveis quanto possível.

Existem benefícios à longo prazo para o uso do Google Shopping?

Não importa quanto possamos resistir a mudar a cada capricho dos avanços tecnológicos, chega um momento em que as marcas e os indivíduos devem se adaptar. Isso não quer dizer que você deva integrar a realidade virtual à sua estratégia de marketing ainda. Mas se você ainda está em dúvida sobre o Google Shopping, os benefícios a longo prazo de uma campanha como essa são evidentes.

Por exemplo, o Google e o Android se emparelharam para introduzir o Style Match por meio do Google Lens. É um aplicativo baseado em fotos em dispositivos Android que permite tirar uma foto de uma roupa ou produto. O Google mostrará o item (ou similar), onde comprá-lo e quem o criou.

Mas esse recurso só funcionará se a marca integrar seus produtos ao Google Merchant Center. É apenas uma questão de tempo até que esse recurso esteja disponível para todos e uma nova era de compras começará.

É tão importante como uma marca de moda manter-se atualizado sobre como os usuários estão comprando. Isso permite que você ofereça a melhor experiência possível on-line e na loja. Você pode achar que seus métodos de marketing atuais são adequados. Apenas lembre-se de que, à medida que o panorama on-line muda, suas estratégias de marketing também precisam mudar.

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