pagespeed

O PageSpeed, ou PageSpeed Insights (PSI) é uma ferramenta que pode auxiliar em muito no desempenho do seu site. Ela pertence ao Google e ajuda na análise da sua página, bem como em melhorias que podem ser aplicadas a ela.

No final das contas, então, traz dados que podem demonstrar porque seu site está com dificuldades de acesso. O contrário também é verdadeiro, uma vez que pode auxiliar de sobremaneira nos ajustes de forma a conquistar maiores acessos.

Mas o que essa plataforma analisa, como ela funciona, como ela ajuda e como usá-la? Você encontra as respostas para esses questionamentos abaixo. Portanto, continue lendo e saiba porque apostar no PSI!

O que é PageSpeed?

O sucesso de um site depende de uma série de questões. E uma delas é a velocidade dele. Isto é, o tempo que ele leva entre o usuário digitar o endereço online (ou clicar sobre o link) e a página carregar todos os dados ali presentes.

Segundo uma pesquisa do Aberdeen Group, a cada segundo que uma página leva para carregar ela perde 11% dos acessos possíveis. Isto é, 11% dos usuários desistem de acessá-la.

Também segundo a Aberdeen Group isso afeta a satisfação do usuário em 16%. O tempo essencial, segundo a Kissmetrics, seria de até 3 segundos para o carregamento. Conforme uma pesquisa promovida por ela, 40% dos visitantes abandonam a página após esse tempo.

Mas como garantir que seu site está dentro desse limite de tempo? Para isso se apresenta o PageSpeed Insights, que realiza a medição da velocidade de carregamento dos sites.

Com essa ferramenta feita em open source, isto é, código aberto, o Google permite aos usuários gratuitamente descobrir o tempo de carregamento de qualquer página da web.

Para que serve o PageSpeed?

pagespeed

Como vimos acima, dificuldade no carregamento de um site pela demora leva seu site a perder visitantes. E, assim, possíveis clientes. Portanto, não importa o quão bom seja o seu marketing digital, ele será em vão.

Isso não é a toa! Tempo é dinheiro. E na era do imediatismo, com os sites não seria diferente. Todos querem tudo agora mesmo; não há tempo a perder ou resultado que justifique a espera.

Portanto, as páginas também sofrem com isso e devem se adaptar. Mas como saber a quantas anda a velocidade de carregamento do seu site sem testá-la?

Considere que nem sempre ele carregará dentro do mesmo tempo para todos usuários, considerando-se diferentes conexões, fontes delas (celular, desktop, etc.) e origens.

Nesse sentido, o PageSpeed é um ótimo aliado. Aliás, ele é gratuito, de forma que mede a velocidade média de carregamento do seu site. Para tanto, considera os dados ali presentes e o peso delas.                                                                                            

Com isso, não só avalia o tempo de carregamento, mas também o que o está prejudicando. Em outras palavras, você sabe se a velocidade do seu site não está boa e como melhorá-la.

Essa melhora nada mais é do que a otimização do seu site e do carregamento dele. Isso ajuda a atrair mais usuários. Do mesmo modo, pode auxiliar no ranqueamento dele nas pesquisas relacionadas. Ou seja: mais lucro e chances de conversão.

Vantagens de usar o PageSpeed

Pois bem, se você ainda tem dúvidas do porquê utilizar essa ferramenta, listamos as vantagens para que qualquer questionamento fique de lado. Veja quais são as principais:

  • Analise gratuitamente seu site;
  • Obtenha dados completos sobre problemas relacionados à velocidade;
  • Saiba quais são os pontos críticos;
  • Consiga maior velocidade de carregamento para seu site;
  • Melhore o ranqueamento do seu site em pesquisas no Google;
  • Conquiste mais visitantes e possibilidades de conversão.

Como funciona o PageSpeed?  

Ele trabalha a partir da coleta, processamento e análise de dados. Eles são de laboratório e, também, do mundo real. Essa ferramenta se chama Chrome User Experience Report, e faz cálculos que chegam a uma pontuação.

Dessa forma, ele apresenta uma avaliação completa. Ela indica o que deve ser melhorado para que o site possa carregar com mais velocidade e, assim, proporcione uma melhor experiência ao usuário.

Excesso de recursos, bem como uso de formatos de recursos mais pesados, podem atrapalhar o desempenho de carregamento do seu site. Esses, é claro, são apenas alguns exemplos. Mas o importante é que o PageSpeed é capaz de analisar vários recursos e, portanto, motivos, que agravam seu desempenho.

Você pode utilizar outras extensões com ele, todas indicadas pelo Google. Portanto, os dados ficam ainda mais completos, assim como as soluções ficam disponíveis à palma da mão.

Como usar o PageSpeed?

Agora que você já sabe quais são os recursos do PageSpeed e como ele funciona, resta conferir como usá-lo. Veja o passo a passo que preparamos para você e não deixe de testar a velocidade do seu site e encontrar as soluções necessárias:

  • Primeiramente, entre na página do Google PageSpeed Insights (SPI);
  • Então, no campo de pesquisa, coloque a URL do seu site (ou de algum do qual deseje descobrir a velocidade, como o de sua concorrência);
  • Por fim, clique em Analyze e aguarde a análise e resultados.

Com isso, analise quais são os dados da sua página. A pontuação máxima é 100 e ela é basicamente inatingível. Contudo, é possível melhorá-la seguindo as dicas de análise do PageSpeed.

Assim, é importante analisar periodicamente o seu site e o desempenho dele, bem como o resultado obtido com as mudanças aplicadas.

Como melhorar o desempenho de velocidade do PageSpeed?

Para isso, é claro, use as dicas e instruções que a ferramenta lhe entrega gratuitamente. Algumas formas de fazê-lo são:

  • Otimização de imagens;
  • Realizar o carregamento de imagens fora de tela (somente quando o usuário rola a página);
  • Utilize o AMP;
  • Otimização de código HTML;
  • Uso de minificação (diminui espaços em branco, facilitando o carregamento);
  • Limpeza de redirecionamentos, etc.

Portanto, use o PageSpeed para entender mais sobre o funcionamento do seu site. Igualmente, para melhorá-lo e conseguir resultados mais amplos de visitantes e de conversões. A partir disso, veja seu site crescer.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.