SEO significa Search Engine Optimization, que, por sua vez, nada mais é que a otimização dos mecanismos de busca, ou seja, a aplicação de técnicas em sites cujo conteúdo respeita uma série de regras que irão facilitar na sua localização por meio de mecanismos de busca como o Google. Já as ferramentas de SEO auxiliam a identificar se as métricas aplicadas foram corretas.

Com a utilização de palavras chave e outras técnicas de posicionamento e desenvolvimento de texto, a técnica SEO tem por objetivo aumentar o número de visitas dos internautas à página e, consequentemente, conversões como interações entre marca e público e vendas.

Google Keyword Planner

Esta primeira ferramenta é de propriedade do próprio Google, maior site de buscas online existente, e é oferecida gratuitamente.

O Google Keyword Planner permite que se promova a análise do número de buscas realizados com qualquer palavra-chave, além de obter dicas quanto a quais delas deve utilizar. Esta ferramenta ainda permite que se analise a competitividade de cada palavra-chave correspondente a determinado nicho.

Ferramentas de SEO: Ubersuggest

É comum que quando se vá realizar uma pesquisa com a utilização de site de busca que ainda durante a digitação do termo a ser pesquisado apareçam inúmeras dicas de complementação dele na própria caixa de pesquisa. Por exemplo, ao se buscar o termo “bar e restaurante” apareçam diversas sugestões de “bar e restaurante aberto agora”, “bar e restaurante cozinha japonesa”, entre tantas outras variações de pesquisas possíveis com estes termos.

É exatamente esta a forma com que o Übersuggest trabalha. A ferramenta, que também é disponibilizada de forma gratuita, permite que se digite, nela, palavras-chave de seu interesse ou atinentes ao nicho em que se atua, e ela apresentará, de A a Z, todas as possíveis sugestões que se baseiam na intersecção de buscas.

Isto permite não só que sejam complementadas as palavras-chave até então aplicadas em suas publicações, mas também a substituição delas por outras que sejam mais utilizadas.

Ferramentas de SEO: Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta de análise de SEO muito completa, sendo disponível em versão gratuita, mais limitada, e também em versão paga, que permite ao seu usuário desfrutar de todas as possíveis vantagens da ferramenta.

Ela permite que com a inserção da URL do site que se deseja analisar sejam analisadas as palavras-chave ali aplicadas, assim como todos os backlinks (links de entrada), ou seja, os acessos ao site permitidos de maneira indireta, como a partir de redes sociais ou de outras páginas online, de uma fonte da web para outra.

O Majestic ainda permite que se comparem sites que atuam no mesmo nicho, permitindo a análise da competição entre os links, assim de quais são as palavras-chave utilizadas por um e pelo outro. Além disto, ainda oferece informações quanto a quais domínios oferecem referência ao site analisado, a diversidade de perfil de links e o histórico destes.

Ahrefs

Esta é uma ferramenta que não apresenta versão gratuita, de forma que seu uso exige que o consumidor atraído por suas técnicas de análise de SEO realize pagamentos mensais, trimestrais ou anuais.

O Ahrefs atua da mesma forma que a ferramenta apresentada no item anterior, o Majestic, sendo que disputam consumidores entre si. Embora haja alegações de que um ou outro possui maior base de dados não é possível se mensurar qual delas teria a maior e mais efetiva.

Ferramentas de SEO: SEMrush

Dentre as ferramentas de SEO, essa é uma das que não são oferecidas de forma gratuita, sendo necessário que se pague uma taxa para se utilizar de seus serviços, que são muito importantes na medida em que possui um quadro de monitoramento de posições de busca e acessos do site, analisando de maneira profunda o SEO utilizado.

Este monitoramento permite que se visualize o desempenho individual de cada palavra-chave cadastrada, a taxa de melhoria de posicionamento, a distribuição das palavras-chave pelo ranking, a adição de novas palavras e, ainda, a filtragem desta análise em relação a datas específicas.

KW Finder

O KW Finder oferece tanto opção paga, que permite ao consumidor ter acesso a todas suas ferramentas e vantagens, quanto gratuita, que limita este acesso a cinco buscas diárias, obtenção de 50 palavras-chave e 100 links de entrada (backlinks).

Ele permite que a busca seja realizada de maneira segmentada de acordo com o país, estado e cidade. Além disto, também está integrado às sugestões do Google quando da realização de pesquisas e em métricas de SEO.

Moz

Esta ferramenta pode ser instalada no Google Chrome e permite a análise de métricas de SEO em qualquer página online.

O Moz permite que se avalie dados como autoridade da página e autoridade de domínio do site, além de promover a comparação entre métricas relacionadas a cada link de cada página analisados, assim como localizar e destacar palavras-chave importantes.

Possui uma versão gratuita, a Moz Bar, e a paga, Moz Pro, sendo que esta, dentre outras vantagens, permite que se verifique a dificuldade de palavras-chave para qualquer termo de pesquisa, assim como obter informações concernentes à otimização de páginas e à sugestão de conteúdos.

Search Metrics

O Search Metrics é uma ferramenta que possibilita ao consumidor utilizá-la por determinado tempo de forma gratuita, a título de teste e, após transcorrido este período exige pagamento. Ainda, ressalta-se que ela não possui versão em português, mas apenas em inglês.

Ela é uma importante aliada na análise da presença do site nos mecanismos de busca. Possibilita que se analise o histórico de posicionamento de palavras-chave e as palavras cujo posicionamento nos mecanismos de busca tiveram maior variação na semana. Ainda, esta ferramenta realiza uma espécie de auditoria de SEO na medida em que elenca por ordem de relevância quais as melhorias que podem ser aplicadas ao site.

Estas são as principais ferramentas para análise de SEO do site disponíveis no mercado e todas elas estão aptas a auxiliar na melhora da página e no aumento de visitas e conversões.

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