Você sabia que mais de 70% dos negócios firmados entre empresas, também conhecido como B2B, (“business to business”) são iniciados a partir da realização de uma busca no Google? Saiba que isto também ocorre em relação às relações de comércio realizadas com pessoas físicas, pois o comportamento do consumidor está altamente atrelado à internet e às facilidades por ela oferecidas.

Para tirar o melhor proveito quanto às facilidades para fechar negócios oferecidos pela internet, é necessário, portanto, procurar identificar algumas importantes questões, como ranqueamento e figuração dentre os principais resultados da busca.

Estas análises estão ligadas diretamente à indexação pelo Google. Indexar nada mais é a apresentação de informações pela pesquisa, ou seja, é a identificação pelo Google da correspondência entre o que é oferecido em seu site e o conteúdo dele e os termos da pesquisa.

Mas como saber se o Google indexa meu site? É o que veremos a seguir, assim como dicas para auxiliar na melhoria da indexação do site.

Vantagens da Indexação pelo Google

Antes de mais nada você deve entender por que, exatamente, a indexação pelo Google é importante.

A indexação pelo Google de um site é indispensável para que qualquer site obtenha sucesso e aumente, assim, suas vendas e interação com o público. Um site indexado sempre aparecerá dentre os principais resultados da pesquisa.

Além disto, conforme o dado revelado anteriormente sobre a importância das pesquisas do Google na firmação de negócios, saiba que 96.8% de todos os smartphones utilizados ao redor do mundo tem operam por meio da utilização do sistema operacional Android, que pertence ao grupo Google.

Além disto, o Google é utilizado para pesquisas de natureza diversa, seja para encontrar um endereço, a forma mais fácil de se chegar a algum lugar, dicas sobre produtos, lugares e serviços e, ainda, a busca por estes serviços e produtos, em si.

Sabendo da importância ímpar de ter um site que está passando pela indexação pelo Google entenda, na sequência, como funciona o sistema de indexação.

Indexação pelo Google: Como acontece?

A indexação pelo Google dos sites ocorre com base nas regras de SEO, ou seja, de otimização do motor de busca.

O processo concernente à indexação de sites se inicia logo na criação do site, de forma que o conteúdo dele deve possuir palavras-chave que se referem ao negócio ou produto e que são mais popularmente utilizadas quando as pessoas procuram se referir a eles.

Além disto, os títulos dos conteúdos, e não apenas o corpo do texto, merece atenção especial. A existência de palavras relevantes quanto aos produtos e serviços no título de antecede a explicação sobre eles é essencial.

Portanto, lembre-se sempre! A indexação pelo Google do seu site é indissociável da aplicação de técnicas de SEO e da utilização de palavras chave que possam ser identificadas ante sua correspondência ao conteúdo da pesquisa.

Dicas para que o Google indexe seu site

Técnicas de vinculação ao Search Console, antigo Google WebMaster Tools, também são importantes. Na sequência, deve-se atentar par a continuidade de geração de conteúdo e de postagens, o que pode ser feito dentro um blog vinculado ao próprio site, o que auxilia na atração de visitantes e possíveis consumidores.

Conteúdos relevantes e interligados ao seu produto ou serviço devem ser oferecidos com frequência, respeitando-se uma periodicidade que leve as pessoal a realizar novos acessos.

A realização de campanhas de publicidade também possui uma grande importância, pois o direcionamento delas para o público alvo fará com que apareçam para pessoas que possam se interessar no que sua empresa oferece, além de auxiliar na manutenção do público que sua empresa já possui.

Um bom conteúdo que se utiliza de técnicas de SEO atrelado à sua taxa de visitação fará com que o Google indexe seu site.

Técnicas de marketing digital devem sempre ser levadas em conta, portanto, pois são responsáveis por aumentar as chances de seu site tem de se tornar destaque nas pesquisas do Google e de permanecer na primeira página de resultados do Google.

Além disto, separamos algumas dicas simples e importantes que podem lhe auxiliar na hora de aumentar a indexação pelo Google do seu site:

  • Título da página

Possuir um título destacado na sua página auxiliará na hora da indexação pelo Google do seu site. Entretanto, é necessário ter cuidado e se atentar a alguns detalhes!

O essencial é que o título constante na página contenha as duas palavras mais importantes relacionadas ao seu negócio. Note, ainda, que estas palavras devem ter tom objetivo e nunca subjetivo, pois isto pode atrapalhar na relação entre conteúdo de pesquisa e resultados e seu site pode não ser indexado.

Por fim, saiba que expressões ou palavras muito longas podem lhe atrapalhar, pois o Google considera apenas 60 caracteres do título, ignorando o conteúdo restante do título.

  • Meta description

Esta é a segunda parte mais importante na indexação de um site e nada mais é que um pequeno resumo apresentado abaixo do nome do seu site quando ele aparece no resultado de pesquisas.

  • URL da página

A URL da página, ou seja, o nome que está escrito no link responsável pelo acesso do seu site após o “www.” também auxilia seu site a ser indexado pelo Google. É muito importante que você escolha palavras chaves importantes que deem uma ideia sobre o que é oferecido naquela página e qual é a empresa que está oferecendo isto.

Com estas dicas você está pronto para melhorar a indexação de seu site pelo Google e manter esta condição. A aplicação de técnicas de SEO atreladas aos detalhes aqui citados são essenciais para fazer com que o seu site apareça nos resultados de buscas e permita, assim, que você aumente sua base de consumidores.

Como identificar se o site teve a indexação pelo Google?

Existem algumas formas para que você consiga identificar se houve a indexação pelo Google, confira a seguir:

  • Digite na busca do Google “site:meudominio.com.br” exemplo: site:metamidia.com.br e verifique como ele vai retornar.
  • Acesse o Search Console (https://search.google.com/search-console/) e verifique se o site possui algum problema.
    • Aproveite e envie o sitemap.xml, no WordPress, o plugin Yoast SEO já cria de forma automática o sitemap, não precisa se preocupar. Caso você não tenha o plugin instalado, instale e depois digite no domínio o sitemap.xml.

Exemplo: https://metamidia.com.br/sitemap.xml

  • Se mesmo após os passos anteriores seu site ainda não teve a indexação pelo Google, você pode estar com um problema no seu DNS. Você pode fazer um teste na seguinte ferramenta: https://www.whatsmydns.net/

É importante verificar se houve propagação em todos os servidores que estão ao redor do mundo.

Tenha em mente que a indexação pelo Google do seu site e a aplicação de técnicas para melhorar esta situação são coisas indissociáveis do sucesso online do seu negócio. Caso seja necessário, entre em contato conosco, que nós da Metamidia vamos te preparar para alavancar suas vendas e negócios.

5.00 avg. rating (100% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *