Layout de site nada mais é que a disposição de ícones e elementos gráficos que compõem a página de internet. Ou seja, é a “cara” do site, aquilo que está disposto na tela contendo informações e imagens ou qualquer outra coisa que ali está como linhas, gráficos e demais elementos visuais.

Existem vários tipos de layout disponíveis para sites e a seguir detalharemos os principais item a item, auxiliando você a escolher com propriedade aquele que mais tem a ver com o seu negócio e obter as maiores vantagens que um design bem pensado e colocado em ação pode oferecer à página.

Existem diversos tipos de design para layouts sites, sendo os mais comuns:

  • Flat de design;
  • Skeumorfismo;
  • Design Metro;
  • Design de Grade;
  • Design Responsivo;
  • Design Clássico;
  • Design Criativo;
  • Design One Page;

Havendo formas variadas de layouts veja dicas, a seguir, de como montar o layout para tornar seu site atrativo.

1.    Hierarquia das informações

A organização do site é importante, e usar a coerência e lógica para organizá-lo é essencial. Uma boa maneira de fazer isso é através da divisão entre categorias principais e subcategorias.

Um bom exemplo disto são sites especializados em moda que organizam as categorias de acordo com o gênero do comprador e dentro delas em subcategorias relacionadas a tipos de peças, como calçados, calças, camisas, etc.

Ainda, é necessário que se aplique esta lógica ao texto do site, com o uso de subtítulos de tamanhos diferentes e a aplicação das regras de SEO, o que auxiliará o seu site a ser localizado em pesquisas que podem ser relacionadas ao seu tipo de negócio e à indexação dele pelo Google.

2.    Espaçamento adequado

Outra coisa importante a ser observada ao montar o layout de um site e torná-lo atrativo é o espaçamento entre as informações, o que auxilia também na aplicação da hierarquia das informações.

A separação de informações e seu posicionamento, além do estudo quanto ao excesso ou falta de informações são elementos a serem observados com foco no alcance do espaçamento adequado.

3.    Estudo das fontes

O tipo, tamanho e cor da fonte de texto do seu site também são importantes quando o assunto é layout, pois impactam diretamente na visualização de conteúdo e na navegabilidade.

Uma ressalva é importante quanto às fontes: jamais se deve utilizar mais de dois tipos de fontes no layout de um site. Uma forma inteligente de utilização dos tipos de fontes é estipular um tipo para ser utilizado em títulos e chamadas e outra para compor o texto.

4.    Estilo de imagens

Uma vez que existem diversos tipos de imagens que podem ser implementadas ao seu site, como gráficos, fotos, vídeos e ilustrações é necessário ser cauteloso ao adicioná-las ao site para evitar que ele fique abarrotado de informações e confuso.

É importante que defina certo padrão quanto ao tamanho, tonalidade e estilo de enquadramento, pois isto permite que haja consistência no site e a criação de uma identidade.

Outra coisa essencial é que as imagens tenham qualidade. Quando as imagens forem adicionadas para demonstrar um produto, é importante que elas correspondam à realidade, assim como que demonstrem o maior número de detalhes possível.

Considerações necessárias ao escolher um layout

Existem algumas considerações referentes à empresa e ao estilo dela que devem ser feitas durante a escolha do layout de site.

1.      Considere o objetivo do site

Você deve considerar qual é o objetivo do site, pois a finalidade a qual ele se destina pode alterar qual layout é considerado mais adequado a ele. Veja, por exemplo, que um blog destinado à exposição de artigos possui necessidades e disposição diversa da de sites que se dedicam ao comércio online.

Também é importante listar as funcionalidades que o site deve oferecer, pois isto auxilia a entender quais itens devem ser valorizados pelo layout da página.

2.      Foque no conteúdo

O layout deve auxiliar o site. Com base nisso, pense no layout combinado ao conteúdo principal de seu site.

3.      O layout deve refletir a personalidade da empresa

Lembre-se que seu site pode se tornar a maior forma de contato entre o cliente e você. Assim, os consumidores que o visitam criarão uma idéia sobre sua empresa baseada na imagem oferecia pela página online.

Saiba que a área em que a empresa atua deve auxiliar na orientação da escolha do layout. Há empresas cuja área de atuação não permite que se utilize um perfil informal e irreverente, a exemplo de escritórios de advocacia.

Por outro lado, há empresas nas quais a aplicação de um layout impessoal e duro também não auxiliará e se distanciará de sua área.

4.      Lembre-se do público alvo de seu site

Você deve considerar o perfil do seu público-alvo na hora de estabelecer qual será o layout de seu site. Caso seus clientes sejam, em sua grande maioria, pessoas da terceira idade, busque utilizar um layout de site limpo e descomplicado em que estejam presentes apenas as informações principais.

O comportamento online dos seus clientes deverá ser analisada, portanto, a fim de que a escolha do layout de site corresponda à facilitação da navegação por eles e também os atraia.

5.      Lembre-se dos acessos por celular

Por fim, a escolha do layout de site deverá levar em conta que atualmente o acesso da internet não se dá mais exclusivamente por computadores e notebooks, mas também por celulares e tablets.

A tela dos celulares é muito menor que a tela de um computador. Com isso em mente, escolha um layout que se adapte a ambas e que não perca informações quando o site for acessado por dispositivos móveis. Isso garantirá que os acessos ao site concedam todas as informações, independentemente do aparelho utilizado e do tamanho de suas telas.

Faça todas estas considerações e siga as dicas acima a fim de garantir que você escolheu o layout mais adequado à sua página e garanta o sucesso de seu site.

5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *