Existem profissionais que ter um site portfólio é uma opção, já em outros casos, como profissionais que atuam com criação, tê-lo é de suma importância. Ele funcionará como uma vitrine do seu trabalho, onde muitas vezes será o primeiro contato entre você e o seu cliente, que está em busca de um profissional com suas características/área de atuação. Entenda o que é o site portfólio!

Antigamente, a vitrine do nosso trabalho seria uma pasta com vários documentos de recomendações dos antigos empregadores. Hoje em dia, principalmente nas áreas visuais e criativas, o site portfólio faz o papel dessa pasta de documentos, apresentando seus trabalhos e também seus principais clientes. A apresentação dos seus trabalhos pode ser realizada em imagens, apresentações, áudios, recortes de revistas/jornais, links das mídias digitais entre muitas outras formas.

Porque preciso ter um site portfólio?

Se sua área de atuação envolve criação, como um designer, arquiteto, jornalista, redator, videomaker, ilustrador entre muitos outros, você precisa ter um site portfólio. Como se fosse uma exposição fixa em uma galeria, onde você estará apresentando todas as suas criações para todo mundo, inclusive para os seus próximos clientes. Você vai agregar um valor muito maior para o seu trabalho e para sua imagem, sendo um item importantíssimo para o seu marketing pessoal.

Um bom profissional além de um portfólio atraente, com trabalhos que chamam atenção, também precisa de outros atributos para que o cliente seja conquistado de vez, como títulos, graduações e uma boa trajetória profissional. É a junção do que seu currículo está indicando e o que o seu portfólio está mostrando para o cliente, um complementa o outro, para comprovar toda a sua experiência no segmento de atuação.

O currículo, seja no papel, no linkedin ou ainda em seu próprio site portfólio, fará a descrição de toda a sua trajetória profissional, principais trabalhos, projetos, formação e conquistas. O portfólio será a demonstração de tudo que foi criado ao longo da sua trajetória.

Importância do site portfólio

Se coloque na seguinte situação: você precisa de um profissional web design para construção do seu e-commerce, que está entrando agora no mundo online e você necessita de um profissional de qualidade, com experiência. Aparecem para você duas opções: Um profissional com um currículo bom, graduado e possui as qualificações necessárias para criação de um e-commerce, porém sem site portfólio. O segundo profissional é graduado com alguns títulos, um site portfólio com diversos cases de sucesso.

Acredito que você não teria dúvidas e escolheria o profissional que tem um site portfólio, já que você tem garantias da qualidade do trabalho, já que você consegue visualizar o seu trabalho. Já o profissional que não possui um site portfólio, pode ser um profissional tão capacitado quanto ou até melhor, mas pecou no momento de “vender o seu peixe”.

O site portfólio, muitas vezes, impressiona tanto o cliente que você não precisa nem vender tanto o seu trabalho, porque o que ele está buscando é garantia de qualidade e principalmente de sucesso. Você compraria uma peça de roupa apenas pela descrição, sem ter a oportunidade de ver e vestir? Eu tenho certeza que não! Acontece o mesmo com o seu cliente.

Um grande problema que acontece com mentes criativas está descrita em uma frase muito famosa: “ Em casa de ferreiro, o espeto é de pau!” Essa expressão retrata bem o que muitos profissionais criativos passam com o seu próprio site portfólio, sempre adiam essa tarefa. Mas isso pode custar um projeto interessante ou um cliente fixo. Por isso, não deixe essa atividade para depois, seu trabalho é o seu próprio cartão de visitas online.

Dicas para um site portfólio de sucesso

Um site portfólio atraente e que realmente faça o seu papel exige dedicação da sua parte, para que todos os detalhes estejam corretos, bem descritos e o seu trabalho esteja exposto da melhor possível. Esse é o momento de ser criativo e deixar aflorar toda a sua essência em um site portfólio com o seu toque pessoal.

Selecione trabalhos com maior notoriedade

Na vida de todo o profissional criativo, existem trabalhos que fizeram mais sucesso do que outros. Alguns rendem prêmios, matérias em jornais e revistas e são esses projetos que devem constar no seu site portfólio. O que vai causar impacto no seu cliente não é quantidade de projetos que foram realizados, mas sim a qualidade do material produzido.

Logo, não fique com dó de descartar da sua coletânea de sucessos aqueles projetos que não tiveram tanto sucesso, mesmo que a execução seja ótima ou que você tenha um certo apego emocional ou afetivo por ele, porque isso é mais comum do que se imagina.

Caso você esteja iniciando sua trajetória profissional, você pode colocar seus cases de estudo para ilustrar seu portfólio e também recorrer à comunidades referentes ao segmento em questão. Atuações em projetos freelas também são bem vindos, para mostrar que você não apenas na teoria dos cases de estudo.

Segmente seus trabalhos em categorias

Todo o seu trabalho precisa estar separado por categorias, por exemplo, se você for fotógrafo, crie categorias para fotografias de paisagens, casamentos e eventos. Crie quantas categorias for necessário para que seu trabalho seja exposto de uma forma simples de ser encontrada e agradável para o cliente.

O cliente normalmente busca uma determinada categoria dentro de um segmento. Se estiver em busca de um fotógrafo para eventos, ele vai procurar uma categoria de eventos em seu site portfólio. Dessa forma, ele vai ver exatamente o que está procurando, sem perder tempo, bem objetivo e simples, como é o perfil da maioria dos clientes atualmente.

Contatos visíveis em seu site portfólio

Jamais esconda os seus contatos em seu site portfólio, eles precisam estar visíveis para que seus clientes possam encontrá-los de forma rápida. Existem duas formas dos seus contatos serem incluídos no seu site:

  • Colocando em um local de destaque em seu site, como no topo, com as informações de e-mail de contato, telefone com DDD e links para redes sociais.
  • Criando um formulário de contato, onde o cliente pode enviar uma mensagem. Caso opte por essa opção, não esqueça que seu cliente terá interesse nas suas redes sociais, por isso ele precisa ter acesso à essa informação.

E para finalizar, seu site portfólio precisa ter a sua própria identidade, seu próprio estilo, suas cores preferidas, suas referências artísticas, para que você seu site possa refletir a sua personalidade enquanto profissional!

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