google blacklistVocê percebeu que o tráfego do seu site na busca orgânica, realizada pelos buscadores, está em queda? Você está pretendendo comprar um domínio para o seu site? Para os dois casos, é necessário verificar o site na blacklist ou se está desindexado pelo Google. Existem diversas formas para que você consiga verificar e certificar que não sofrendo nenhum tipo de penalizado, quer saber como? Continue lendo nosso artigo!

Vale lembrar que existem diversos motivos pelo qual o tráfego do seu site tenha caído, de forma rápida. Mas não custa realizar as pesquisas de indexação e blacklist, pois esses são uma das principais causas de redução de visitas. Você não sabe como realizar a verificação, confira a seguir!

Como verificar se um domínio está na lista negra do Google

Existem diversos métodos para que seja possível verificar se o site na blacklist ou sendo desindexada pelo Google. Além disso, você pode verificar quais as páginas/postagens que não estão sendo classificadas individualmente. Às vezes, não é todo o site que é afetado, por isso a verificação é importante. Porém, caso seja identificado que é apenas uma página, pode dificultar um pouco mais a solução do problema.

Verificar manualmente para ver se você está na lista negra

Para que você consiga realizar uma busca, de forma manual, para verificar o seu site na blacklist, basta realizar uma pesquisa no Google com o seguinte parâmetro: site: <domainname.com>. O resultado da pesquisa será a quantidade de páginas que foram indexadas pelo Google.

Caso você utilize este método para verificar um novo domínio, provavelmente não obterá nenhum resultado, pois não há postagens ou páginas para o Google indexar ainda. Então não fique preocupado com a falta de resultado.

Métodos automatizados para ver se você está na lista negra

Existem algumas ferramentas online úteis onde você pode usar para verificar se o seu site, independentemente da plataforma utilizada na criação, está na lista negra ou foi penalizado pelo Google. Visite o site: http://www.bannedcheck.com/, em seguida digite o seu domínio e clique em pesquisar. Você receberá uma mensagem informando o status do seu nome de domínio.

A melhor maneira de acompanhar as alterações ou obter mais informações sobre seu domínio é usar as ferramentas criadas pelo Google. Neste caso o Google Search Console deve ser sua ferramenta de referência!

O Google Search Console é uma ferramenta que mostra o número de páginas indexadas, backlinks para seu site, consultas de pesquisa, integridade do site, 404 páginas não encontradas, erros de servidor e muitas outras informações úteis. Enviar um sitemap para o Google com postagem frequente pode ajudar você a deixar suas postagens e páginas indexadas mais rapidamente. Na verdade, se você acabou de criar um novo conteúdo, é possível indexá-lo manualmente na ferramenta para indexá-lo imediatamente.

Verifique o diretório de transparência do Google

O Google possui um mecanismo que penaliza sites que publica conteúdos que são protegidos por direitos autorais, será que seu site pode estar sofrendo uma penalização por este motivo? Para que você certificar que não infringiu nenhuma regra, para ser passível de punição, verifique o Relatório de Transparência do Google, onde você consegue saber se consta o seu site na blacklist, graças a uma reivindicação referente à direitos autorais ou DMCA.

Quais as razões para que seu site seja listado na blacklist

A violação dos termos de serviço do Google é a forma mais rápida de obter suas páginas indexadas. Saiba quais são os motivos mais comuns:

  • Você está comprando links?
  • Violações de direitos autorais
  • Palavras-chave de mascaramento
  • Vinculando ao spam externo ou páginas maliciosas
  • Seu site é invadido
  • Você está comprando links?

blacklist checkerO Google desaprova qualquer forma de link pago ou links artificiais, se você estiver fazendo isso, é melhor parar antes de ser pego. A penalização não vale a pena para que você ranquear melhor por um determinado período, existe métodos “limpos” para que você consiga aumentar, com qualidade, o seu tráfego orgânico.

Violação de direitos autorais

Uma das principais regras da Internet: Nunca copie nada que você não criou!A violação de direitos autorais é desaprovada pelo Google, por isso você ouve o Google promovendo o uso do conteúdo original. A violação de direitos autorais é uma maneira infalível de deixar suas páginas indexadas do Google. Isso também pode relatar em outras pessoas que apresentam reclamações de DMCA contra seu website. As pessoas roubam nossas imagens o tempo todo.

Palavras-chave de mascaramento

Ocultar palavras-chave ou frases com a técnica de cor de fundo é algo errado e o Google já conhece essa técnica. Isso pode facilmente fazer com que suas páginas desapareçam da pesquisa do Google. Existem técnicas de SEO mais efetivas do que você burlar o sistema dessa forma.

Vinculando ao spam externo ou páginas maliciosas

Os buscadores, como um todo, não gostam de Spam, por um motivo muito simples, os usuários desaprovam essa prática. Quando você estiver vinculando páginas ao seu site, verifique a origem dessa página externa, para que você não envie spam ou sites maliciosos para os seus leitores.

Seu site é invadido?

Após seu site ter sido infectado por malware, você está com uma bomba relógio em suas mãos. Por isso, esse é um dos principais motivos pelos quais você deve registrar seu site no Google Search Console. Se detectarem malware em seu site, eles enviarão um e-mail para você, geralmente com o local e, às vezes, com os arquivos que estão causando o problema.

A partir da notificação do sistema do Google Search Console, você pode buscar por soluções viáveis para limpar o seu site, da melhor forma, evitando que você espalhe vírus para seus usuários e dessa forma, forçando o Google a penaliza-lo, por tal prática, mesmo que não seja intencional.

Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode ser banido, ou  ter seu site na blacklist, desindexado pelo Google. Certifique-se sempre de ler e entender os termos do Google e manter-se atualizado sobre as alterações no algoritmo. O Penguin, Panda, Hummingbird, estas são todas as mudanças no algoritmo que você deve ler, já que elas poderiam ser responsáveis ​​por sua queda rápida no tráfego.

5.00 avg. rating (100% score) - 1 vote

Uma opinião sobre “Como saber se um site está numa blacklist?”

  1. Legal, Paulo.

    Algumas vezes temos o site cadastrado no Search Console, mas não damos a real atencão a ferramenta. É bastante importante ficarmos de olho nos relatórios do Search Console, com ele a gente consegue ter uma ideia de como anda a saúde do site na rede de pesquisa, abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *