A gamificação para aumentar o engajamento é uma estratégia que tem se tornado popular desde o advento do Pókemon Go.
O app em que o participante usa o seu smatphone para capturar as criaturas de animes foi uma febre entre crianças e adultos. Sua enorme popularidade deu origem à estratégias de marketing que, combinadas com o jogo, aumentaram a visibilidade de marcas e alavancaram vendas ao redor do mundo.
Dessa forma, a chegada do Pókemon Go e o sucesso que obteve abriu as fronteiras para que os jogos se tornassem fundamentais para aumentar o engajamento.
Qual a finalidade da gamificação para aumentar o engajamento?
A gamificação para aumentar o engajamento tem um objetivo muito importante: proporcionar uma experiência online única a um cliente em potencial. Quanto mais interessante e inesquecível for a experiência de um internauta com uma marca, maior será a sua fidelidade à ela. Consequentemente, maior e mais qualificado será o seu engajamento.
Por esse motivo, a partir desse momento, as empresas precisam levar em consideração que o consumidor não quer apenas comprar. O patamar subiu para experiências online completas que vão além da conclusão da compra.
Como as marcas podem usar a gamificação?
Como mencionado anteriormente, a gamificação para aumentar o engajamento iniciada com o Pókemon Go foi apenas a ponta do iceberg. Todos os setores de mercado podem se beneficiar da gamificação para aumentar o engajamento.
A indústria de turismo, por exemplo, pode presentear seus possíveis clientes com bônus e facilidades em viagens por meio de um jogo virtual em que os usuários cadastrados precisam explorar cidades misteriosas e descobrir os produtos escondidos.
Já as empresas de vestuário podem criar ateliers e vitrines virtuais para que os visitantes possam combinar itens e criar coleções, além de ganhar descontos e brindes de lojas.
Enfim, as possibilidades são muitas. Uma boa equipe de marketing que use a estratégia com criatividade e foco no público-alvo pode desenvolver um excelente trabalho e entregar um resultado que supere as expectativas dos clientes em potencial.
A gamificação para aumentar o engajamento nas redes sociais
A parceria entre jogos e redes sociais não poderia ser mais frutífera às marcas. Hoje, grandes marcas utilizam a gamificação para atrair os usuários das diversas redes sociais para participar de suas ações.
Pegue, por exemplo, os testes que viralizam no Facebook, como “Qual será sua próxima viagem?”ou “Quem foi você em outra vida?”. Estes testes atraem milhares de participantes que fazem o teste, comentam, compartilham e fazem questão de convidar outras pessoas para participarem.
Ações como essas podem fazer parte de estratégias de marketing para divulgar produtos e serviços de forma divertida e que proporcionam um novo nível de experiência ao participante.
A gamificação faz com que o usuário da rede social se sinta confortável com a brincadeira e queira participar, chamando seus contatos para fazer o mesmo.
Isso significa um ambiente leve para quem participa e um sentimento positivo em relação às empresas e marcas por trás dos jogos e ações. Essa combinação divertida promove, então, a adesão rápida de outros usuários das redes.
A gamificação para aumentar o engajamento é, portanto, uma maneira inteligente e divertida de aumentar a visibilidade de sua marca e promover relações de identidade com a empresa. Aproveite a oportunidade e seja criativo!