Tags do vídeo youtube

As tags do vídeo do YouTube são importantes ferramentas para a distribuição e obtenção de visualizações nos seus conteúdos. Uma vez que isso é indispensável para o sucesso do seu canal, elas se tornam indispensáveis.

Essa é uma das estratégias utilizadas pelo maior site de vídeos do mundo. Portanto, saber como elas funcionam e como usá-las é essencial.

Caso isso seja novo para você, não se preocupe. Confira, abaixo, um tutorial sobre as tags e veja seu canal deslanchar e obter muitas visualizações. Consequentemente, é claro, o crescimento dele e seu lucro!

O que são tags do vídeo do YouTube?

As tags nada mais são do que palavras, ou frases, que se apresentam para descrever o conteúdo. Com isso, a plataforma é capaz de direcionar, de melhor forma, os resultados para uma pesquisa feita nela. Igualmente, no próprio Google.

Elas, então, classificam o vídeo, bem como dão noção do que ele apresenta. Portanto, são importantes em buscas, bem como no aparecimento do seu canal no resultado de tais pesquisas.

Tags do YouTube x Palavra-chave

É muito comum que haja confusão entre as palavras-chave e as tags de vídeo. Todavia, é importante pontuar, desde logo, que não são sinônimos, embora trabalhem juntas para a divulgação do conteúdo, bem como seu aparecimento em resultados de pesquisas.

Primeiramente, as palavras-chave determinam qual é o assunto primordial do vídeo. Com isso, ajudam na classificação dele e no direcionamento das buscas que possam ser feitas por conteúdos de imagem.

Já as tags do YouTube têm como função demonstrar em qual categoria o vídeo se encontra. Isto é, se ele é de moda, culinária, política, finanças, tecnologia ou tantos outros assuntos que são passíveis de tratamento por meio de vídeos.

As tags, além de realizarem tal categorização, também auxiliam o algoritmo da plataforma de vídeos a entender como o conteúdo presente no seu canal se relaciona com outros, que não necessariamente são o assunto principal.

Enquanto a palavra-chave pode ser reconhecida facilmente pelo usuário, o mesmo não acontece com as tags do YouTube. Elas ficam disponíveis para visualização tão somente do dono do canal, como uma informação interna e que pode ser alterada a qualquer hora.

Para que servem as tags do vídeo do YouTube?

Tags do vídeo youtube

Como brevemente dito acima, as tags são importantes porque definem em quais categorias o vídeo se insere. Igualmente, com quais assuntos ele se relaciona. Note, então, que isso direciona pesquisas feitas por usuários.

É a partir das tags, então, que a plataforma de vídeos será capaz de indicar conteúdos para os usuários. Isso se dá a partir de suas pesquisas comuns e, também, dos conteúdos que eles costumam acessar.

Dessa maneira, tem-se que as tags são elementos que se ilustram em palavras ou frases e que ajudam na otimização do conteúdo. Nesse sentido, elas auxiliam na recomendação dele pelo YouTube, bem como no aparecimento nas listas de reprodução automática.

Portanto, as tags do YouTube atuam na distribuição do vídeo e no atingimento de mais pessoas. Ou seja, na divulgação do conteúdo. Elas, então, são elementos que fazem parte do SEO (Search Engine Optimization) que se somam a outros tão importantes quanto.

Outro ponto importante é que as tags ajudam a contornar problemas na digitação de termos. Por exemplo, considere que o seu vídeo trate sobre conteúdos da cultura pop, com filmes, livros e séries.

Todavia, o que acontece se ao buscar o conteúdo o usuário errar na ortografia? Pois bem, com as tags certas é possível que mesmo nessa situação o visitante encontre os seus vídeos. Bons exemplos, nesse caso, são “clutura pop”, “cultra pp”, etc.

Em termos gerais, então, a importância dessas tags é aumentar as chances de que seus conteúdos cheguem a mais pessoas e, com isso, alcancem maior número de visitantes. Portanto, é uma forma de ajudar o algoritmo a fazer seu papel.

Como escolher as tags do YouTube?

Como vimos acima, as tags são extremamente importantes para que um canal e seus conteúdos cheguem a mais usuários e obtenham sucesso.

Use sua palavra-chave como primeira tag

Primeiramente, a primeira tag do YouTube a ser utilizada é a própria palavra-chave. Nesse caso, reforça-se qual é o objetivo e o conteúdo do vídeo.

Por exemplo, se a sua palavra-chave for “Shows do Coachella 2022”, essa deve ser a primeira tag. As demais, então, a seguirão, sendo tanto mais específicas quanto mais abrangentes.

Elenque palavras-chave abrangentes e também específicas

Uma vez que você definiu qual é a palavra-chave principal, chegou o momento de colocar outras que sejam tanto mais abrangentes quanto mais específicas. Isso dá mais estrutura ao vídeo e à possibilidade de distribuição dele pela plataforma.

Assim, seguindo o exemplo acima, é possível usar as tags “Shows Coachella”, “Shows 2022”, “Coachella” e “Coachella 2022”. Note que essas tags variam quanto à especificidade, mas todas elas conversam com o seu tema principal.

Porém, você não precisa apenas se limitar às palavras presentes na sua palavra-chave. “Festivais 2022”, “Festival 2022”, “Show Anitta Coachella” e afins – tudo dependendo dos seus destaques – também podem fazer parte.

Cuidado com o número de palavras nas suas tags do YouTube

Outro ponto importante é que suas tags não exagerem no número de palavras. Por exemplo, “Shows Coachella 2022 destaques pop” já seriam muito grandes. O ideal é que cada tag não passe de 4 termos.

Em caso contrário elas podem atrapalhar na distribuição do vídeo. Isso se deve tão somente à forma de operação do YouTube, bem como ao seu algoritmo.

Use extensões para ajudar na busca de tags relevantes

Está sem inspiração para as tags, ou em dúvida sobre quais poderiam ajudá-lo? Pois não se preocupe. Existem extensões que podem ajudá-lo em poucos passos e sem complicação. Nesse caso, então, você se inspira nos canais concorrentes.

Mas como fazer? Para isso, por exemplo, use a extensão VidIq, própria para o Google Chrome. Depois de instalá-la, abra a plataforma de vídeos e faça uma busca utilizando a sua palavra-chave. Seguindo o exemplo utilizado até agora, “Shows Coachella 2022”.

A partir disso, ao abrir os vídeos relacionados com ela, você pode visualizar as tags utilizadas. Isso somente é possível com o uso da extensão, pois em caso contrário as tags YouTube são exclusivas de visualização dos donos dos canais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.