link buildingLink building é uma maneira de ampliar os resultados obtidos com a aplicação das técnicas de SEO. No entanto, embora pareça algo simples de ser feito na teoria, a prática pode ser um pouco mais trabalhosa.

Se você ainda não está familiarizado com o termo, link building se refere à uma série de estratégias cujo único objetivo é construir links externos – em outros sites ou blogs do segmento – para que apontem de volta ao seu conteúdo.

Assim, o link building é uma maneira de propagar um conteúdo de qualidade, tornando-o referência para outras pessoas.

link buildingConsequentemente, o link que aponta diretamente ao seu conteúdo se torna popular, o que é percebido pelos mecanismos de busca.

Isso faz com que o ranqueamento de seu site melhore, aumentando a quantidade de visitas qualificadas.

Pense no link building como uma votação na qualidade de seu conteúdo. Cada link que aponta para o seu site conta como um “voto de confiança”.

Outro fator importante, é que a reputação do site de origem também conta como agregador de valor para o link building. Quanto melhor a origem, mais qualificada a referência do link building.

 

O processo do link building

O processo de link building requer atenção a três fatores importantes. Veja abaixo:

  1. Qualidade de conteúdo, um fator muito importante e que sempre mencionamos em nossas publicações;
  2. Relevância do conteúdo, fator que está intimamente ligado ao primeiro fator. Lembre-se sempre que qualidade e relevância ao segmento andam de mão dadas não apenas no processo de link building, mas também nas estratégias de SEO.
  3. Quantidade de publicações.

link buildingPortanto, tenha em mente que não basta que um site publique um link que redirecione ao seu site. Esse link precisa estar inserido em um contexto: origem do site, conteúdo e relevância do site ao segmento.

Um site pode ter seus links repostados em uma infinidade de locais online, porém, se estes não são capturados pelos motores de busca, significa que não estão em conformidade com as exigências dos buscadores.

O link ideal precisa estar ligado ao texto âncora, ou seja, o site que publicou um link que redireciona seus visitantes ao seu site. Veja abaixo três exemplos de publicações de links:

  • Saiba o que é o SEO de um site. Clique aqui: neste exemplo, o link está inserido em um termo que possui baixa relevância ao site, ou seja, “clique aqui”. O termo, por si só, não indica nada sobre o site ao qual o internauta será redirecionado se clicar no link.
  • Saiba mais sobre o que é SEO de um site em https://metamidia.com.br/blog/o-que-e-seo-de-um-site.html: embora esse exemplo fortaleça a URL do site ao que o internauta será redirecionado, usar a URL como texto âncora pode não ser a melhor estratégia, pois os mecanismos de busca podem não “compreender” o conteúdo do site.
  • Saiba mais o que é o SEO de um site: quando o texto âncora é trabalhado desta forma, os buscadores são capazes de reconhecer sobre o que se trata o site e o que o internauta encontrará se clicar no link. Portanto, essa é a maneira ideal de utilizar o texto âncora.

 

Agora que você já conhece a maneira correta de utilizar o link building, é hora de turbinar o seu site e aumentar sua audiência.

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