Estamos em um novo momento, em uma nova Era, onde ninguém mais vive sem acesso à Internet, todo mundo está conectado e as buscas sobre os mais variados assuntos são feitos com uma frequência maior do que podemos pensar, o SEO para advogados se tornou essencial.

seo para advogados

Já que hoje as indicações para prestação de serviços estão diferentes, antigamente as pessoas buscavam amigos e familiares para ver se o serviço com um determinado profissional era bom.

Hoje em dia, uma grande parcela da população, faz uma pesquisa nos mecanismos de busca para encontrar profissionais, verificar as recomendações de outras pessoas, verificar se existem reclamações, notícias relacionadas entre outras coisas.

E ainda tem um dado muito importante nessa pesquisa, a pesquisa normalmente não passa da primeira página do Google.

Quem não consegue se posicionar na primeira página do Google, que concentra mais de 70% das pessoas, ficam com uma parcela improvável de contato de cerca de 30%, dividindo atenção com outras centenas de páginas.

O SEO é um termo que se refere à um conjunto de ações e estratégias para otimização de páginas na Internet. Existe uma metodologia para cada um dos setores, e para os advogados e respectivos escritórios não seria diferente. O SEO para advogados tem como proposito alcançar um bom posicionamento na busca orgânica, que é aquela que não possui custos.  

SEO para advogados: Qual a importância?

A otimização das páginas como parte das estratégias adotadas para conseguir aumentar as buscas orgânicas é muito importante, independente do segmento de atuação. Para os advogados, tem se tornado cada vez mais essencial, pois eles precisam ser encontrados pelos seus clientes, e quanto mais rápido isso acontecer, melhor será.

Os advogados iniciam na Internet para conseguir um destaque perante o mercado, aumentando a quantidade de clientes, e criando uma vitrina online para refletir seus feitos. Por isso, a necessidade é grande para a aplicação de estratégias de SEO.

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Quando as estratégias são aplicadas corretamente, o retorno do SEO é bem interessante, pois é possível realizar a captação de novos clientes, onde é possível segmentar e com um custo bem pequeno. Tais benefícios do SEO é possível alcançar sem custos, caso o advogado ou o escritório tenha os conhecimentos requeridos para tal otimização.

Logo, é possível entender por que existem tantos conteúdos que estão direcionando para a otimização e estratégias para o setor. Para os advogados, é essencial para conquistar notoriedade perante o mercado, novos clientes e principalmente aumentar seu espaço no mercado. E o melhor, sem um investimento alto para conquistar isso.

No entanto, caminhar com as estratégias de acordo com o Código de Ética estabelecido pela OAB, para evitar punições e banimentos por descumprimento.

Estratégias de SEO para advogados

Existem várias estratégias que são importantes para que seja possível conseguir um retorno positivo para aqueles que decidirem colocar em prática. Veja quais são elas:

Definição de palavra-chave

Para iniciar com a criação da estratégia de SEO que será aplicada, que está visando aumentar o alcance e a visibilidade, é a definição da palavra-chave que será utilizada na otimização dos conteúdos que serão desenvolvidos.

Deve ser listado as palavras-chave que possuem uma relação mais próxima do que o advogado ou escritório oferece, como serviços, atendimento, diferenciais. Porém, tem mais alguns detalhes que precisam ser considerados.

As palavras-chave que foram escolhidas precisam ter um volume que seja relevante para os mecanismos de busca, pois não adianta utilizar uma palavra que ninguém procura, ou um termo que ninguém está interessado. São o interesse baseado nas pesquisas que fazem com que o tráfego orgânico aconteça.

Utilize ferramentas que ajudam a descobrir quais são termos mais pesquisados pelos usuários para encontrar serviços que são prestados por advogados ou por escritórios. Conheça algumas ferramentas que pode ajudar nessa missão:

  • Ubersuggest;
  • Google Trends;
  • Keyword Planner;

Cuide as URLs

No momento em que decidir criar um site para advogado ou para um escritório, é importante que verifique a criação da URL, para que ela seja amigável e simples, pois isso tem um peso considerável no momento de ranquear no Google.

A URL é o endereço do site, como por exemplo: belchor.com.br, quando falamos em termo amigável é a facilidade de busca que o usuário terá ao pesquisar ou digitar o endereço para procura-lo.

Um endereço de URL não amigável, é aquele mais difícil de ser lembrados pelos usuários: www.escritoriosclayejohnycriminalistaespecializado.com por exemplo, é termo difícil e são várias palavras juntas.

Pense em nomes bem simples e que o usuário lembre facilmente, assim você além de conseguir um bom ranqueamento no Google, será muito fácil a lembrança do usuário.

Responsividade é necessária

Hoje em dia, não ficamos mais sem acesso à Internet, independente do lugar, por isso é importante que o usuário consiga acessar o conteúdo que ele desejar de qualquer lugar ou dispositivo. Muitas pessoas já não estão mais utilizando computadores ou notebooks, fazem praticamente tudo através do seu Smartphone.

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Imagina só, criar um site que um cliente em potencial não consiga visualizar as informações necessárias porque ele não foi otimizado para acesso via smartphone ou tablet. Isso se chama responsivo, que é adaptação do conteúdo independente do dispositivo de acesso.

O seu site precisa estar ajustado para que possa ser acessado por qualquer dispositivo, mantendo todas as informações disponíveis, evitando que algum conteúdo fique fora de formato ou que nem carregue, como acontece em sites que não adaptados.

Invista na qualidade dos conteúdos

O Google pesa bastante a qualidade das informações que são disponibilidades no site. Chamamos de qualidade, conteúdos que são desenvolvidos com informações que são relevantes, que sejam escritas corretamente, com coerência e sem plágios de conteúdo.

É importante que os conteúdos sejam assuntos de interesse do público do seu site, conteúdos que sejam informativos, que tire as dúvidas e que esclareça questões que possa estar em alta ou possa ser de interesse do seu público. Os conteúdos otimizados com as palavras-chave são essenciais, para que o conteúdo chegue até o público para qual ele foi destinado.

A Metamídia pode te ajudar na otimização do seu conteúdo e melhorar e melhorar seus resultados no Google, entre em contato conosco!

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