Você conhece as métricas de marketing digital? Pois saiba que elas podem ser essenciais para o seu negócio, especialmente para a análise dos acertos de campanhas e a mudança de rumos, quando necessário.

Métricas de Marketing Digital

Elas apresentam inúmeros modelos que, por sua vez, têm obtenção de formas bastante diversas. Assim, alguns são melhores para alguns tipos de negócios enquanto outros encontram melhor aplicabilidade em outras modalidades.

Abaixo, conheça algumas das principais métricas que existem à disposição. A maioria delas está a poucos cliques de distância e podem fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Por isso, não deixe de conferir.

Métricas de Marketing digital: O que são?

As métricas, embora pareçam muito complexas, são bastante simples. Em verdade, elas demonstram os resultados de uma empresa perante certas campanhas de marketing, como promoções e interações diversas.

Aliás, o uso dessas métricas não se restringe às situações em que está em curso uma campanha. É possível fazer uso delas a qualquer momento, até mesmo porque existem estratégias que estão sempre em curso, enquanto outras são pontuais.

Métricas de Marketing Digital

Da mesma maneira, tem-se que as métricas de marketing digital permitem uma visão mais detalhada do negócio. Elas podem ocorrer, por exemplo, para análise de um certo período ou com base em certos dados específicos.

Seja como for, elas são muito importantes para as empresas e não devem ser deixadas de lado. Com elas é possível direcionar de melhor forma seus esforços de divulgação dos produtos e captação de clientes na internet.

Por que usar métricas de marketing digital?

Muitas pessoas se surpreendem com a afirmação da importância do uso de métricas. Contudo, a essencialidade delas dentro das operações empresariais é bastante simples de entender.

Embora muitos acreditem que curtidas e compartilhamentos, ou seja, engajamento, seja suficiente para uma empresa mostrar sucesso, isso não é uma verdade. Afinal, não raro temos marcas com engajamento surpreendente que, ao final, não se converte em negócios e vendas.

É claro que o engajamento é importante, mas ele não é a única estratégia de divulgação e atração de consumidores e sequer é a forma mais correta de medir o sucesso dos esforços. É aí, então, que entram as métricas de marketing digital.

Essas métricas são essenciais para que a empresa possa mensurar seus acertos e erros. Imagine, por exemplo, que uma campanha está em curso. Você pode medir, então, como foram as vendas e negócios após a aplicação dessa estratégia.

Após, é possível comparar os resultados com aqueles do período imediatamente anterior ou com a mesma data do ano anterior. As comparações são excelentes para o reconhecimento da positividade, ou não, de ações de marketing.

Lembre-se de que quem não tem conhecimento sobre seu negócio se priva de melhorá-lo. Por isso, as métricas de marketing digital se mostram como ótimas ferramentas que permitem o autoconhecimento da instituição, bem como traçar estratégias mais efetivas para sua empresa.

Seguindo o exemplo quanto à nova campanha, imagine que caso ela gere uma imagem negativa você dificilmente vai saber caso não faça uso das métricas. Da mesma maneira, abrirá mão da oportunidade de mudar os rumos dela para contornar os estragos.

Métricas de Marketing Digital

Por outro lado, caso for positiva, não apenas pode mantê-la em curso, como também usar ela como base para campanhas futuras. Excelente, não é mesmo? Então continue lendo para conhecer alguns modelos de métricas de marketing.

Tipos de métricas de marketing digital

Conheça os principais tipos de métricas que podem ajudar você a direcionar suas campanhas e, também investir corretamente seus recursos para fins de marketing. Cada uma delas é especial e pode auxiliar você, que pode escolher uma ou mais alternativas.

Retorno sobre investimento (ROI)

Em primeiro lugar, uma das métricas de marketing digital que são mais utilizadas e trazem bons resultados é o Retorno Sobre Investimento, também conhecida como ROI. Ela se refere, afinal, ao lucro que o negócio obtém.

O objetivo dele é demonstrar qual foi o investimento da empresa sobre uma campanha específica e, depois, qual o retorno financeiro que ela trouxe para o negócio. Para fazer esse cálculo é preciso subtrair da receita o valor investido e dividi-los pelo valor do investimento.

Ticket médio

Em segundo lugar, outra das métricas de marketing digital que mais chamam a atenção das empresas e dos profissionais responsáveis pelas campanhas é o ticket médio.

Diferentemente do fator anterior, que demonstra qual é o lucro de uma empresa a partir de certa campanha, aqui há a análise de qual é a média de gastos que um cliente tem ao fazer negócios com a empresa.

O cálculo dele pode ser feito de forma mensal ou anual, embora o primeiro tipo seja o mais indicado. O cálculo, então, ocorre com a divisão da receita mensal pelo número de clientes que fizeram negócio com a marca.

Taxa de cliques

Dando continuidade à nossa lista de métricas de marketing digital, temos a taxa de cliques. Ela se refere especificamente a uma campanha, de forma a analisar quantos acessos ela gerou e, portanto, se chamou ou não a atenção do público.

Métricas de Marketing Digital

Nesse caso existem inúmeros dados que podem ser analisados a partir dessa métrica. Por exemplo, as palavras-chave da campanha, o público-alvo e o tipo de abordagem. Com isso, torna-se uma das mais importantes dentre as alternativas.

O cálculo dá o resultado em porcentagem. Por isso, seu cálculo ocorre por meio da divisão do número de cliques de um anúncio pelo total de impressões. O resultado, então, deve ser multiplicado por 100.

Taxa de conversão

Para terminar nossa lista de métricas de marketing digital apresentamos a taxa de conversão. Ela corresponde às atitudes dos usuários ao tomarem certas atitudes que indicam sua intenção de se tornarem consumidores da marca.

São vários os atos que podem indicar uma conversão. Por exemplo, a assinatura à newsletter de e-mail, cadastro em promoção ou até mesmo a adição de um produto no carrinho. Tudo isso é importante e demonstra, por si só, a possibilidade de conquistar novos consumidores.

O cálculo desse tipo de taxa varia. Geralmente, essa, dentre as métricas de marketing digital, divide o número de visitas de uma página pelo de visitantes que realmente fizeram algum tipo de ação como compra.

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