Ao patrocinar os seus anúncios no Google Adwords é essencial que você se valha de algumas estratégias que melhorarão as respostas a eles. Dentre elas estão a correspondência de palavras-chave, crucial para qualquer tipo de publicidade.
Esse é um conceito que o Google utiliza há anos e que sofreu alterações em 2012. É a partir dele que a plataforma de busca online consegue encontrar as respostas correspondentes às pesquisas e elencar os resultados.
Nesse sentido, note que estar entre os primeiros colocados na disponibilização de resultados é importante. Isso aumenta as chances de que entrem na sua página e eventualmente façam negócios com ela.
Entenda a correspondência de palavras-chave
Para apresentar a você o resultado de uma pesquisa o Google analisa quais são os termos da busca e, assim, quais sites possuem correspondência a eles.
Aliás, é este mesmo conceito que se aplica aos anúncios patrocinados. O patrocínio ocorre no Google Adwords ou Google Ads. Ali, então, cada anunciante escolhe suas palavras-chave e, também, a forma de correspondência, conforme veremos abaixo.
A partir disso, todas as vezes que uma pessoa realiza uma pesquisa no Google que possa se relacionar com produtos e serviços a plataforma apresenta nos primeiros lugares dos resultados os sites que tenham anúncios com correspondência aos termos.
A estes termos, então, dá-se o nome de palavra-chave. Ela, dessa maneira, deve se apresentar tanto no termo de pesquisa quanto no anúncio. Ou seja, é imprescindível que haja correspondência.
Veja, então, um exemplo de correspondência de palavras-chave. Imagine que você está buscando acessórios. Então, ao pesquisar “brincos de ouro”, encontrará resultados de anúncios que possuam esses termos.
Da mesma maneira, variações como “brincos ouro” ou “brincos” poderão ser localizadas.
Outra possibilidade corresponde aos erros de busca, como “brncs de ouro”. Uma vez que havia 7% de erro na digitação de termos de pesquisa, o Google passou a incluir variações em razão de engano na escrita dentre os resultados.
Tipos de correspondência de palavras-chave
Existem diversos tipos de correspondência de palavras-chave. Ou seja, diversas formas como o algoritmo do Google Ads pode reconhecer que há identidade entre o que o usuário procura e o que você oferece no seu site.
Por isso, veja quais são elas. O uso de cada uma das alternativas cabe ao usuário, que deve selecionar a alternativa que lhe interessa para que o Google Ads analise os seus anúncios.
Correspondência ampla
Em primeiro lugar temos a correspondência ampla. Conforme seu nome já indica, ela não encontra restrições e tem capacidade de reconhecimento da identidade dos termos. Com isso, tem-se inúmeras oportunidades.
Por exemplo, imagine uma pesquisa sobre “brincos de ouro”. Com isso, a pesquisa pode encontrar diversas variações à palavra chave, seja com adição de termos ou diminuição. Igualmente, reconhece plenamente os erros de digitação que podem se dar sobre os termos.
Nesse exemplo acima, poderiam ser localizados, por exemplo:
- Lojas de brinco de ouro;
- Brinco de ouro;
- Brincos de ouro;
- Brncs de ouro.
Ainda, é possível adicionar uma localidade ao termo, como “brincos de ouro São Paulo”.
A partir disso, além dos termos acima, também serão localizados aqueles como “brincos de ouro em São Paulo”.
Correspondência exata de palavras-chave
O segundo tipo de correspondência de palavras-chave é diretamente contrário ao anterior. Afinal, se nosso primeiro exemplo considerava os termos de forma ampla, com variações, este se limite às palavras exatas.
Assim, não há flexibilidade dos termos de busca. Com isso, os resultados irão seguir exatamente as palavras utilizadas na pesquisa. Os anúncios e páginas, então, somente aparecerão caso seja digitada a palavra exata referente a ela.
Nesse caso é preciso ter em mente que caso haja a digitação de uma frase, como “Como encontrar brinco de ouro” o resultado não irá listar “brinco de ouro”. Portanto, não considera os resultados para palavras com termos que os precedam ou sucedam.
Outro ponto importante, igualmente, é que na correspondência exata de palavras-chave os erros não são considerados. Com isso, cabe à equipe de marketing analisar se existem erros comumente presentes nas pesquisas e registrá-los como palavra-chave.
Correspondência frase
Em terceiro lugar temos a correspondência frase. Com isso, quem faz buscas bastante completas e com palavras adicionais não deixa de ter acesso aos seus resultados no Google Ads.
A pesquisa não sofre, por exemplo, pela adição de palavras antes ou depois da palavra-chave. Assim, a frase não implica na perda de resultados na busca.
No exemplo que estamos utilizando a pesquisa “brincos de ouro em São Paulo” não afetaria a aparição do anúncio patrocinado com palavra-chave “brincos de ouro”.
Porém, aqui também existem restrições. Elas se referem à exigência de que, mesmo dentro de uma frase, o termo do anúncio esteja na ordem correta. Por exemplo, a pesquisa para “ouro brincos” não teria o resultado da palavra-chave acima.
Correspondência ampla modificada
O quarto tipo de correspondência de palavras-chave diz respeito à ampla modificada. Ela é bastante semelhante a que apresentamos no primeiro item. Contudo,diferencia-se ao permitir variações maiores nos termos de pesquisa.
Aqui, então, consideram-se junto aos erros de digitação e flexibilização para o plural, também aceita variações nas próprias palavras. Com isso, há o registro de diversas palavras-chave que podem abarcar diversas pesquisas.
Para dar um exemplo, considere a pesquisa sobre brincos de ouro. Nesse caso, a busca por “acessórios de ouro” ou “brincos dourados” também dariam como resposta os anúncios patrocinados da marca.
Correspondência negativa
Por último também há a correspondência de palavras-chave do tipo negativa.
Aqui, entretanto, ao invés de garantir que a sua empresa ou anúncio apareçam para determinadas pesquisas, você faz o contrário. Ou seja, impede que certos termos tenham, como resposta, a sua publicação.
Com isso é possível evitar que a empresa tenha alguma relação com termos pejorativos ou com questões com as quais sua empresa não trabalha e não quer se relacionar.