Taxa de conversão
A taxa de conversão do seu e-commerce pode ser otimizada com o uso de soluções tecnológicas que buscam trazer até você clientes mais qualificados e potencializar o seu e-commerce para a conversão.
Abaixo, apresentamos duas importantes ferramentas para que você consiga melhorar o seu ROI do E-commerce e a taxa de conversão.
- Teste A/B
Apesar de ser uma estratégia tradicional, o teste A/B ainda é considerado bastante eficiente na otimização da taxa de conversão.
Em linhas gerais, o teste consiste em criar versões diferentes de divulgação de seu produto e promover testes a fim de determinar qual das versões foi a mais eficiente e teve maior retorno de seus clientes. Tal resultado poderá ser obtido por meio de dados analíticos.
Este teste é comumente aplicado nas páginas iniciais dos sites e e-mail marketings, mas também pode ser aplicado em outras formas de publicidade.
- Dados analíticos
Os dados analíticos são de extrema importância na mensuração de resultados de estratégias de vendas e campanhas.
É possível encontrar ferramentas de mensuração gratuitas online que oferecem informações importantes e essenciais para a definição e alcance de seu público-alvo: idade, gênero, localidade, horário de visita e como ele chegou até a sua loja virtual.
A combinação entre o teste A/B e dados analíticos poderá lhe sugerir o comportamento de seu público, possibilitando que você possa fazer campanhas mais específicas, aumentando a sua taxa de conversão.
Ticket Médio
O ticket médio é o valor médio de vendas por usuário. Este valor é alcançado com a soma de todas as vendas realizadas em um determinado período de tempo, dividindo o resultado pelo número de pedidos concluídos. Portanto, para que sua loja virtual seja bem-sucedida, é preciso elevar seu ticket médio e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão, gerando lucros.
Há várias maneiras de elevar o seu ticket médio. Abaixo você encontra duas destas maneiras, a saber:
- A primeira estratégia para elevar o seu ticket médio é convencer o usuário a levar um produto mais caro ou uma versão mais cara do produto que ele está acostumado a consumir.
Esta estratégia é conhecida como UpSelling é só é bem-sucedida quando os benefícios que levam o usuário a trocar a mercadoria estejam bem claros, o qual exige um sistema de recomendação bem planejado e estruturado.
Ter um site cuja estrutura seja funcional é fundamental para o sucesso do UpSelling.
- A outra maneira é fazer com que o cliente, além de comprar o produto que ele deseja, leve produtos complementares ou acessórios. Esta estratégia é conhecida como CrossSelling e também precisa estar bem planejada e estruturada para que surta o efeito esperado, ou seja, elevar o ticket médio.
Aumentando o CPC do Ads
Trabalhar com o Google Ads é uma tarefa um pouco complexa e exige certo conhecimento para conseguir os melhores resultados. Portanto, é preciso estruturar estratégias que farão com que seus anúncios tenham mais cliques, aumentando o CPC (Cost Per Click – Custo Por Clique).
Os próprios especialistas do Google dão algumas dicas em como aumentar o CPC de seus anúncios. Veja abaixo:
- Formatos que pagam mais: os formatos de anúncios indicados abaixo são os tipos que apresentam os melhores valores médios. Verifique a tabela abaixo:
336 x 280 | 7,46% |
300 x 250 | 5,58% |
728 x 90 | 3,16% |
120 x 240 | 2,99% |
160 x 600 | 2,44% |
120 x 600 | 1,33% |
468 x 60 | 0,53% |
De acordo com a tabela, é possível saber o valor de cada clique por anúncio e escolher a opção que melhor atende seu negócio.
No entanto, é preciso manter em mente que o Google está sempre alterando o seu algoritmo. Sendo assim, a melhor maneira de manter o seu CPC em um patamar ideal é se manter informado sobre tais alterações.
Dentre os outros fatores que o Google leva em consideração, também estão:
- O uso de palavras-chaves que pagam bem. O valor das palavras-chave poderá ser pesquisado dentro da própria plataforma do Ads, utilizando o Google Adwords Keyword Tool.
- Fazer anúncios relevantes. O algoritmo é bem contundente neste aspecto: se o Google não encontra anúncios relevantes relacionados a um determinado blog, site ou e-commerce, ele começa a utilizar os anúncios irrelevantes. Portanto, para fazer anúncios que sejam de interesse do seu público-alvo, é preciso segmentar o alcance de seu anúncio.
- Poucos ou muitos anúncios? Essa questão é um pouco polêmica. Alguns marqueteiros batem na tecla de fazer vários anúncios, enquanto outros recomendam no máximo 3 anúncios.
- O posicionamento dos anúncios é tudo: o ideal é posicionar os anúncios nas páginas com os maiores números de visitas, combinando-os com conteúdo relevante. Além disso, os anúncios no topo são ainda os que trazem melhores índices de desempenho.
- O template responsivo é uma obrigação. O algoritmo do Google não ranqueia bem os sites, blogs e e-commerces que não sejam responsivos. O objetivo é oferecer a melhor experiência online para o usuário.
- Acompanhe atentamente os relatórios dos anúncios do Ads, otimizando suas campanhas. É por meio da análise dos dados destes relatórios que você poderá saber quais anúncios estão com desempenho melhor, possibilitando o ajuste ou a remoção dos anúncios mais fracos.
- É preciso testar: teste formatos, posicionamentos, conteúdos, tudo que possa influenciar o seu público-alvo e leva-lo até a sua loja virtual.
Carrinho abandonado
Os carrinhos abandonados em seu e-commerce representam um dos maiores desafios deste modelo de negócios. Saiba o que você pode fazer para evitar que isso se torne um problema frequente em sua loja virtual.
- A primeira e mais simples medida que pode ser tomada para evitar o abandono de carrinhos é facilitar o processo de checkout. Os usuários que utilizam e-commerce com bastante frequência se sentem extremamente frustrados quando querem muito comprar algo, mas desistem por causa da complexidade do checkout.
A paciência online é bem mais curta e, por isso, priorize as informações vitais para que seu cliente tenha um processo de checkout simplificado e eficiente.
- Não é porque você tem uma loja virtual que você não precisa oferecer um atendimento eficaz e adequado. Deixe sempre um colaborador pronto para responder às questões de seus clientes e suprir todas as suas dúvidas. Mesmo os clientes virtuais gostam de ser bem atendidos.
- Ofereça benefícios para o cliente que abandonou o carrinho: frete grátis, descontos e outras promoções que vão fazê-lo retomar a comprar rapidamente. Aqui também entra o envio de um e-mail de resgate para lembrar o usuário que o seu carrinho ainda está disponível – e repleto de ofertas – para que ele retome de onde parou.
- Overlay de abandono ou uma mensagem que aparece na tela do seu cliente quando ele se dirige para sair da página. Adicionar uma mensagem divertida ou intrigante que fará com que ele fique mais um pouco e conclua a sua venda pode surtir bons efeitos.
Use ferramentas de comunicação para fazer com que seu cliente volte a finalizar a compra. Ative email com lembrete para os dias seguintes lembrando o cliente de sua compra em aberto. Mande SMS ou envie WhatsApp para fazer com ele retorne a sua Loja. Estratégia de remarketing são bem-vindas nesta etapa de venda.