Reduzindo o ponto de equilíbrio
Como vimos anteriormente, o ponto de equilíbrio do seu e-commerce é refletido quando não há lucro e tampouco prejuízo. O valor gerado pelas vendas é o suficiente para cobrir as despesas do negócio.
Portanto, para que a sua loja virtual comece a gerar lucros, é necessário reduzir o ponto de equilíbrio. Isto pode ser feito de duas maneiras. Veja a seguir.
Otimizar o quadro de gastos
Otimizar o quadro de gastos, mais do que reduzir os gastos do seu e-commerce, significa tornar certos gastos mais eficientes.
Confira abaixo algumas dicas que vão contribuir para que o seu quadro de gastos seja reorganizado de forma mais eficiente a fim de reduzir o ponto de equilíbrio.
- Certamente você já deve ter ouvido a expressão “tempo é dinheiro”. Quando o assunto é a otimização dos seus gastos e a redução do ponto de equilíbrio, essa máxima passa a ser essencial.
Empreendedores estão sempre procurando maneiras de inovar seus negócios, porém, é preciso compreender que é impossível querer cobrir várias áreas sem que isso impacte no caixa da empresa e na produtividade do pessoal negativamente.
Em outras palavras, é impossível abraçar o mundo com as pernas. É fundamental que o empreendedor/gestor foque nos pontos mais importantes de seu negócio e delegue tarefas corriqueiras ou que possam ser resolvidas por outros a seus colaboradores.
- Otimizar processos é outra questão importante que tem como objetivo manter a continuidade dos procedimentos padrão das empresas e, consequentemente, mantendo a produtividade. Esta é a melhor maneira de aumentar a eficiência de seu e-commerce.
- Estabelecer campanhas de divulgação mais eficientes. Isto significa que os gastos com campanhas do Google AdWords, por exemplo, precisam ser eficientes e apresentar resultados suficientes nas métricas. Ao fazer uma campanha, é necessário ter em mente que o objetivo de uma companha é reduzir o custo por clique e o custo por conversão.
- A qualidade de seu serviço/produto deve ser sempre a sua prioridade, porém, ao buscar por alternativas de fornecedores mais econômicos, você se torna capaz de otimizar o orçamento no empacotamento de suas mercadorias.
- Fique de olho na logística, buscando maior eficiência e qualidade no empacotamento e na entrega. Dentre as opções que apresentam melhores relações custo x benefício, estão os Correios, por exemplo. Avalie se é conveniente para sua empresa utilizar este tipo de serviço.
- A tecnologia é a melhor amiga dos e-commerces. Hoje em dia é possível encontrar diversas ferramentas que vão auxiliá-lo na realização de tarefas automaticamente. Além disso, as redes sociais desempenham um papel importante na divulgação de lojas virtuais. Já é possível fazer uma vitrine de seus produtos na sua própria fanpage, além de usar as ferramentas do Facebook Business para lançar campanhas no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo.
Melhorando a margem de contribuição
A segunda maneira de reduzir o seu ponto de equilíbrio é melhorar a sua margem de contribuição. Isto pode ser feito da seguinte maneira:
- Cuidado ao mexer no preço ao avaliar as suas variáveis. É preciso levar em consideração o quanto o preço é importante para o seu público-alvo antes de aumenta-lo.
- Da mesma forma, se você é o fabricante de seus próprios produtos, você poderá pensar em maneiras de manter a qualidade e na melhoria constante e, ao mesmo tempo, reduzir o valor de venda das mercadorias, procurando por fornecedores que ofereçam preços mais competitivos.
- O tipo de tributação que o seu e-commerce está enquadrado é um fator determinante para a margem de contribuição. Analise o valor de impostos que você deve recolher por causa do tipo de empresa em que está cadastrado e estudo, juntamente com seu contador, se alterar esse fator pode reduzir o valor de sua contribuição.
- Ofereça várias opções de pagamentos aos seus clientes. A margem de contribuição é impactada diretamente com os meios de pagamento, portanto, essa variante poderá ser melhorada ao explorar outras formas de pagamento.