Entenda o que é sistema de informação em marketing e como ele pode ajudá-lo.
Certamente você já ouviu falar em Big Data, mas você sabe o que a expressão significa? O termo Big Data está relacionado ao volume de informações online geradas diariamente. Isto ocorre porque ao realizar pesquisas, utilizar redes sociais e visitar sites, os internautas enviam diversos dados os quais são armazenados.
E o que é feito com esses dados armazenados?
Na verdade, muitas coisas. No entanto, vale ressaltar que o uso adequado destas informações pode contribuir para o sucesso de sua empresa. Porém, para que isso aconteça é preciso que você conheça o SIM (Sistema de Informação em Marketing).
O SIM pode ser definido como o ato de coletar, registrar e analisar sistematicamente dados que possam trazer às empresas informações importantes sobre a comercialização de bens e serviços. Em linhas gerais, esses dados estão relacionados aos problemas nos trâmites que envolvem as operações de rotina e suas respectivas soluções.
Dessa forma, o SIM é capaz de identificar questões que demandam respostas confiáveis e proporcionar uma tomada de decisão de qualidade, ou seja, ao utilizar os dados cruzados do Sistema de Informação em Marketing, as empresas aumentam o potencial de obter excelência na qualidade de seus produtos e serviços.
Benefícios do uso do Sistema de Informação em Marketing
Às empresas que utilizam o sistema de informação de marketing, são conferidos os seguintes benefícios:
- Conhecimento da concorrência: o SIM permite que você consiga identificar o que seus principais concorrentes estão fazendo, permitindo que você decida como sua marca pode se posicionar mais eficientemente no mercado.
- Vantagens competitivas: ao detectar informações que contribuam para eliminar os pontos fracos de sua empresa ou aprimorar seus produtos e serviços, você aumenta sua vantagem competitiva.
- Otimização de tempo: evitando menos erros e eliminando o retrabalho, diminuindo custos e aumentando a produtividade.
- Solução de problemas: os dados cruzados são capazes de fornecer soluções para os problemas que os clientes possam eventualmente ter com um determinado produto ou serviço. Além de oferecer produtos de melhor qualidade, é possível agregar valor, contribuindo para a formação de uma marca sólida e confiável.
- Novas oportunidades: o Sistema de Informação em Marketing contribui para que o gestor consiga adicionar novas funções aos seus produtos e serviços, alcançando novos mercados e criando novas oportunidades.
- Análise de mercado: o SIM indica as novas tendências e demandas dos mais diversos segmentos, possibilitando, assim, o planejamento de estratégias mais eficazes.
As informações que compõem o SIM
Os dados que compõem o Sistema de Informação em Marketing são basicamente provenientes destas três fontes:
- Resultados obtidos de pesquisas de marketing, cujos objetivos são coletar e analisar informações para o aprimoramento específicos de marketing.
- Resultados de ações de inteligência de marketing, ou seja, processos e fontes de informação que permitem a apreciação de uma variedade ambiental maior e outros eventos de marketing que são capazes de influenciar as empresas, seus concorrentes e o comportamento de seus clientes.
- Base de dados internas das empresas que permitem a supervisão e a análise de suas práticas internas e externas para fins de aprimoramento administrativo. Dessa forma, gestores podem tomar decisões mais assertivas e eficazes.
Em um mundo cada vez mais competitivo, o SIM representa uma ferramenta poderosa para determinar estratégias e aprimorar a gestão rumo à excelência.