Entenda como Facebook ads funciona e decida a melhor estratégia para utilizá-lo e criar visibilidade para o seu negócio
O mercado digital se expandiu e apresenta várias oportunidades diariamente às empresas e empreendedores. Com isso, a compra de mídias online com intuito de promover e criar visibilidade às marcas também se tornou uma tarefa complexa.
Hoje, links patrocinados no Facebook, ou Facebook Ads, são estratégias de marketing importantes, porém, poucos compreendem como utilizá-lo da maneira que melhor beneficiará sua empresa.
Facebook Ads
Facebook Ads nada mais é que o anúncio pago na maior rede social do mundo. Embora alguns gestores ainda tenham resistência quanto ao uso de redes sociais para oportunidade de vendas, o Facebook é o canal que gera maior retorno para as marcas. A demora em enxergar o canal como oportunidade só vai deixar marcas fora do radar dos clientes.
Veja o porquê de o Facebook ter se tornado uma ferramenta poderosa de venda:
- Em primeiro lugar, vale ressaltar que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, também é dono do Instagram e do WhatsApp. Isso significa que em um futuro bem próximo, essas três redes estarão totalmente conectadas, aumentando ainda mais as oportunidades de negócios.
- Em janeiro do ano passado, durante a Campus Party 2016, um dos executivos da rede social apresentou seus números:
- 99 milhões de usuários ativos/mês. Deste número, 89 milhões acessam o Facebook por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets);
- 8 em cada 10 brasileiros estão no Facebook, totalizando 1,48 bilhão de pessoas. Os conteúdos postados na rede batem a marca expressiva de 1 trilhão de visualizações.
- 850 milhões de pessoas usam os Facebook Groups;
- 800 milhões de pessoas no Facebook Messenger;
- 900 milhões de usuários no WhatsApp;
- 400 milhões de usuários no Instagram.
- Custo relativamente baixo.
É impossível negar a importância da rede. Todos esses números mostram que o Facebook Ads é capaz de alcançar quase 44% dos usuários TOTAIS da internet.
Como funciona o Facebook Ads
O Facebook Ads permite que você crie um anúncio com texto, fotos ou vídeos com links que redirecionem os usuários à sua fanpages ou ao seu site (link externo). Ao planejar a campanha, é possível escolher seu público-alvo, determinando gênero (masculino, feminino, ambos), faixa etária, status de relacionamento, profissão, hobbies, interesses, e região em que o anúncio será veiculado.
Portanto, é uma ferramenta de alta segmentação, fator determinante para o sucesso de uma campanha na rede. O usuário pode, ainda, inserir o perfil de seus clientes já existentes, permitindo que o anúncio chegue aos participantes da rede que possuam perfis similares.
O Facebook Ads permite a escolha de pagamento por cliques ou visualizações. Este último é contabilizado a cada mil exibições do anúncio, ou seja, o “custo por mil” ou COM.
História patrocinada e impulsionamento de posts
A rede ainda permite dois tipos de anúncios:
- História patrocinada, que funciona como um boca a boca virtual. Nesta modalidade, o seu anúncio alcança os contatos das pessoas que já curtiram a sua página, mostrando as interações realizadas.
- O impulsionamento de posts é uma alternativa para divulgar um conteúdo específico, descartando a necessidade de criar um anúncio. O post impulsionado alcança a linha do tempo dos usuários que curtiram sua fanpages, criando maior visibilidade.
Se você ainda é parte do grupo de gestores que resistem às redes sociais, aproveite o início do ano para rever seu posicionamento e garantir que sua marca esteja mais visível e acessível.
Interessante.