Quando se trata de SEO, existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a pesquisar oportunidades, como a busca avançada no Google. As ferramentas do comércio podem variar desde a pesquisa de links até a otimização on-page e ferramentas para realizar auditorias de SEO.

É quase impossível não encontrar alguma coisa no Google! Mas você sabia que ainda é possível realizar uma busca otimizada? Não pense que a busca no Google é limitada apenas a uma sequência de palavras-chave. Existem formas que são menos conhecidas para buscar informações, são bem mais incrementadas, onde você pode pesquisar sobre qualquer assunto.

Utilizando o recurso busca avançada no Google você consegue um resultado mais assertivo e realmente focado naquilo que você está desejando encontrar, que pode ser um produto, um serviço ou ainda uma informação. Dessa forma, as chances são menores de você receber o retorno de uma pesquisa que não tenha muito haver com aquilo que foi pesquisado.

Pesquisa de correspondência ampla

Nesta forma de pesquisa, você terá uma relação com a frase/palavra pesquisada, como no seguinte exemplo: Você pesquisou sobre um “casaco para usar corridas de rua a noite”. Jogando essa frase, da forma como ela está descrita, o Google não fará uma pesquisa literal sobre o casaco, ele vai resultados, como:

  • Melhores casacos para corridas de rua;
  • Melhores marcas de casacos para corridas de rua;
  • Casacos para corridas de rua feminino;

Os resultados sofrem variações, onde podem incomodar um pouco mais já que não retornam exatamente o que a pessoa gostaria de saber. Caso você tenha urgência daquela informação, esse tipo de retorno pode atrasar um pouco sua resposta, trazendo uma grande insatisfação, além do mais será necessário empregar um tempo um pouco maior para que seja possível encontrar o resultado esperado ou pelo menos próximo dele.

Busca avançada no Google

Nesse momento, começamos a entender a importância dessa ferramenta, pois se você realizou uma pesquisa sobre um determinado assunto, como um casaco para corridas de rua, você pode não estar querendo realizar uma compra, mas pode estar realizando uma pesquisa ou uma produção acadêmica, onde uma resposta precisa faz muita diferença.

Não existe apenas uma única foram de realizar uma busca avançada no Google, ele é um buscador muito versátil, não é a toa que é o maior buscador do mundo, estão disponíveis diversas formas para otimizar a pesquisa mediante os objetivos que deseja alcançar.

Pensando em cenários variados, conheça algumas das melhores formas para explorar as ferramentas de pesquisa que o Google oferece para seus usuários:

Frases específicas

Quando acontece a situação em que a frase é muito grande, é possível que o Google se confunda na hora de exibir os resultados, como no exemplo do casaco de corrida utilizado anteriormente. Se a busca fosse realizada apenas por termos simples, como: casaco de corrida de rua, o resultado seria mais simples e possivelmente mais correto.

Utilizando as técnicas de frases específicas, entra como uma nova possibilidade para que você consiga resultados mais refinados nos casos onde existem diversas palavras-chave que são importantes para o sucesso da sua pesquisa.

Para que você tenha a resposta exata para a pergunta realizada é bem simples: coloque o termo que deseja pesquisa entre aspas, para que a resposta venha na sequência, de forma assertiva. No caso para pesquisar sobre o casaco para corridas de rua durante a noite, tente da seguinte forma: “Casaco para corrida de rua”, os resultados serão muito mais eficientes.

Tipos de documentos

Este é o tipo de pesquisa que ajuda bastante quem está em busca de um tipo especifico de um documento, mas não tem como passar muito tempo clicando em links para encontrar aquilo que está procurando. Antes de realizar a busca propriamente, digite: “Ext:” ou “Filetype”, como no seguinte exemplo: FileType: pdf A cabeça de Steve Jobs.

Você pode usar esse tipo de pesquisa para qualquer documento que você esteja precisando naquele momento. Caso seja algo bem especifico, você pode unir as técnicas, utilizando as aspas aliado ao “Ext:” ou “Filetype”.

Sites relacionados

Se você descobriu por acaso um site bem interessante, com um conteúdo que você gosta de acompanhar e deseja procurar outros sites sobre o mesmo assunto? Ou deseja encontrar outras formas que aquele site existe na Internet? O Google pode te ajudar nessa missão, basta você fazer o seguinte, digite: Related e em seguida o site de preferência, como no exemplo: Related: www.teste.com

Com essa pesquisa, você vai encontrar os sites que estão relacionados ao site teste.com, além daqueles que trabalham com o mesmo tipo de conteúdo que está sendo abordado por essa página. Outro ponto interessante sobre essa função é que a função Related pode ser utilizada de outras formas, não apenas com sites. Você também utilizar para pesquisar pelos termos para que você possa encontrar outros sites que estejam falando sobre o termo em questão, que seja do seu interesse.

Pesquisa de termos no corpo do texto

Com essa forma de pesquisa, você não precisa se preocupar com o título do assunto que você está interessado ou no nome do site, não faz diferença qual o tema central do site que você está pesquisando, a busca avançada no Google faz uma pesquisa direcionada ao conteúdo do site. Para que isso aconteça, digite: Intext e em seguida digite as palavras-chave que deseja pesquisar, como no seguinte exemplo: Intext: Estratégias de marketing

Como excluir uma palavra de um termo pesquisado

Temos uma grande diversidade de línguas e seus significados podem ser inúmeros, dependendo da forma que for interpretado. Uma palavra que podemos citar no exemplo para explicar essa função do Google é a palavra “lead” que pode ter dois significados bem distintos dependendo do contexto que for utilizado.

Onde a palavra “lead” se trabalhado por uma equipe de marketing tem um determinado significado, que muda completamente se for trabalhado sob a ótica do jornalismo, que tem outro significado totalmente diferente. Caso você esteja buscando informações sobre “lead” na ótica de marketing, é necessário excluir a ótica do jornalismo dessa pesquisa, da seguinte forma: lead -jornalismo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *