O Mautic é uma solução para as campanhas de marketing. Ele é composto por uma série de estratégias para automatizar as atividades de marketing. Isso pode ser fundamental para sua empresa, ainda mais em momentos que a comunicação é veloz.

Não deixe de conhecê-lo, pois ele está modificando o que se entende por automação de marketing. O software é livre e por isso qualquer um pode utilizá-lo sem nenhum custo. Neste artigo você aprenderá mais sobre o seu funcionamento.

Sobre o Mautic

O Mautic é um software gratuito de automação de marketing. Ele é uma ferramenta de disparo de e-mail de marketing. Esta é uma boa opção para quem prefere não pagar para uma empresa fazer este serviço.

A ferramenta é muito fácil de ser utilizada. Você pode manipular um calendário com as datas importantes; inserir seus contatos e separá-los de acordo com os filtros; pode também importar contatos; inserir como anexos nos e-mails formulários, documentos e PDFs, etc.

Portanto, o Mautic possibilidade ótima para você que quer reduzir custos e com seguir administrar melhor seus gatilhos de marketing. Assim, como outras ferramentas open source o Mautic é muito fácil de ser utilizado. Com ele você poderá ter um feedback rápido de suas campanhas de marketing. Não importa qual o tamanho de sua empresa, ele é uma ótima opção em qualquer situação.

Como começar a usar o Mautic?

Primeiro você terá de escolher entre a versão em nuvem ou a versão para download do software. As duas são gratuitas, mas a segunda opção é a mais completa. Entretanto, a primeira lhe dará a garantia de não perder os dados e poder acessá-los de outro terminal.

A escolha dependerá do que se encaixará melhor em suas necessidades. Após a sua escolha, para utilizar o Mautic você precisará se cadastrar. Crie sua conta e senha e faça o login.

Na sessão de componentes na barra lateral do programa, você poderá criar formulários, configurar os disparos de e-mails, administrar os templates de e-mails e fazer sistemas de pontuação de seus contatos.

 Não pagarei nada mesmo usando o Mautic?

Você só terá de pagar caso use a versão em nuvem. Entretanto, só pagará se tiver até 2500 contatos. Acima disso, terá de contribuir com 12 dólares por mês. A versão paga ainda tem outros benefícios, como o acesso a sessão de ajuda. Ainda poderá ter mais de um usuário cadastrado, sendo até 5. No caso da versão gratuita poderá ser somente um. Nela você também poderá cadastrar o seu domínio.

Na versão completamente gratuita, você não poderá por seu domínio, mas aparecerá o do Mautic. Caso faça o download, não precisará pagar nada. Apenas terá de fazer o upload no seu servidor.

As principais ferramentas do Mautic?

Dashboard

Já no dashboard você terá uma visão clara e rápida das pessoas que entraram no seu site; dos e-mails cadastrados; dos cliques em e-mails e gráficos sobre as suas campanhas.

Ali você também poderá ter acesso as suas configurações. Algumas opções, no caso do Mautic em nuvem, só terá acesso àqueles que possuem a versão paga.

 Calendário

No calendário você também pode configurar a frequência de disparos. Por exemplo, enviar e-mails a cada 15 dias. Além disso, poderá usar um dos templates disponíveis ou usar o seu mesmo.

 Leads e clientes

No Mautic você também terá a opção de importar e exportar facilmente seus contatos.

Você poderá fazer o cadastro de um novo lead também e gerenciar. A sessão leads é uma das mais importantes do Mautic, pois nela você conseguirá ver todos os dados das pessoas. Ao mesmo tempo, você pode selecionar somente alguns contatos por meio dos filtros.

 A pontuação

O sistema de pontos é uma das melhores ferramentas disponibilizadas pelo Mautic. Com ela você poderá ranquear os seus leads. Ao receber um e-mail, cada um receberá uma quantidade de pontos caso o abra, se clicou no link, se baixou o arquivo em anexo…

No que esses dados vão de ajudar?

Isso será importante para que você tenha uma lista dos clientes que estão mais propensos ao consumo. Ou seja, talvez seja o momento de tentar outra abordagem com ele, como um telefonema.

Ao mesmo tempo você saberá dos clientes que não abrem o e-mail, que o ignoram.

Ao saber as porcentagens de quantos clicam e quantos não, você também poderá investir no layout de seu e-mail, investir em outras estratégias de marketing, fazer promoções para que as pessoas cliquem nele…

Você ainda pode orientar o Mautic ao que ele deve fazer quando a pessoa alcançar determinada pontuação. Ou seja, você pode mandar um e-mail com um bom desconto de seu produto para a pessoa.

Ou seja, buscar novas maneiras para que as pessoas se interessem por seu produto. Além disso, você pode adicionar mais plug-ins de acordo com a sua necessidade.

Relatórios

O Mautic faz relatórios para você. Nem com isso você terá de se preocupar em ficar coletando os dados. Você pode tanto configurar como serão esses relatórios como também usar os padrões. Os que são padrões são uma boa opção para você começar a entender o funcionamento do software.

 Considerações finais sobre o Mautic

O Mautic é uma das melhores opções para você administrar suas campanhas. Você poderá fazer avaliações constantes por meio dos relatórios e gráficos que o próprio sistema gera.

Você não precisará mais se preocupar, ali terão todos os dados necessários. Por isso mesmo, muitas empresas estão imigrando para a plataforma.

Entretanto, isso não significa que não terá de fazer nada. O Mautic é uma ferramenta que te ajudará bastante, mas você precisa deixa-lo sempre ativo. É preciso sempre atualizar para que consiga alcançar os seus leads.

Não deixe de conhecer o Mautic. Ele poderá te trazer mais leads sem você ter de inflar o investimento no seu empreendimento. Assim, não é mais preciso aumentar suas contas pagando um software. O Mautic é de fácil manipulação e irá te surpreender.

E se você é um empreendedor que ainda não está atento a automação de marketing, não perca mais tempo. Baixe o Mautic. A automação de marketing é o futuro.

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