Um anúncio é o caminho certo para que sua marca ganhe visibilidade no mercado digital. No entanto, se as regras básicas de criação de cada plataforma não forem seguidas, o anúncio pode trazer mais prejuízo do que vantagens.
Entenda abaixo os motivos pelos quais seu anúncio pode estar atrapalhando sua campanha e veja como pode torna-la mais eficiente.
Anúncio no Facebook Ads
A relevância da rede social de Mark Zuckerberg é inegável. Hoje é possível que uma marca ganhe grande visibilidade com anúncios na plataforma.
O que muita gente não sabe, entretanto, que há regras para que esse anúncio seja criado e alcance a meta desejada.
O Facebook possui uma central de ajuda aos anunciantes em que especifica os detalhes para anúncios.
O que se atentar na hora de fazer seus anúncios no Facebook:
Imagens
- Tamanho recomendado para a imagem: 1200 x 628 pixels
- Proporção da imagem: 1.9:1
- Texto: 90 caracteres
- Título: 25 caracteres
- Descrição do link: 30 caracteres
Vídeos
- Texto: 90 caracteres
- Título: 25 caracteres
- Taxa de proporção: 16:9 ou 1:1
- Vídeo: compressão de vídeo H.264, preferencialmente de alta qualidade, pixels quadrados, taxa de quadros fixa, varredura progressiva
- Formato: contêiner .mp4, idealmente com atom moov inicial, sem lista de edições
Suponha que você encomende uma arte para veicular um anúncio no Facebook. Antes de publica-lo é possível saber se a arte está ou não em conformidade com as diretrizes da rede social. Veja abaixo:
- Clique no anúncio que você deseja verificar ou em criar um anúncio
- No espaço de trabalho, vá até Imagem
- Você verá o tamanho recomendado e uma visualização da sua imagem e seu tamanho atual. O símbolo no canto inferior direito da visualização mostrará como sua imagem será exibida no Facebook
Anúncio no Google Ads
Há vários tamanhos de anúncios no Google Ads e cada um deles tem um preenchimento indicado.
Para saber como preencher o seu anúncio corretamente e, assim, garantir que o desempenho atinja a meta estabelecida, o Google possui uma página de ajuda.
Por exemplo. Suponhamos que você escolheu um bloco de anúncio no tamanho 300 x 250.
Conhecido como “retângulo médio”, esse formato é bastante popular porque os anunciantes tendem a ter mais tipos de anúncios disponíveis para esse tamanho.
Dessa forma, são capazes de aumentar os ganhos quando os anúncios gráficos e de texto estão ativados.
O retângulo médio apresenta bom desempenho quando incorporado ao conteúdo de texto ou no final dos artigos.
Formatos
Outro diferencial do Google Ads é que ele apresenta diversos formatos de anúncios: textos, gráficos, rich media e vídeo.
Veja a tabela de tamanho e formatos de anúncios do Google:
Dimensões do anúncio (em pixel) | Tamanho máximo do arquivo (em kb) | Tipo de anúncio |
320 x 50 | 50 | banner para celular |
468 x 60 | 50 | banner |
728 x 90 | 50 | cabeçalho |
250 x 250 | 50 | quadrado |
200 x 200 | 50 | quadrado pequeno |
336 x 280 | 50 | retângulo grande |
300 x 250 | 50 | retãnguloinline |
120 x 600 | 50 | arranha-céu |
160 x 600 | 50 | arranha-céu largo |
300 X 600 | 200 | anúncio de meia página |
970 x 90 | 200 | cabeçalho grande |
240 X 400 | 50 | retângulo vertical |
980 x 120 | 200 | panorama |
930 x 180 | 200 | banner superior |
250 x 360 | 50 | widescreen triplo |
580 x 400 | 200 | netboard |
970 x 250 | 150 | quadro de faturas |
300 x 1050 | 150 | retrato |
Escolher anúncios corretamente e preenchê-lo de forma adequada são as garantias de que seu anúncio chegará até o seu público alvo e terá um desempenho de acordo com o valor de orçamento determinado.
Na dúvida, a melhor maneira de garantir que seus anúncios no Google e no Facebook estejam corretos é pedir auxílio a um consultor de marketing. Este é um profissional especializado que desenvolverá campanhas eficientes que lhe trarão o retorno esperado.