SEO para YouTube é a forma mais eficiente de alavancar o seu canal e aumentar a sua visibilidade.
Quando o assunto é SEO, é natural que a primeira coisa que venha à mente é o melhor ranqueamento nos buscadores, em especial, no Google.
No entanto, vale ressaltar que, embora sua relevância seja ímpar, o Google não é o único buscador que existe.
Hoje, o YouTube é um dos principais e mais importantes buscadores de vídeos e, por isso, o SEO para YouTube é tão importante quanto para melhorar o ranqueamento no Google.
YouTube e Google são dois mecanismos de busca diferentes. Por esse motivo, possuem regras distintas para a aplicação da estratégia.
Assim, o SEO para YouTube tem regras específicas. É sobre isso que vamos falar hoje. Acompanhe.
Como usar o SEO para YouTube
Ao subir um vídeo para seu canal no YouTube, deve-se inserir a descrição do conteúdo do vídeo para que os usuários saibam do que se trata.
Porém, no campo abaixo, há um campo, tags, em que são inseridas palavras-chaves. Tais palavras-chaves são quem farão que seu vídeo apareça nos resultados de vídeo quando um usuário estive procurando algo.
É recomendado que uma das palavras-chaves utilizadas em qualquer vídeo seja “como fazer”.
Isso se deve ao fato de que, quando um usuário está a procura de um tutorial, é provável que ele digite no Google: “Como fazer uma transferência de áudio do celular para o PC”, por exemplo.
Ao menos um dos resultados será um vídeo do YouTube. Assim funciona o SEO para YouTube.
Palavras-chaves bem utilizadas farão com que seus vídeos apareçam não apenas nas primeiras posições do YouTube, como no Google também. É um trabalho em conjunto e que dá excelentes resultados, se bem planejado.
Por isso, quando for produzir um conteúdo em vídeo para um canal no YouTube, pesquise as palavras-chaves mais utilizadas da mesma forma que faria com o Google.
Essa prática garante que o SEO para YouTube seja tão eficaz quanto é para o Google. Afinal de contas, os usuários da plataforma não chegarão até você do nada, certo?
O título do vídeo vale muito
O título de um vídeo é tão importante quanto um título de um artigo escrito para ranquear em boas posições no Google.
Para assegurar que o título de seu vídeo siga as diretrizes para alcançar um bom ranqueamento, siga as seguintes instruções:
- O título não deve ser menor que 45 caracteres e maior que 55 caracteres. Essa é a extensão ideal para o bom ranqueamento no SEO para YouTube.
- Seja o mais específico possível em seu título. Use o título de modo que o usuário saiba do que se trata o vídeo pelo título. Nada de generalidades ou apelações.
- Use a palavra-chave principal no título.
- Use a criatividade para intrigar o usuário a assistir o seu vídeo.
Concorrência acirrada
Assim como acontece com o Google, são postados, diariamente, cerca de 500 mil novos vídeos no YouTube.
Portanto, se você busca um lugar ao sol nessa plataforma, não basta ter vídeos bem produzidos. É preciso investir no SEO para YouTube e garantir que seus vídeos tenham um alcance significativo.
Por isso, se essa não é a sua especialidade, aconselhamos que procure uma equipe de marketing para fazer esse trabalho minucioso para você.
O SEO para YouTube é a ferramenta necessária para trazer mais assinaturas para o seu canal. Aproveite!