O Adwords é essencial para quem deseja aumentar o alcance e ganhar visibilidade para sua marca, produtos ou serviços. Porém, para que traga todos os benefícios que promete, é preciso conhecer seu público-alvo e segmentá-lo corretamente para que seus anúncios cheguem até ele.
No artigo de hoje, vamos ensiná-lo a realizar uma segmentação correta e, assim, poder desfrutar dos benefícios desse recurso.
Acompanhe.
Adwords, a eficiente ferramenta do Google
Quem já utiliza o Google Adwords está ciente de sua eficiência. No entanto, boa parte dessa eficiência se dá por causa da segmentação correta do público-alvo.
Reflita: de nada adianta ter um ótimo produto, um ótimo atendimento se ele não alcança a parcela da população para quem ele foi desenvolvido com tanto cuidado.
A segmentação do público-alvo tem as seguintes funções:
- Listas para remarketing;
- Combinar públicos para aumentar o alcance;
- Criar diferentes públicos para ações distintas de marketing.
- Listas de interesses cruzados, entre outros.
Quando o Adwords é direcionado para o público-alvo específico, suas chances de alcançar alguém que está procurando o que sua empresa está oferecendo é ampliada. Seus anúncios chegam até seus clientes em potencial enquanto navegam em sites e consomem o conteúdo que lhes interessa.
Leia a seguir como realizar uma segmentação que trará resultados.
Como segmentar o público-alvo do Adwords
Primeiramente, vale ressaltar que a segmentação pode ser realizada de várias maneiras:
- Por geolocalização: público segmentado por região;
- Por dados demográficos: público segmentado por informações importantes para seu negócio, como a faixa etária, gênero, nível educacional, entre outros.
- Por interesse: público segmentado por interesses como esportes, gastronomia, atividades específicas, entre outros.
- Por dispositivo: PC, tablet, smartphone, etc.
As possibilidades são muitas, porém, quanto mais segmentado for seu anúncio, maior a chance de chegar em seu público-alvo.
Anúncios exibidos no Google
Para que seus anúncios sejam exibidos no Google, são necessários ajustes na segmentação. Veja abaixo.
- Ao selecionar público-alvo no mercado, seus anúncios chegarão aos internautas que estão navegando (procurando e pesquisando) produtos semelhantes aos seus.
- Público por afinidade é para agregar subgrupos aos seus anúncios. Se você vende marmitas fitness, por exemplo, poderá selecionar grupos de audiência de corredores e aumentar seu alcance por afinidade ao seu segmento. Nesse grupo ainda está o público por afinidade personalizada, em que é possível especificar os grupos que são mais interessantes ao seu produto/marca.
- Outros interesses: você pode direcionar seu anúncio para interesses específicos.
Adwords Editor
Faça o download do Adwords Editor para que possa atualizar ou alterar suas opções de público-alvo todas vezes que sentir necessidade.
Dessa forma, você poderá acompanhar o desempenho de suas campanhas e anúncios. Se o resultado de sua promoção não corresponder às suas expectativas, revise a seleção do público-alvo e refaça suas opções.
Caso não tenha certeza sobre o seu público-alvo, realize pesquisas para encontrar o seu nicho de mercado e poder distribuir seus anúncios com maior eficiência.
Se preferir, opte por contratar o serviço de um especialista que poderá usar o Adwords para segmentar corretamente o seu público e ampliar suas oportunidades de negócios.