medir acessos no site google analyticsO Google Analytics é uma das melhores e mais importantes ferramentas gratuitas para mensurar os dados de um site. Na verdade, o Google Analytics é essencial para os profissionais que trabalham com marketing digital, pois é uma fonte segura para análise diária de dados.

Mesmo sendo a ferramenta mais utilizada no mundo para medir acessos no site, o Google Analytics ainda é um recurso desconhecido por muitos.

Por esse motivo, o artigo de hoje traz dicas importantes sobre como tirar o máximo proveito da ferramenta e acompanhar as informações mais importantes sobre os acessos em seu site.

Quais os dados para medir acessos no site com o Google Analytics?

O Google Analytics oferece mais de 500 tipos de métricas diferentes aos seus usuários, mais uma série de relatórios com dados importantes sobre os acessos em seu site.

Por meio de uma plataforma completa, o recurso disponibiliza, dentre outras, as seguintes informações para medir acessos no site:

  1. Número diário de visitas que seu site recebe;
  2. Dados demográficos sobre os visitantes, ou seja, de que região do país (ou do mundo) são os visitantes;
  3. Como as visitas chegaram ao seu site: busca no Google, perfis de redes sociais, campanhas em AdWords, e-mail marketing, entre outros;
  4. Quais as páginas do seu site que mais recebem visitas: página inicial, de serviços, contatos, blog, etc.

De posse de informações tão valiosas, suas estratégias de marketing digital podem ser ajustadas para que alcance seu público-alvo, fortaleça sua marca online e, consequentemente, aumente seu faturamento.

Como funciona a ferramenta do Google?

medir acessos no site google analyticsO recurso para medir acessos no site do Google é muito simples de ser utilizado. Basta instalar um código em todas as páginas de seu site.

Mas qual a função desse código?

Esse código funciona como um identificador pessoal, ou seja, cada usuário possui um identificador específico.

Todas as vezes que um visitante chega ao seu site, o navegador utilizado pelo visitante identifica e ativa o código instalado. A partir deste momento, o código começa a registrar todas as informações sobre este visitante nas estatísticas de seu site.

O código é ativado todas as vezes que um visitante acessa alguma página de seu site e é capaz de registrar milhões de informações.

Instalando o Google Analytics em seu site

medir acessos no site google analyticsO Google Analytics é fácil de ser instalado, porém, em caso de dúvidas, solicite o auxílio de um consultor de marketing digital. Este profissional é especializado em estratégias e deixará tudo funcionando corretamente.

Veja abaixo um breve tutorial para instalar o recurso em seu site:

O primeiro passo é fazer uma conta no Google Analytics e preencher o formulário para cadastrar o seu site.

Cadastro realizado, a ferramenta fornecerá um código HTML para que seja incluído em todas as páginas de seu site. Esse é o seu código identificador (explicado acima). Para incluir o código, basta copiá-lo e colá-lo, de acordo com as instruções do próprio Analytics.

Para os usuários de WordPress o processo é ainda mais fácil. Basta instalar alguns plugins.

Pronto! A partir de agora, você terá informações valiosas para medir acessos no site e ajustar suas estratégias de marketing digital para que seu conteúdo alcance o seu público-alvo.

Mais uma vez, se você ainda tem dúvidas sobre a instalação e utilização do Google Analytics, procure um consultor de marketing para que possa usar esse recurso tão importante para aumentar seu rendimento.

Bons negócios!

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus contatos.

5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *