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Definição de personas: como definir? Por que ter?

Quando está trabalhando com a produção de materiais voltados para sites, blogs e redes sociais de uma dada empresa, se utiliza a definição de personas para facilitar o direcionamento de temas específicos, que possuem as características dos clientes em potencial.

Definir uma persona ou até mesmo vários tipos de personas, pode se enquadrar como uma tarefa fácil − isso se você souber fazer perguntas assertivas.

Após ter a posse de todas as informações obtidas, use-as a seu favor. Agora, encarregue-se de fazer com que toda a tomada de decisão e também ação, seja direcionada à persona que foi moldada.

Ademais, se você deseja saber do que se trata uma persona, bem como definir uma, chegou ao lugar certo. Este post vai te ajudar a criar personas e, entender o perfil de seus clientes! Vamos lá?

Mas, afinal, o que é persona?

Persona é uma palavra que pertence ao vocabulário do marketing digital, que define o perfil de um dado consumidor diante aos outros que constituem o seu público-alvo.

E o termo persona é criado devido a assimilação das características essenciais desse consumidor, como interesses, gênero, renda financeira e seus hábitos.

Em meio ao processo de definição de personas, um fator que vai ajudar e muito, tem a ver em possuir uma base de clientes. Com eles, vai ser possível iniciar as suas análises.

A finalidade dessa análise é conseguir chegar ao perfil ideal e, que através dele, seja possível condensar as características essenciais desses clientes.

Desta forma, você vai conseguir elaborar métodos que atendam o seu público-alvo, e, por conseguinte, solucionar os seus problemas.

Como definir?

Para que seja possível definir uma persona, é necessário realizar uma pesquisa. Saiba sobre de quem se trata seus clientes, quais são os seus ofícios, o que fazem depois do trabalho, quais são suas dores, de que maneira se informam?

A partir dessas informações, a persona será moldada tendo como base dados concretos – fator de extrema importância.

A fim de elucidar o processo de criação/definição de personas, abaixo, mostraremos um exemplo de persona:

Eddie, 20 anos: estudante universitário e atua como professor, solteiro, e nas horas vagas anda de skate.

Por ter que estudar e também dar aulas, Eddie quase não tem tempo para aprender novas manobras e curtir com a galera que anda de skate com ele.

Ele quer melhorar sua performance quanto ao skate e também, se empenhar mais em seus estudos – visto que teve notas baixas em algumas disciplinas.

Diariamente Eddie fica a pensar sobre os seus empecilhos, que são: falta de tempo para andar de skate e ausência de planejamento de sua rotina.

Personas para MKT Digital

Você saberia distinguir persona de público-alvo? Quanto a esses conceitos, na maioria das vezes ocorre um pequeno equívoco. Para não haver dúvidas, a seguir, mostraremos que os dois conceitos não são sinônimos.

Diferenças entre personas e público-alvo no momento da definição de personas

Persona faz jus a um personagem irreal criado de acordo com as características extraídas por meio de um perfil, onde é estudado seus dados demográficos.

Quando se fala em público-alvo, é o mesmo que estar se referindo, de forma generalizada, a uma parcela de toda a sociedade a qual seus produtos são vendidos.

Portanto, para tornar mais claro os dois conceitos e ajudar no processo de definição de personas, observe o exemplo:

Por qual motivo devo criar uma persona?

Sem dúvida alguma, a criação, bem como definição de personas, são passos importantíssimos quando se inicia a caminhada no mundo virtual.

Afinal, ter uma persona, é o mesmo que saber como e de que forma agir com o seu cliente padrão.

Quer um motivo? Imagine que sua empresa, por não ter conhecimento a respeito da definição de persona, passa a ofertar um determinado produto às pessoas que não demonstram interesse algum nele.

Outra situação: sua organização começa a mandar e-mail, oferecendo bebidas alcoólicas para um indivíduo que está em fase de recuperação do alcoolismo – erro fatal!

Percebeu? Não dispor de uma persona definida, sua empresa vai correr o risco de sujar o nome e reocupação de sua organização. E isso, é o que você não quer nem pensar.

No entanto, com a intenção de deixar mais evidente o porquê de adotar a definição de personas, separamos alguns fatores que darão forças às informações até então passadas.

Analise bem:

Qual a quantidade exata de personas é preciso criar?

Contudo, foi mostrado sobre a importância da definição de personas. No entanto, talvez existam dúvidas quanto ao número de personas devem ser criadas.

E a resposta para esse questionamento, é simples. Não há uma quantidade exata.

Apenas saiba que, a complexidade que envolve todo o marketing digital, tende a aumentar conforme a quantidade do número de personas que sua organização/marca detiver.

Se você está iniciando nesse processo de criação de personas, vá com calma, inicie com 2 personas. Esse é um excelente número.

Mais do que essa quantidade de personas, vai exigir muito de um iniciante. Isso porque o cenário de características advindas de 4 personas, por exemplo, requer muito empenho de todos que estão envolvido no processo.

O que levar em consideração enquanto crio uma persona?

Todas as informações necessárias para conseguir localizar a pessoa tida como padrão para os seus negócios.

Saiba algumas características que você precisará definir:

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