Mas como o SEM faz isso?
O SEM pode ser dividido em duas categorias: a de posicionamentos orgânicos realizados com SEO, e a de posicionamentos com links patrocinados. Essas duas estratégias têm o objetivo de aumentar a visibilidade das marcas e de profissionais liberais, gerando mais leads qualificados.
Links patrocinados
Ao digitar um algo no Google e confirmar, o usuário recebe uma série de resultados, os quais aparecem em ordem de relevância.
É possível reconhecer os links patrocinados porque são devidamente sinalizados com a palavra “anúncio” indicando que foram pagos para ocupar essas posições.
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o funcionamento dos links patrocinados, o primeiro passo é realizar um cadastro em uma plataforma de anúncios, a qual pode ser o Google Adwords.
A cobrança é, em linhas gerais, feita por cliques, mas um especialista em marketing digital é capaz de otimizar as conversões e a quantidade de visualizações do anúncio. O especialista define o valor máximo que seu cliente deseja pagar pelo anúncio e monta sua estratégia de acordo com a concorrência e a escolha de palavras-chaves relevantes.
SEO
Contudo, vale lembrar que apenas posicionar as palavras-chaves em um texto não é o suficiente. São diversos os fatores que influenciam o posicionamento dos sites na primeira página de um buscador.
A estrutura do texto também é muito importante: é preciso que ele seja dividido em subtítulos, listas e tudo mais que facilite a leitura do conteúdo. Além disso, os backlinks, que são citações de seu conteúdo em outros sites, fazem com que sua publicação ganhe ainda mais relevância e seja alavancada para as posições mais altas dos buscadores.
Pense que um fator está relacionado ao outro, ou seja, quanto mais visitantes a sua publicação receber, maior será a sua relevância para o Google e para os outros buscadores.
Como sempre alertamos, essas e outras estratégias de marketing promovem um retorno excelente quando aplicadas de formas correta. Por esse motivo, um consultor de marketing digital é a pessoa indicada para lhe oferecer suporte no planejamento e na execução das medidas para aumentar sua visibilidade, fortalecer sua marca e aumentar a sua geração de leads qualificados.