O que é growth hacking, então?
De acordo com o seu criador, Sean Ellis, dono de um dos maiores e mais importantes sites de conteúdo do mundo, growth hacking (crescimento por oportunidades, em tradução livre) “é o marketing voltado a experimentos”.
Isso significa que no growth hacking o marketing está voltado a encontrar oportunidades (hacks, em inglês) e aplicar estratégias pontuais para ganhar visibilidade e, consequentemente, sucesso. Tais estratégias têm o objetivo de fazer com que a empresa cresça rapidamente.
Por conseguinte, o growth hacker é a pessoa que é especializada em encontrar oportunidades para promover o crescimento rápido da empresa.
Crescimento em quê?
- Crescimento de visitas em um site;
- Crescimento de fãs da marca com o objetivo de fortalecê-la no mercado digital;
- Crescimento de captação e geração de leads;
- Crescimento de oportunidades de negócios;
- Crescimento de público-alvo qualificado, etc.
Portanto, pode-se afirmar que o growth hacker é o profissional de growth hacking cujo foco está sempre no crescimento rápido da empresa, de acordo com o objetivo de cada plano de negócios.
Growth hacking marketing x marketing tradicional
Há diferença entre o growth hacking marketing e o marketing tradicional? Na verdade, mais do que uma diferença entre os dois, há uma complementação de estratégias. O growth hacking marketing complementa as ações do marketing tradicional buscando oportunidades para o ganho rápido de visibilidade.
Porém, é importante que fique claro que o growth hacker não substitui um profissional de marketing. Apenas complementa as estratégias oferecendo uma nova perspectiva de oportunidades.
Características do growth hacker
Esse profissional precisa, também, estar habilitado e capacitado para compreender métodos de aplicação de procedimentos, possuir conhecimento e experiência tecnológica, além de estudar o comportamento dos consumidores de cada segmento.
Vale ressaltar, entretanto, que o growth hacking é baseado em conhecimentos técnicos e científicos de marketing e estratégias empresariais. Portanto, não é mágica e tampouco pode ser aplicado por qualquer pessoa.
O profissional qualificado em growth hacking possui habilidade de analisar dados e encontrar oportunidades que promovem o crescimento rápido baseado em fatos e não em suposições. Na prática, a aplicação deste tipo de marketing representa a aplicação de várias ações que vão promover um crescimento rápido e qualificado.
Assim, a aplicação do growth hacking compreende técnicas de SEO, testes A/B, conteúdos virais, inbound marketing, entre outros, que vão garantir o aumento da visibilidade e a consequente geração de leads qualificados.