O lançamento de um novo site, seja para uma loja com correspondente física ou mesmo para aquelas exclusivamente online, demanda alguns cuidados. Não basta estar na internet, é preciso, também, saber como se destacar.
E quem já conta com esses fatores de destaque desde o início já sai ganhando. Isso, pois, há esforços voltados para o sucesso já nos primeiros passos. Dessa maneira, todas as estratégias são positivas e podem ter respostas afirmativas desde logo.
Por isso, não deixe de continuar lendo para conhecer algumas dicas de marketing digital que são essenciais para garantir o sucesso ao lançar uma página online. Com elas você investe de maneira correta e se destaca perante a concorrência.
Estratégias para o sucesso no lançamento de um novo site
Abaixo você encontra algumas informações que com certeza vão ajudar em muito no lançamento da sua página online. Afinal, considere toda a concorrência que esse amplo espaço oferece. Ela exige, então, que você se diferencie.
Para isso existem diversas atuações. Elas incluem conhecer seu público, fazer com que ele saiba do lançamento e torná-lo, por si só, um evento. Também, é importante que ao entrar na internet você esteja preparado para usar todas as ferramentas que ela oferece.
Todas elas possuem um fim em si. A soma deles, então, resulta no sucesso da sua empresa que passa a ganhar destaque perante a concorrência e mostrar uma personalidade única.
Dessa maneira, continue acompanhando para ver, abaixo, quais são as melhores estratégias para garantir que seu site e produto obtenham sucesso desde o lançamento deles.
1. Conheça seu público e seu produto
Essa é uma estratégia que encontra espaço no próprio desenvolvimento da sua empresa e da página. Primeiramente, você deve saber exatamente o que está oferecendo. Quais são seus produtos, como eles se diferenciam e quais são as soluções que eles podem apresentar?
Além disso, o sucesso dos produtos no lançamento de um novo site também demanda que você se questione sobre os pontos mais relevantes do produto. Igualmente, como é possível demonstrá-lo online, como vídeos, fotos e divulgações por influenciadores.
Logo após, pense em qual é o público para esse tipo de produto. Isso requer, novamente, diversos questionamentos. Dentre eles estão a faixa etária, região em que moram, costumes, preferências estéticas e gênero.
A partir de tudo isso, então, direcione os seus textos, apresentação de produtos e interação em redes sociais para eles. Isso é essencial para que, desde logo, o consumidor crie uma identificação com sua marca.
2. Esteja nas redes sociais
Além disso, a sua marca precisa estar nas redes sociais. Elas são uma das maiores ferramentas de comunicação e divulgação da atualidade e possuem milhões de usuários no Brasil e no mundo.
A entrada nas redes sociais, aliás, não deve aguardar o lançamento de um novo site. Ela deve ser, portanto, prévia. Note como isso já cria uma expectativa para a entrada da sua página no ar. Igualmente, já chama a atenção do público.
Por isso, não deixe de usar essas ferramentas. Dentre as principais estão o Instagram, o Twitter e o Facebook. Dentro de cada uma existem ferramentas para vendas e promoção de publicações, o que é bastante interessante para as empresas.
3. Torne o lançamento de um novo site um evento
Nossa terceira dica para garantir o sucesso da sua página desde o lançamento dela é tornar o seu lançamento um evento. Essa é uma estratégia que tem promoção por diversas empresas.
Atualmente, uma boa forma de fazê-lo é por meio de uma vídeo conferência. Considere, por exemplo, convidar especialistas no assunto para comentar sobre os novos produtos. Ou, ainda, trazer promoções durante o evento, com cupons ou outras formas de atração do público.
Isso traz os holofotes para a sua marca e pode auxiliar de sobremaneira no sucesso da página desde o lançamento de um novo site. Outras estratégias são lançamentos presenciais, com palestras, workshops e coquetéis, o que não é indicado para o atual momento da pandemia.
4. Anuncie o lançamento do seu novo site
Ainda, é claro que anunciar o seu site para o público é essencial. Afinal, essa é a maneira de divulgá-lo e de fazer com que os consumidores em potencial conheçam a sua marca.
Existem diversas maneiras de anunciar o evento. Dentre elas estão:
- Listas de e-mail;
- Publicações nas redes sociais;
- Promoção de publicidade em outros sites.
5. Busque promover parcerias com influenciadores
Outra dica que auxilia em muito na divulgação de novas marcas e na criação do interesse público por elas conta com o auxílio dos influenciadores. Eles podem tanto ser da internet (influenciadores digitais) ou especialistas no ramo da sua empresa.
Seja como for, eles são formas de expandir os tipos de clientes que a sua empresa pode ter, chegando a novos públicos. Geralmente isso ocorre por meio do pagamento por publicações recorrentes ou por trocas de serviços e produtos por elas.
Na era das redes sociais, essa se tornou uma das melhores formas de conseguir a confiança do público. Lembre-se de que um novo site pode gerar desconfiança pelo baixo número de feedbacks, por exemplo. Sobre isso, falaremos mais no próximo item.
6. Faça um pré-lançamento
Para contornar eventuais dúvidas que possam surgir sobre a idoneidade do lançamento de um novo site, busque fazer um pré-lançamento. Para isso, demonstre alguns dos produtos previamente.
Da mesma maneira, busque enviar para influenciadores ou especialistas na área os chamados “mimos”, ou seja, presentes para degustarem dos seus produtos ou serviços. Com isso é possível criar maior identificação, bem como confiança e a sensação de segurança.
7. Certifique-se de que tudo está nos conformes
Finalmente, antes do lançamento de um novo site é essencial que você se certifique de que tudo está devidamente alinhado conforme os planos. Confira todas as abas, releia os textos e faça testes, como tentativas de compras ou contato.
Isso evita a presença de erros que passaram despercebidos em uma primeira análise. Além disso, ajuda com que você entenda como será a experiência dos clientes ao navegarem pela sua página.
Com essas dicas o lançamento de um novo site da sua empresa com certeza se dará em direção ao sucesso. Por isso, não deixe de colocá-las em prática.