O carnaval é, indiscutivelmente, uma das festas mais esperadas pelo brasileiro. Contudo, a festividade não move apenas foliões ao redor de todo o país, mas também pode ser utilizado por marcas que aproveitam o feriado para engajar e vender, promovendo o marketing no carnaval.
Assim, as marcas tomam carona no sucesso dessa festa que move milhões de pessoas por todo o país, assim como atrai muito estrangeiros atraídos pela fama do carnaval brasileiro.
Ainda que seja óbvia a movimentação comercial de marcas especializadas em roupas, fantasias e alimentos, não são apenas essas que podem aproveitar o maior feriado do ano para engajar e vender.
Em verdade, todos os ramos podem, de alguma forma, transformar o carnaval em um evento lucrativo para sua empresa.
Gostou? Pois saiba que ainda dá tempo de fazer uma campanha de marketing baseada no carnaval para sua empresa! Além disso, informar-se desde já garante a aplicação de tais estratégicas para os carnavais que ainda estão por vir.
Conheça, abaixo, a história de algumas marcas que aproveitaram para fazer marketing no Carnaval e teve sucesso, pois souberam fazer da forma correta e que se aproximasse do seu público. Inspire-se e aproveite para dar um “boom” no seu negócio no feriado.
Marcas apostam em marketing no carnaval
O carnaval, na condição de festa brasileira mais conhecida ao redor do mundo e é, com toda certeza, a data que mais move o turismo brasileiro, traz grandes oportunidades às marcas brasileiras.
Portanto, aproveitar a data para a realização de marketing dirigido à festividade é uma ótima estratégia que foi, inclusive, utilizada por diversas marcas de áreas diversas.
Doghero
Muitas pessoas encontram dificuldades para viajar durante as festividades em razão de seus animaizinhos de estimação. Contudo, há diversas redes de hotéis especializados em pets.
Por outro lado, de maneira diferenciada, o Doghero é um aplicativo especializado na contratação de particulares para passeios com cachorros. Além disso, existe a possibilidade de hospedar os animais em casas particulares, como se fosse um serviço de locação de casas porém com um serviço de babá incluso, uma forma interessante de fazer marketing no Carnaval.
A marca, durante o período que precede o carnaval, utilizou-se de forma brilhante da mídia paga e apostou no uso de memes (piadas virtuais viralizadas) e no sucesso dos vídeos de cachorros ante o amor do público.
Assim, foi criada para a marca uma marchinha de carnaval que procura convencer os donos de cachorros (chamados de “pais de pet”) a baixar o aplicativo. Uma bela e acertada aposta de marketing!
Olla
A marca de camisinhas e lubrificantes Olla também aproveitou a festividade para promover seus produtos, já que no Carnaval é necessário se divertir, mas também se proteger, fazendo com que fosse o momento ideal para promoção dos seus produtos.
Isso, inclusive, é demonstrado pelas próprias campanhas públicas das áreas de saúde que investem nessas campanhas e inclusive promovem a distribuição de preservativos e conscientização da necessidade de usá-los.
A Olla, por sua vez, investiu em uma campanha diferente e muito ousada, focando na diversidade livre tabus. A campanha da marca, que foi nomeada de “Liga da Pegação”, foi baseada em vídeos protagonizados por Pabllo Vittar, Lucas Lucco e Cleo Pires.
Não por acaso, essas três celebridades estão entre as que mais estampam os jornais e mais geram comoção do público. Jovens e descolados, eles tornaram essa campanha sensacional ao defender a folia e paquera sem preconceitos, pautando também no respeito e proteção.
Essa campanha se utilizou de postagens em redes sociais, vídeos no Youtube e divulgação dela por influenciadores digitais. Além disso, a marca anunciou festas e patrocínios aos carnavais de rua nas grandes cidades, que são pioneiras da folia de rua, fazendo com seu marketing no Carnaval fosse uma grande “sacada”.
C&A
A marca de lojas de departamentos C&A também abraçou a folia e usou ações de marketing voltadas ao carnaval. A marca lançou uma coleção de roupas especialmente voltadas para a data.
Isso, no entanto, não é novidade para a marca que no ano passado também havia lançado uma coleção de roupas para cair na folia. Dentre as peças lançadas tanto em 2019 quanto 2020, estão roupas coloridas e brilhantes e também peças que compõem fantasias.
Mas a preparação da marca não se limitou ao lançamento de roupas, mas também se utilizou de campanhas online para divulgação das peças, principalmente no Instagram.
Além disso, a campanha teve participação de Pabllo Vittar e Anitta, que há algum tempo já usam looks dela e receberam roupas especialmente destinadas ao marketing de carnaval, influenciando as pessoas a copiá-las.
99 Táxi
A 99 Táxi também se aproveitou da data para falar sobre mobilidade urbana e promover seus serviços. Em São Paulo a marca disponibilizará vans totalmente gratuitas em alguns bairros de maior concentração de pessoas.
Além disso, os veículos terão acessibilidade para pessoas com deficiência física, assim como disponibilizarão com antecedência os horários e locais de embarque e desembarque. O folião que se interessar deve apenas mostrar, na hora do embarque, o aplicativo no celular com o cadastro como usuário.
Com isso, a marca levou milhares de pessoas a baixarem o aplicativo e demonstra, também, a qualidade de seus serviços, assim como a acessibilidade de seus veículos.
Cemig
Além disso, outra empresa que se aproveitou do feriado como ferramenta de marketing n o Carnaval foi a Cemig, responsável pelo abastecimento e distribuição de energia elétrica em Minas Gerais.
A campanha da companhia foi feita com base em vídeos de curta duração e com assuntos variados e muito importantes. Alguns assuntos que foram abordados, por exemplo, foram: as campanhas “Carnaval sem assédio” e “Se beber não dirija”, o combate à violência, a inclusão social e, claro, o cuidado com a rede elétrica, voltando-se, assim, ao seu ramo.
Os vídeos, que tiveram um bom retorno por parte do público, foram disponibilizados e divulgados na página da empresa na rede social Facebook.
Skol
Por fim, a Skol também aproveitou a festividade que tem tudo a ver com cerveja que, por sua vez, é o produto por ela comercializado.
A empresa investiu fortemente no marketing no Carnaval, a empresa, que já foi criticada por campanhas passadas de cunho machista, surpreendeu ao abordar nesse ano o tema da violência contra a mulher e, também, ao combate do preconceito de raça, gênero ou sexo.
Além disso, a marca também se posicionou quanto à importância do empoderamento feminino e convidou influenciadores para participar de vídeos de sua campanha. Dentre eles estava Jout Jout, youtuber com grande visibilidade no canal de vídeos.
Essas marcas demonstraram, portanto, a importância de fazer do carnaval uma ferramenta publicitária. Além de todo o destaque, a marca conta com a Anitta assumindo a liderança criativa e de marketing da Skol Beats, promovendo um dos mais importantes marcos para a marca no Carnaval.